Pular para o conteúdo principal

Formula 1: Viva Grosjean.

 


Vinte e nove segundos de agonia e o resto da vida para agradecer, poucos tiveram uma segunda chance tão explicita como a que Grosjean teve neste domingo. 

Opinião Regii Silva:

Antes de mais nada quero registrar dois detalhes que vi no Instagram durante o dia de ontem;

Insegurança: Um narrador conhecido dizendo que estava “ tudo errado em termos de segurança”. Bem para este eu só tenho a dizer que talvez o desejo que tinha era que o piloto tivesse morrido pra estar tudo ok, pois um carro bate a duzentos por hora, se parte em dois, pega fogo e o piloto sai com queimaduras leves nas mãos, isso ao meu ver é sucesso.

Espirito de porco: (Perdão aos porcos). Para algumas pessoas é impossível enxergar o lado positivo da vida, estas, focaram os comentários na capacidade ou falta de capacidade técnica do piloto, que concordo, não é nenhuma joia da pilotagem, mas num momento como este, em que a vida lhe foi poupada, seja por milagre, segurança dos carros, pronto atendimento, não importa, uma vida foi vista renascer diante dos nossos olhos, e o que alguns fracassados, perdedores e frustrados conseguiram enxergar foi “mais um erro” de Grosjean, reduzindo a vida a um mero erro ou acerto de pilotagem. Poderia me estender aqui dizendo que o cara é um dos 20 pilotos da Formula 1, desejo de milhões no mundo. Alguma coisa a mais que estas pessoas o Grosjean tem, pode ser sorte, dinheiro ou um bom empresário, tanto faz, está lá. Para finalizar, até pra fazer cagada na Formula 1 é preciso ter competência, já pra falar merda, basta apenas falar mais ou menos o próprio idioma.

Agora o que interessa, desde que foi introduzido na Formula 1, o halo foi alvo de críticas, inclusive minhas, mais por estética que por eficácia, pois bem, o halo salvou uma vida ontem e retiro todas as minhas críticas, fosse um carro “bonito” ontem, Romain Grosjean teria sido decepado, pois a Haas que pilotava simplesmente atravessou o guard rail.

Então a F1 está 100% segura? Jamais, o fato do tanque de combustível ter se rompido e incendiado é grave, e foi projetado para não acontecer, muita coisa irá mudar a partir deste acidente, mas desta vez o piloto está vivo para acompanhar estas mudanças, isso é para ser comemorado, aplaudido, pois assim como uma fatalidade vem à tona a partir de uma sucessão de erros, uma vida salva, provem da soma de pequenos cuidados com a segurança.

Felizmente Grosjean está bem, um ser humano está vivo, é isso que importa.

Pietro Fittipaldi assume o cockpit da Haas já no próximo final de semana novamente no Bahrein, desta vez no anel externo do circuito, será o retorno de um brasileiro à Formula 1 e a volta do sobrenome Fittipaldi a categoria desde a década de 90. Ao contrário do que alguns pensam, é uma excelente chance de Pietro mostrar consistência, velocidade e controle emocional e quem sabe conquistar uma vaga como titular em 2021.

Comentários

  1. Muito bom esse texto. Inteligente e bem ponderado. Parabens! Agradeco por ter compatilhado. Eu concordo que e uma oportunidade muito bao para o Pietro, mas infelizmente tenho a impressao que o pai do Mazepin vai comprar parte da Haas e ter seu filho como piloto, a outra posicao de piloto oficial acredito que vai para o Schumacher por conta do apoio da Ferrari. Embora uma velocidade similar ou melhor do que a do Kevin pode carimbar as credenciais de piloto que merce oportunidade. Vamos esperar que essa oportunidade apareca. Bom ver o Brasil de volta ao grid, mas esse assunto e muito extenso, tenho muito a dizer a esse respeito, quem sabe em uma outra oportunidade. Mais uma vez Parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano
      Realmente o texto foi escrito horas antes da Haas confirmar oficialmente o Mazeppin, a partir daí, acho muito difícil a Haas contar com dois pilotos com pouca experiência, seja Schumacher ou mesmo outro, o time se mostrou muito conservador até hoje, mantendo dois pilotos medianos mas com várias largadas na carreira, não creio que forme uma dupla com zero largadas, mesmo por dinheiro, vamos esperar

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta