Após anuncio de que Carlos Col
voltaria à categoria, desta vez presidindo um conselho ao qual ele deveria se
reportar, Rodrigo Mathias renunciou ao
cargo.
Não vai deixar saudade, esta é a
primeira impressão que fica após uma rápida conversa com alguns chefes de equipes,
pilotos e pessoas envolvidas com a Stock Car.
A passagem rápida pelo comando da
Vicar, foi marcada pela falta de jogo de cintura, falta de coerência em alguns
assuntos, já explico, e a arrogância quase que natural em se tratando de um
cargo como o que ele ocupava.
Já na primeira
corrida sob seu comando, barrou uma Carreta Camarote de uma das equipes por não
concordar com os valores combinados com a gestão anterior que era de Mauricio
Slaviero, a tal carreta foi impedida de entrar no Autódromo de Goiânia enquanto
o próprio Mathias tentava renegociar um preço bem maior que o combinados pelo
espaço a ser ocupado, detalhe, carreta patrocinada por um dos maiores
investidores da Categoria, afinal, investir numa equipe é investir indiretamente
no próprio evento.
Também um dos
primeiros atos da administração de Rodrigo Mathias foi triplicar os valores das
inscrições para participação no evento.
Quando citei a
falta de coerência em alguns assuntos, está o fato de não permitir a participação
de alguns pilotos, inclusive elegíveis pelo próprio regulamento, da corrida de
convidados, barrando nomes como o de Rodrigo Sperafico, vencedor da primeira
edição desta corrida ao lado de Felipe Fraga, e barrar nomes como o de Gaetano
di Mauro, então piloto da Stock Light, sempre priorizando alguns nomes
internacionais absolutamente desconhecidos pelo público brasileiro.
Nesta mesma
linha de raciocínio a Vicar, sob seu comando, impediu que o piloto Fernando
Croce, mesmo tendo completado uma temporada pela Stock Light, pudesse fazer sua
estreia na categoria mãe alegando falta de experiencia, e permitiu a presença
no grid por diversas vezes de um “empresário piloto”, este piloto empresário até
então tinha passagem apenas em regionais de marcas e algumas corridas
inexpressivas no Mercedes Benz Challenge, mas neste caso, para Mathias, era experiente,
ou rico o suficiente para estrear na maior categoria do automobilismo nacional.
Pra finalizar,
uma relação no mínimo permissiva com a HERO, que patrocinava não apenas uma
equipe, mas também sessões do Evento, como o HERO PUSH, onde em todas as
ocasiões em que um piloto patrocinado pela HERO era elegível ao HERO PUSH, este
fatalmente ganhava a votação que é aberta ao público. Na HERO SUPER FINAL em Interlagos,
a HERO patrocinava três pilotos do grid e adivinhem, isso mesmo, todos
faturaram o HERO PUSH.
Agradar a todas
as equipes e pilotos é quase impossível, é compreensível, mas ser uma
unanimidade ao desagradar a todos, o que poderia ser da mesma forma difícil de
acontecer também aconteceu, como no episodio do estacionamento das equipes no Velo
Cittá, onde não houve quem não reclamasse.
Algumas equipes
em dificuldade, sabemos bem que muito pelo momento atual de nossa economia,
tentaram de diversas maneiras se manter na categoria neste período, como já citei
no caso de Fernando Croce, haviam sim pilotos com disposição, dinheiro e até
experiencia para guiar um Stock Car, mas que para o CEO de formação acadêmica e
nenhum contato anterior com o Esporte, não eram o bastante para a “internacional”
Stock Car que tinha em mente.
Pontos positivos,
houveram sim, sobre tudo do ponto de vista financeiro, o aumento das taxas,
inscrições, aluguel de espaços, a chegada da HERO, que se despede apenas dois
anos depois por questões estratégicas.
A renuncia de
Rodrigo Mathias um mês após o anuncio da volta de Carlos Col, é um claro sinal
de que seu trabalho não surtiu o efeito esperado, nem por ele, nem pela Time
For Fun, espero e tenho certeza que a volta de Col, pelo menos no ponto de
vista político e diplomático trará mais tranquilidade a categoria.
Carlos Col ao
retornar, encontrará “ainda” marcas como EUROFARMA, CIMED, ESSO e talvez a
SHELL, entre outros nomes que acompanham a Stock Car a anos, verdadeiros
investidores do automobilismo e que esperamos que continuem por muitos anos
mais.
Comentários
Postar um comentário