Pular para o conteúdo principal

FORMULA 1: E se Logan Sargeant fosse brasileiro?

 


O Piloto americano teve de ceder seu carro para o companheiro de equipe, após Alex Albon ter destruído seu chassi em acidente. Automaticamente o comentário de parte da equipe de transmissão da Band foi; “esta é a maior contribuição do piloto para a Williams desde que foi contratado”.

Opinião Regii Silva:

A condição imposta ao piloto da Williams foi humilhante? Sim.

A condição imposta ao piloto da Williams deveria ser motivo de chacota para o narrador e um dos comentaristas? De maneira nenhuma.

Ao pedir que Logan cedesse o carro para Albon, a equipe Williams alegou que o piloto Tailandês tivesse mais chance de pontuar, isso é verdade, tanto que Alex ficou a uma posição da zona de pontuação. A ironia usada na transmissão foi desnecessária justamente por ser uma situação óbvia. Não havendo a menor necessidade de diminuir o piloto, ou colocar isso de forma depreciativa. Mas esse tom de chacota sempre aparece quando se trata de pilotos tidos como pagantes.  

Façamos um simples exercício de trocar a nacionalidade de Logan Sargeant, de americano para brasileiro, quais seriam os comentários? No mínimo diriam que isso é inadmissível, um desrespeito ao piloto.

A “humilhação” de Sargeant em ter que ceder o chassi para o companheiro, poderia se comparar ao ato de ter que tirar o pé poucos metros antes da linha de chegada e ceder a vitória ao companheiro? É mais “humilhante” que ouvir um “faster than you” enquanto lidera uma corrida e ter de ceder a posição ao companheiro? Estamos falando aqui de dois dos grandes pilotos da Formula 1, ambos com vitorias na categoria no memento destas ordens, infinitamente mais qualificados que Logan Sargeant, e não teria sido com eles tão humilhante ou mais? O que ouvimos nestes dois casos durante as transmissões foi que ambos foram vítimas das maiores injustiças da Formula 1 de todos os tempos. Porém Sargeant não, esse merece, piloto pagante, está lá tomando o lugar de “direito” de um brasileiro melhor qualificado, porém sem o dinheiro necessário para vaga. Afinal somos brasileiros, melhores que qualquer piloto, porém somos um povo sofrido, talentoso, mas preterido pelos dólares dos Sargeants e Strolls espalhados pelo mundo.

Sigamos com a humilhação, vejamos o caso de outro pobre coitado conterrâneo nosso, que se viu obrigado a bater o próprio carro para novamente favorecer um companheiro. Mas isso não é nada, pior é ter que ceder o chassi né?

Fosse Sargeant brasileiro, agora terminada a corrida e tendo Alex Albon chegado “apenas” em decimo primeiro, sem ter marcado um único ponto sequer, talvez o comentário da transmissão, a exemplo do "Chupa Alonso" de 2013, hoje fosse “chupa Albon”. Mas é só mais um Americano abastado, roubando a vaga de um talentoso brasileiro, então não fez mais que a obrigação, ou finalmente fez sua maior contribuição para a equipe.

Entra ano e sai ano, a síndrome de vira-latas permanece intacta.     

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta