Até o mais ignorante no assunto automobilismo, já poderia prever o que aconteceu hoje em Interlagos, e mesmo assim aconteceu.
Opinião Regii Silva:
Vejamos, um carro inteiramente
novo, construído do zero, seguro, tecnológico e que será uma maquina fantástica.
Será, depois de testada por muitas horas, por todas as equipes e não com um único
carro na pista como foi o ano passado praticamente inteiro.
A “imposição” de um carro novo,
por mais que se fizesse necessária, desde o inicio foi uma imposição. A promessa
de um carro futurístico, apesar de afastar algumas equipes, fez surgir outras,
então este nem foi um problema, embora, continue sendo uma imposição.
Daí a impor um calendário que,
repito, até o mais ignorante sobre o assunto já sabia que não iam conseguir
cumprir, pelo menos não com um mínimo de isonomia entre as equipes que
receberam os carros há poucos dias atrás. Equipes que trabalharam dias e noites
para montar os “kits” e que no dia de hoje conheceram os muitos problemas que
terão pela frente, e não estou me referindo ao final de semana.
Sejamos honestos, hoje a maior
categoria de automobilismo do mundo, a formula 1, que é sinônimo de excelência,
julga necessária uma ou duas semanas de pré-temporada, quanto mais uma
categoria em que os carros são recebidos como peças de Lego poucos dias antes
da primeira etapa marcada?
A previsão inicial era que
haveriam testes no inicio desta semana, o que obviamente foi descartado pois a
maioria das equipes ainda estavam em processo de montagem dos carros em suas
bases. Os atrasos decorrentes da entrega, fizeram com que as equipes nem
apresentassem seus lay-outs aos patrocinadores, a maior parte delas chegaram em
Interlagos na quinta-feira.
Para hoje, sexta, a previsão era
que houvesse um shakedown e três treinos livres, porém as atividades do dia se
resumiram a um único treino e ainda assim, com a ausência de 12 carros. Entre
os que chegaram a ir para a pista, uma diferença de mais de 4 segundos entre o
primeiro e o décimo.
É difícil até analisar os tempos
deste único treino, pois me parece ter sido mais uma questão de “sorte” de quem
recebeu um equipamento que não teve um problema, do que propriamente capacidade
técnica. De normal mesmo, só um carro da Eurofarma liderando o treino virando
na casa de 1.37.
Os problemas foram os mais
variados, na grande maioria nos módulos, mas também em chicotes elétricos entre
outros problemas.
Mas o caos vivido hoje em
interlagos não foi um “privilegio” apenas da categoria principal, os carros da Stock
Light também enfrentaram problemas, embora estejam usando o mesmo equipamento
do ano passado, este ano contam com motores e câmbios novos e vários carros
enfrentaram problemas. E como “cagada” pouca é bobagem, a Turismo Nacional, que
também faz parte do evento, teve um verdadeiro festival de semieixos e
homocinéticas quebradas. Recebi a informação de que até os pneus desta ultima
categoria chegaram hoje em Interlagos. Pra não dizer que nada deu certo, os
carros da F4 andaram sem problemas, obviamente por não trazerem “novidades”.
As equipes e seus chefes, seguem
em silencio e com razão, desembolsaram uma verdadeira fortuna nos carros e o
melhor a fazer é engolir o choro e virar a noite trabalhando, reclamar, só
piora uma situação que é, no momento, a pior possível, e ainda atrai o foco
para si, e todos sabemos o que acontece com o “prego que se destaca” num caso
como este.
Até o fechamento desta, a
programação segue inalterada com dois treinos livres pela manhã e o classificatório
a tarde.
Minha opinião? Sinceramente não
deveria nem haver corrida, mas sabemos que tem muita coisa envolvida e é para todos,
então, desejo que a vergonha de ter feito o evento, não supere a de adiar.
Comentários
Postar um comentário