Num final de semana dominado pela
Mercedes o resultado não poderia ser outro, vitória de Lewis Hamilton, mas o
que a Equipe Alemã não esperava era que a Ferrari fosse colaborar.
A vitória de Hamilton no circuito
de Montmeló na Espanha começou a ser desenhada nos primeiros treinos de sexta
feira, a Mercedes parecia ter se adaptado aos compostos de pneus escolhidos
pela Pirelli para o GP Espanhol. Nos treinos de qualificação se confirmou a
supremacia da Equipe Alemã na pista, porem com as duas Ferrares compondo a
segunda fila e com a esperança de um melhor ritmo de corrida dos carros da Escuderia
Italiana.
O tal ritmo de corrida, melhor,
da Ferrari acabou não aparecendo e Vettel após ter pulado para segundo logo na
largada, via o Inglês se distanciar cada vez mais na ponta. Aí numa estratégia
arriscada, Sebastian Vettel foi chamado para a troca de pneus ainda na volta
18, substituindo os pneus “macios” pelos “médios”, algo que de inicio pareceu
que a Equipe Italiana partiria para uma parada apenas, a Mercedes seguiu a
estratégia com ambos os pilotos, porem ficou nítida a baixa performance dos
pneus “médios” na Ferrari, enquanto que na Mercedes os mesmos compostos
funcionavam muito melhor, o que fez com que Hamilton abrisse ainda mais na
ponta. A Ferrari por sua vez foi obrigada a fazer uma segunda parada trocando
pelo mesmo composto e o prejuízo só não foi maior porque tal parada foi em
regime de Safety Car Virtual na pista, mesmo assim Sebastian Vettel teve de
amargar um quarto lugar na corrida e ver o Inglês da Mercedes abrir 17 pontos
na liderança do Campeonato de Pilotos e a Mercedes assumir a ponta do Mundial
de Construtores com a dobradinha de Lewis e Valteri Bottas.
Vettel em entrevista após a
corrida garantiu que estratégia da Equipe foi a correta e foi alem, disse que
não conseguiria concluir a corrida com o mesmo jogo de pneus fazendo apenas uma
parada. Tal declaração indica que a Escuderia Italiana, que tem um bom
aproveitamento dos compostos mais macios de pneus, deve sofrer em pistas que
exijam compostos mais duros.
As RBR de Verstappen, terceiro
colocado, e de Ricciardo, quinto na corrida, tiveram um bom rendimento na Espanha
e permaneceram na pista até a volta 33 com o composto macio e chegaram ao final
da corrida com pneus em melhores condições que os adversários, Verstappen não
ameaçava Bottas, mas também não permitia a aproximação de Vettel, o mesmo
acontecia com Ricciardo em relação a Vettel e Magnussen que vinha atrás.
Magnussen, Sainz, Peres, Leclerc
e claro, sempre ele, Fernando Alonso foram os destaques entre os demais.
Seria um GP morno e sem muitas
polemicas, não fosse por ele, Romain Grosjean, que protagonizou mais uma vez uma
cena no mínimo irresponsável, o piloto Frances logo na largada na curva três,
foi fechado pelo carro de Magnussen, é verdade, com isso saiu do traçado, porem
num ato extremamente perigoso, pra não dizer palavra pior, manteve a aceleração
e tentou dar um giro de 180º para manter o carro na direção correta, porem fez
isso dentro da pista e repito, no momento da largada onde todos os carros estão
juntos na pista. O Resultado era obvio, um acidente que poderia ter tido
proporções muito piores e até mesmo uma tragédia poderia ter acontecido.
Grosjean perguntado sobre o “incidente”
disse que fez a única coisa que poderia ter feito. Discordo veementemente
disso, pois a Haas de Grosjean já estava escorregando para fora da pista e
bastava deixar o carro rolar para brita para evitar tudo isso. A atitude de
Grosjean, ainda que numa fração de segundos, foi pensando no péssimo ano que
vem fazendo, um pouco por culpa da Equipe é claro, como na Austrália, mas também
um erro infantil cometido por ele em Baku, quando bateu sozinho no muro com o
Safety Car na pista, algo imperdoável, por isso é de se imaginar que para ele,
Grosjean, não era uma opção ficar na caixa de brita logo na primeira volta.
Deveria ter ficado na caixa de brita, pois a atitude que tomou colocou ainda
mais em risco sua vaga na Haas, e muito alem disso, colocou em risco a própria vida
e a de seus colegas na pista.
A atitude irresponsável saiu
barato para o Piloto Frances que como “punição” perdera apenas, três posições
no grid, muito pouco se considerarmos que a simples troca de um cambio, que não
gera nenhum tipo de risco a ninguém, é punida com a perda de cinco posições no
grid, os comissários com isso parecem brindar a incompetência recorrente do
Piloto.
A próxima etapa acontece no
Principado de Mônaco daqui a quinze dias, tempo suficiente para a Ferrari
estudar melhor suas estratégias, Grosjean pensar na bobagem que fez, e para
Lewis Hamilton e a Mercedes curtir a liderança momentânea do Campeonato.
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