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Vai tarde! Rodrigo Mathias deixa comando da Stock Car



Após anuncio de que Carlos Col voltaria à categoria, desta vez presidindo um conselho ao qual ele deveria se reportar,  Rodrigo Mathias renunciou ao cargo.

Não vai deixar saudade, esta é a primeira impressão que fica após uma rápida conversa com alguns chefes de equipes, pilotos e pessoas envolvidas com a Stock Car.

A passagem rápida pelo comando da Vicar, foi marcada pela falta de jogo de cintura, falta de coerência em alguns assuntos, já explico, e a arrogância quase que natural em se tratando de um cargo como o que ele ocupava.

Já na primeira corrida sob seu comando, barrou uma Carreta Camarote de uma das equipes por não concordar com os valores combinados com a gestão anterior que era de Mauricio Slaviero, a tal carreta foi impedida de entrar no Autódromo de Goiânia enquanto o próprio Mathias tentava renegociar um preço bem maior que o combinados pelo espaço a ser ocupado, detalhe, carreta patrocinada por um dos maiores investidores da Categoria, afinal, investir numa equipe é investir indiretamente no próprio evento.

Também um dos primeiros atos da administração de Rodrigo Mathias foi triplicar os valores das inscrições para participação no evento.

Quando citei a falta de coerência em alguns assuntos, está o fato de não permitir a participação de alguns pilotos, inclusive elegíveis pelo próprio regulamento, da corrida de convidados, barrando nomes como o de Rodrigo Sperafico, vencedor da primeira edição desta corrida ao lado de Felipe Fraga, e barrar nomes como o de Gaetano di Mauro, então piloto da Stock Light, sempre priorizando alguns nomes internacionais absolutamente desconhecidos pelo público brasileiro.

Nesta mesma linha de raciocínio a Vicar, sob seu comando, impediu que o piloto Fernando Croce, mesmo tendo completado uma temporada pela Stock Light, pudesse fazer sua estreia na categoria mãe alegando falta de experiencia, e permitiu a presença no grid por diversas vezes de um “empresário piloto”, este piloto empresário até então tinha passagem apenas em regionais de marcas e algumas corridas inexpressivas no Mercedes Benz Challenge, mas neste caso, para Mathias, era experiente, ou rico o suficiente para estrear na maior categoria do automobilismo nacional.

Pra finalizar, uma relação no mínimo permissiva com a HERO, que patrocinava não apenas uma equipe, mas também sessões do Evento, como o HERO PUSH, onde em todas as ocasiões em que um piloto patrocinado pela HERO era elegível ao HERO PUSH, este fatalmente ganhava a votação que é aberta ao público. Na HERO SUPER FINAL em Interlagos, a HERO patrocinava três pilotos do grid e adivinhem, isso mesmo, todos faturaram o HERO PUSH.

Agradar a todas as equipes e pilotos é quase impossível, é compreensível, mas ser uma unanimidade ao desagradar a todos, o que poderia ser da mesma forma difícil de acontecer também aconteceu, como no episodio do estacionamento das equipes no Velo Cittá, onde não houve quem não reclamasse.

Algumas equipes em dificuldade, sabemos bem que muito pelo momento atual de nossa economia, tentaram de diversas maneiras se manter na categoria neste período, como já citei no caso de Fernando Croce, haviam sim pilotos com disposição, dinheiro e até experiencia para guiar um Stock Car, mas que para o CEO de formação acadêmica e nenhum contato anterior com o Esporte, não eram o bastante para a “internacional” Stock Car que tinha em mente.

Pontos positivos, houveram sim, sobre tudo do ponto de vista financeiro, o aumento das taxas, inscrições, aluguel de espaços, a chegada da HERO, que se despede apenas dois anos depois por questões estratégicas.

A renuncia de Rodrigo Mathias um mês após o anuncio da volta de Carlos Col, é um claro sinal de que seu trabalho não surtiu o efeito esperado, nem por ele, nem pela Time For Fun, espero e tenho certeza que a volta de Col, pelo menos no ponto de vista político e diplomático trará mais tranquilidade a categoria.

Carlos Col ao retornar, encontrará “ainda” marcas como EUROFARMA, CIMED, ESSO e talvez a SHELL, entre outros nomes que acompanham a Stock Car a anos, verdadeiros investidores do automobilismo e que esperamos que continuem por muitos anos mais.       

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