Pular para o conteúdo principal

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões.
O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”?

Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física.

Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luft – Editora Ática)

Atletismo: Pratica de exercícios físicos, correr, saltar, nadar, jogar e arremessar.

A questão é, um piloto é um atleta? Sim segundo as leis atuais anti-doping. Embora imaginar uma pessoa vestida de macacão e capacete, dando saltos por aí, ou correndo, ou nadando, fica meio estranho. Também não é de exigência para a profissão de Piloto, a boa forma, nem tão pouco exercícios físicos, e se fosse, ídolos como Juan Pablo Montoya talvez nem chegassem a ser conhecidos por nós. A grande maioria dos Pilotos do mundo todo, têm sim um bom preparo físico, por julgarem necessário, e a pratica destes exercícios se dão exatamente quando eles não estão no exercício da profissão. Sim, pilotar é profissão, como operar uma maquina, um computador, uma profissão como motorista de ônibus, caminhão ou algo parecido.
O doping no automobilismo, na minha opinião, deve sim ser instituído, detectado e punido e com rigor, porem, sobre substancias ingeridas, aplicadas ou consumidas, que venham a colocar em risco a integridade física do próprio piloto, dos companheiros e dos demais envolvidos em uma prova de automobilismo. Substancias como o Alcool, não trás beneficio nenhum, e pelo contrario só atrapalha os reflexos, tornando o tempo de reação mais lento. Porem neste caso, ingerindo uma substancia alcoólica, este piloto estaria colocando em risco a integridade física dos outros competidores, no caso de perder o controle do carro. Diferente, totalmente, de um “atleta” que antes de uma prova de 100 metros rasos, ingerir bebida alcoólica, estará prejudicando apenas a si mesmo, e colocando em risco apenas a si mesmo, risco de tropeçar nas próprias pernas.
O uso de uma substancia como por exemplo “asteróides anabolizantes” poderia sim fazer com que um atleta comum pudesse vencer Usain Bolt numa corrida, mais jamais faria um Piloto comum bater o atual campeão da Formula 1 Sebastian Vettel. Força física, estatura, massa muscular, esta longe de ser um pré-requisito para se tornar um piloto campeão, que o diga o baixinho e campeão de Stock Car Max Wilson.

Por isso é preciso, separar, atletas de pilotos, uma micrograma de uma das muitas substancias encontradas numa aspirina, pode até causar algum efeito benéfico pra carreira de um corredor de maratona, ou um nadador, mais para um piloto, é só uma aspirina.

O que é preciso entender de uma vez por todas, que cada esporte, cada pratica esportiva, é diferente da outra, e diferente deve ser a lei anti doping de cada uma.

Mais do que isso, é preciso voltar os olhos, para o “doping” das maquinas, da mesma forma que a “pseudo imprensa” aponta pilotos, deveriam apontar Equipes, de todas as categorias, e deveriam não só questionar a CBA sobre a punição de pilotos, mais cobrar por exemplo mais clareza na exclusão das Equipes, sitando apenas como um exemplo a Equipe Mico’s Racing da temporada de 2011, porque chama tanto a atenção da "pseudo imprensa" o afastamento de um unico Piloto, e não chama a atenção o afastamento de uma Equipe inteira? E tantos outros casos de “doping das maquinas” pois este sim, pode mudar resultados e ganhar corridas. O uso de mais de uma bomba de combustível trabalhando ao mesmo tempo, o uso de assoalhos irregulares e tantas outras praticas que podem sim ser encaradas como uma pratica de doping.



Comentários

  1. Rafael
    amigo todo mundo aqui de curitiba sabe que na verdade a droga e outra,ali colocaram para amaciar as coisas.que pena uma baita piloto mais infelizmente foi para o lado errado,outra eu já trabalhei no meio sei bem o que fala ali dentro não é só privilegio dele tem muita gente

    ResponderExcluir
  2. Se vc não sabe corridas exigem muito do fisico de um piloto, um piloto de stock car perde de 3 a 5 kg por corrida, que não chega a durar nem uma hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um piloto tem esforço físico como em quase todas as profissões. Um pedreiro provavelmente faz mais esforço físico e não é um atleta. Piloto não é atleta porque o resultado do seu esporte não está relacionado diretamente com o seu esforço físico.

      Excluir
  3. Sim amigo, disto eu sei, fazer sauna tambem é assim, ou um show de rock, um show de dança tambem se perde muito peso durante 1 ou 2 horas, nem por isso estas pessoas são consideradas atletas.... concorda?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta