Opinião Regii Silva:
Não conheço o Bruno Baptista,
nunca tive contato, sei apenas que corre pela RCM na Stock Car, mas faço
questão a partir de ontem, de conhecer melhor e até devo lhe enviar meu livro,
para que ele entenda melhor o que aconteceu com ele ontem.
O estado do ser Alfa, só se alcança
na adversidade, na revolta, e sim, se revoltar é legitimo. Aquela história de contar
até dez é a maior bobagem que seus pais já te ensinaram. O mundo hoje confia
que por mais que você tenha razão em não aceitar alguma situação adversa, você irá
contar até dez, e o fluxo seguirá intacto. Mas de vez em quando aparece um Alfa
e se revolta legitimamente, num primeiro momento, soa rude, arrogante, alguns
taxam como desequilibrado, mas lá no fundo, todos gostariam de estar fazendo o
mesmo, mas no final contam até dez e desistem.
Para você que ainda não entendeu
do que se trata, eu explico. Durante a transmissão da etapa de Cascavel da
Stock Car, realizada no ultimo final de semana, após recolher seu carro para o
box em meio a uma serie de problemas crônicos, o piloto Bruno Baptista foi
abordado por um repórter que obteve a seguinte resposta para o motivo de ter se
retirado da corrida:
“A gente teve um problema de
turbina agora, totalmente diferente da classificação. Mas assim, é um absurdo o
que está acontecendo aqui, um monte de carro tendo um monte de problema, é
gente que não sai do grid ali de largada. Então assim, é uma indignação minha
com a Stock Car o que tá acontecendo aqui. Não era pra tá acontecendo isso com
um orçamento de 5,5 Milhões que o patrocinador traz pra cá. Então assim, é um
absurdo o que tá acontecendo nessa temporada. Minha indignação com a categoria”.
Declaração dada ao repórter da Band ao vivo durante a etapa.
Para a reportagem do Sportv,
instantes depois a declaração foi a seguinte:
“É tá difícil, o carro tá dando
muito problema, não é só o meu carro, um monte de carro da dando problema... Então
a conta inteira vai para a Audace que é da Stock Car, acho que muita gente aqui
tem o rabo preso pra ficar falando, mas eu não tenho não, então é ridículo o
que tá acontecendo aqui”.
Já para a repórter da própria Stock
Car, que tem a corrida transmitida pelo You Tube, Bruno reforçou sua
indignação.
“Deu um problema de turbina, tá
difícil. Eu acho que tá claro aqui hoje, que não era pra ter começado o campeonato
do jeito que tá começando. Estão horríveis os carros, 5 milhões e meio de patrocínio
aqui, pra um monte de coisa como essa acontecer, é ridículo o que a Stock Car tá
fazendo”.
Vamos ao contesto, o piloto da
RCM, teve problemas no carro durante todo o final de semana, e sim, os novos
carros da Stock Car desde a primeira etapa em Interlagos sofrem com problemas
de toda a natureza, o que vem transformando o campeonato num verdadeiro jogo de
azar. Note que no box ao lado na equipe irmã, a RC Eurofarma, que inclusive
dividem a mesma sede, o clima é outro, e isto está longe de ser uma questão de
capacidade no acerto do carro, ou capacidade técnica de pilotagem, a
classificação do campeonato hoje se divide entre os que tiveram a sorte de
receber um equipamento com menos problemas e os que receberam carros com mais
problemas, mas uma coisa é certa, problemas praticamente todos tiveram. O difícil
é explicar ao patrocinador que, segundo Bruno Baptista, os mais de 5 milhões de
reais, foram “apostados” no carro errado, por pura falta de sorte do piloto e
equipe, e pura falta de competência de quem deveria entregar equipamentos iguais,
testados e aprovados para todos.
O fato de algumas equipes terem
recebido seus “carros” uma semana antes do início da temporada já foi retratado
aqui no blog e imaginava-se que após a primeira etapa e antes da segunda, a
maioria dos problemas teriam sido solucionados, mas ao que parece, será um ano longo
para muitas equipes.
Para o Bruno, só tenho a dar os parabéns,
não pelas palavras, não por ter até conseguido reações tímidas de alguns
pilotos que deveriam ser os primeiros a levantar a voz, e mesmo tendo se
manifestado, foram econômicos nas críticas, mas por ser ele um dos mais jovens
do grid e ter a coragem e a maturidade que falta para tantos. Outros pilotos
até usaram membros da família para que o recado viesse a público, mas a grande
maioria dos que fizeram a fazem a Sock Car ser o que é, fingiram demência mais
uma vez, afinal de contas, é melhor contar até dez e seguir amargando quebras,
assim, você fica bem com os organizadores, posam de bons moços e não se
comprometem com ninguém. Afinal, o que é 5 ou 10 Milhões né? Principalmente
quando não sai do próprio bolso.
O verdadeiro Alfa, irá sempre se
indignar diante da injustiça, e a igualdade de condições em qualquer que seja a
competição é o requisito mínimo. O campeonato da Stock Car de 2025 já está
manchado, independente do que acontecer daqui em diante.
Bruno foi corretíssimo para dizer o mínimo, ele é cliente da categoria e tem mesmo que cobrar.
ResponderExcluir