Pular para o conteúdo principal

Em 2023 o automobilismo será ainda mais difícil e inacessível, sabe por quê?

 


Ano após ano, atletas repetem os mesmos erros e esperam que uma simples mudança de calendário traga algo diferente.

Ignorar um espaço de tempo a espera de um dia ou mês especifico, é o famoso sextou, que começou com uma brincadeira em redes sociais e está cada vez mais presente no inconsciente coletivo, tornando a segunda-feira cada vez mais odiada e o final de semana cada vez mais aguardado. Mas o que isto tem a ver com o automobilismo?

Pra mim, 2023 serão 365 dias ouvindo os mesmos mantras “automobilismo é muito difícil” ou “é impossível conseguir um patrocínio” entre outros. A questão é o que você fez de janeiro a dezembro do ano para que esse seja diferente? A grande maioria só reclamou mesmo.

Estamos no dia 12 de janeiro e já fui procurado por três pilotos me pedindo conselhos de como conseguir viabilizar o ano que já começou e estão sem perspectivas. Curiosamente um destes estava na lista de 5 pilotos para os quais enviei um convite para uma Mentoria especifica, justamente para tratar de patrocínio, e o mais interessante, isso foi no mês de setembro do ano passado. A resposta deste, foi que até gostaria, mas pagar três mil e quinhentos naquele momento seria inviável.

Pois bem, dezembrou, a grande maioria das empresas fecharam suas verbas de marketing para este ano, em outubro, novembro no máximo. Mas finalmente dezembrou, férias, um merecido descanso para quem passou onze meses esperando. “Em 2023 tudo será melhor, vou finalmente conseguir um apoio, vou mostrar todo o meu talento, vou ser campeão. Ano novo, vida nova”.

O automobilismo é sim um dos, senão o esporte mais difícil entre todos, mas nem por isso a cada ano deixam de surgir milhares de novos praticantes, novos concorrentes, talvez com mais energia que você ao buscar as vitorias, mais aplicados que você na busca por apoio. Você olha para o lado e vê um novato alinhando para a próxima corrida e se pergunta; “como esse cara veio parar aqui”. Em seguida você vê ele no pódio, lugar onde em anos de carreira você visitou muito pouco. Aí vem aquelas velhas afirmações; “deve ter grana” ou “o patrocinador deve ser amigo da família”.

Quer entender a dificuldade do automobilismo? Siga o piloto Thiago Camilo no Instagram. Vou dar aqui um pequeno spoiler:

Fisicamente? Uma máquina, quase 0% de gordura corporal. Treina no mínimo 6 dias por semana. Tem força, resistência e condicionamento que fazem a diferença quando está pilotando.

Tecnicamente? Ocupa o top 5 dos melhores pilotos em atividade na Stock Car, na opinião de muita gente que entende de automobilismo. Três vezes vencedor da Corrida do Milhão, prova das mais disputadas da Stock Car.

Profissionalmente? Um dos mais comprometidos com a imagem dos patrocinadores e com a própria. Atualmente tem o patrocínio de uma das maiores empresas do mundo em distribuição de combustíveis, a Ipiranga.               

Toda esta introdução pra dizer que neste ano, Thiago Camilo completa vinte anos de Stock Car e, embora com toda a introdução acima, o piloto ainda persegue seu primeiro título na categoria principal no nosso automobilismo.

E você aí, esperando chegar 2023 e tudo mudar num passe de mágica. Deixa eu te contar uma coisa. Os vencedores de todos os campeonatos deste ano, trabalharam para isso em 2022. Em automobilismo é preciso estar sempre um, dois anos a frente. Comece já, em janeiro a buscar seu 2024, ou siga repetindo que é tudo muito difícil. Sempre haverá um sextou para relaxar, um dezembrou para esperar que as coisas aconteçam de forma diferente no ano seguinte.

Automobilismo não é um esporte difícil, é um exporte fácil para pessoas fortes. Patrocínio não é difícil de se conseguir, desde que você não o veja como esmola ou presente, e se dedique ao buscar tendo sempre mais a oferecer do que o patrocinador espera receber.

Façam um excepcional 2024, pois 2023 já passou.     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta