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A volta da Industria tabagista à TV


As marcas de cigarro voltaram a TV brasileira, justamente e ironicamente pela crise causada por um vírus que ataca os pulmões.

Opinião Regii Silva:


Sou de um tempo em que fumar era bonito, e muitos comportamentos considerados normais hoje, eram um verdadeiro escândalo na TV, mas o tempo muda tudo e a mídia tem sua parcela de responsabilidade sobre costumes e comportamentos e no caso do consumo de tabaco não foi diferente.

Os comerciais de cigarro na TV sempre foram os mais legais, quem não se lembra dos comerciais do Hollywood? Cowboys cavalgando, domando cavalos selvagens, o pôr do sol e o ato de acender um cigarro. Ou motocross, Wind surf, Alpinismo entre outros. O esporte era quase sempre retratado nos comerciais, pessoas jovens e saudáveis, fumando e sorrindo.

Como o assunto aqui é automobilismo, fica até fácil, o ícone dos carros de corrida, a McLaren da era Senna e Prost, toda vestida de Marlboro, ou a Williams assassina, hoje muitos nem imaginam que o Rothmans estampado nela seja uma marca de cigarros, só quem ainda fuma, e está cada vez mais raro.

No início as televisões no brasil se viram numa crise, entre o então politicamente correto “não fume” e os milhões despejados pela indústria do tabaco nos comerciais, com o tempo, e abaixo de duras leis, a própria TV iniciou uma campanha de demonização do cigarro, hoje, nem pela arte se vê uma pessoa fumando nas novelas, fumar passou a ser feio, insuportável.

Mas o mundo e a TV estão em constante evolução, e quem diria que hoje, diante de uma pandemia, momento em que as programações esportivas ao vivo simplesmente desapareceram da grade, com as emissoras tendo de reprisar eventos, lá estão elas, as marcas de cigarro de volta a TV no domingo de manhã.

No último domingo a Rede Globo mostrou o GP de Interlagos de 1991, a vitória emocionante de Ayrton Senna quase fez com que passasse desapercebido o fato de que elas estavam lá, as marcas de cigarro, novamente na Globo, novamente em horário nobre, algo inimaginável, repito, provocado por uma crise causada por um vírus que ataca o pulmão, não é irônico?

Particularmente, eu gostaria de ver na Globo, Sportv ou qualquer outro canal, corridas reprisadas do ano passado ou de no máximo dois anos atrás, muitas marcas estampadas nos carros, como por exemplo os da Stock Car, também são anunciantes constantes em vários comerciais, creio que seria uma forma de manter estas empresas motivadas para continuar apoiando o esporte, dar espaço a marcas que por lei não poderão retribuir a gentileza no futuro é algo que eu realmente não entendo.

Falando em cigarro, minha opinião é a de que deveriam continuar estampados nos carros de corrida, até porque as bebidas alcoólicas continuam lá e eu realmente nunca soube da notícia de alguém que tenha fumado um cigarro e dirigido logo após, tenha provocado algum acidente de transito, o contrário acontece todo dia. Acho realmente que, fuma quem quer, bebe quem quer e cada um assuma seus erros. Eu não fumo, mas nos dias de hoje, nossos pulmões correm mais risco num aperto de mãos, que no gesto de fumar um cigarro.

Voltando as emissoras de TV, novamente, creio que a melhor e mais sensata decisão seria reprisar a Stock Car, se o “politicamente correto” prega que o cigarro faz mal à saúde, a Categoria estampa em seus carros as marcas de quase uma dezena de Indústrias Farmacêuticas e não vejo demonstração maior de apoio a “saúde” do que estampá-las na telinha num momento como este.         

Comentários

  1. Com certeza, querido Regii. A Globo nunca teve o feeling de atuar corretamente em situações como a que estamos passando. Deveria enobrecer a indústria farmacêutica, e as demais que pararam suas produções para desenvolver medicamentos, testes e respiradores.

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  2. Toda razão... temos o livre arbítrio, comercial serve para divulgar, influenciar já é outra história

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    Respostas
    1. Exatamente, comercial serve para divulgar serviços e produtos.... tem tanta propaganda por ai divulgando lixo de consumo e tudo mais.... cabe a cada um decidir o que consome.

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  3. Curioso, mesmo... e aí a Justiça não pode fazer nada!!!

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  4. Não é o "politicamente correto" que prega os malefícios do cigarro, é a ciência médica que comprova isso.

    Ninguém quer saber de Stock Car, só os fanáticos por essa categoria assistem.
    O que dá audiência é vitória de brasileiro e isso na Formula 1 só em reprise mesmo.

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  5. Pesquisas dizem que o tabagismo diminuiu mais de 30% no Brasil com o fim dos anúncios, é um numero considerável para se voltar atras, mas aquele dinheiro que entrava, nesse caso, na F1 e deixava equipes "de garagem" pau a pau com as de montadoras faz falta.

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