Pular para o conteúdo principal

Mercedes e outras seis equipes protestam “acordo” entre FIA e Ferrari.


Encabeçadas pela Mercedes, equipes se manifestam contra “acordo” celebrado entre FIA e Ferrari no caso de suposta irregularidade nos propulsores da escuderia em 2019.


Opinião Regii Silva:
Entenda a “treta”.
A unidade de potência usada pela Ferrari em 2019, levantou diversas suspeitas, entre elas, uma irregularidade num sensor que mede a fluxo de combustível, além disso, o ganho de potência e consequentemente a absurda velocidade em reta da escuderia Italiana sempre geraram desconfianças e alguns protestos. Pressionada, a FIA abriu investigação, mas até então não havia divulgado nenhuma conclusão.
Eis que agora vem à tona a informação de que a Federação Internacional de Automobilismo, presidida pelo Ex-Ferrari Jean Todt e a Equipe Italiana firmaram um acordo com relação a tal investigação, porém, o tipo de acordo e o conteúdo da investigação se mantem em sigilo.
Chocadas, as demais equipes do grid, com exceção apenas da Haas e da Alfa Romeo, ambas clientes de motores e componentes Ferrari, soltaram a pouco um comunicado onde, além de perplexas com a declaração da FIA, ameaçam buscar a Justiça comum.

Na minha opinião, a transparência deveria ser o primeiro quesito num caso como esse, e mesmo tendo sido firmado um acordo, este deveria ser público, pois envolve as demais equipes, e se houve realmente irregularidade, uma simples multa, se é que existiu, não é o suficiente pois envolve pontos em um campeonato, que por si só já é desigual no que diz respeito aos investimentos anuais de cada equipe, e estes investimentos deveriam justificar uma superioridade da Ferrari para com as demais, sendo absolutamente desnecessário qualquer tipo de irregularidade.
Onde não há transparência, automaticamente nos dá o direito de pensarmos o que quisermos a respeito e é o que as demais equipes estão fazendo.
Segue comunicado da Mercedes AMG Petronas F1.



  Nós, as equipes abaixo-assinadas, ficamos surpresos e chocados com a declaração da FIA de sexta-feira, 28 de fevereiro, relativa à conclusão de sua investigação na Unidade de Potência Scuderia Ferrari Formula 1.

Um regulador esportivo internacional tem a responsabilidade de agir com os mais altos padrões de governança, integridade e transparência.
Após meses de investigações realizadas pela FIA apenas após consultas feitas por outras equipes, objetamos fortemente que a FIA chegue a um acordo de acordo confidencial com a Ferrari para concluir esse assunto.

Portanto, declaramos publicamente nosso compromisso compartilhado de buscar a divulgação completa e adequada sobre este assunto, para garantir que nosso esporte trate todos os concorrentes de maneira justa e igual. Fazemos isso em nome dos fãs, participantes e partes interessadas da Fórmula 1.

Além disso, reservamos nossos direitos de buscar reparação legal, dentro do devido processo da FIA e perante os tribunais competentes.
McLaren Racing Limited
Mercedes-Benz Grand Prix Limited
Racing Point UK Limited
Red Bull Racing Limited
Renault Sport Racing Limited
Scuderia Alpha Tauri S.p.A.
Williams Grand Prix Engineering Limited

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta