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Formula 1: GP da Espanha, Hamilton vence, Ferrari erra e Grosjean vê vaga ameaçada.



Num final de semana dominado pela Mercedes o resultado não poderia ser outro, vitória de Lewis Hamilton, mas o que a Equipe Alemã não esperava era que a Ferrari fosse colaborar.

A vitória de Hamilton no circuito de Montmeló na Espanha começou a ser desenhada nos primeiros treinos de sexta feira, a Mercedes parecia ter se adaptado aos compostos de pneus escolhidos pela Pirelli para o GP Espanhol. Nos treinos de qualificação se confirmou a supremacia da Equipe Alemã na pista, porem com as duas Ferrares compondo a segunda fila e com a esperança de um melhor ritmo de corrida dos carros da Escuderia Italiana.

O tal ritmo de corrida, melhor, da Ferrari acabou não aparecendo e Vettel após ter pulado para segundo logo na largada, via o Inglês se distanciar cada vez mais na ponta. Aí numa estratégia arriscada, Sebastian Vettel foi chamado para a troca de pneus ainda na volta 18, substituindo os pneus “macios” pelos “médios”, algo que de inicio pareceu que a Equipe Italiana partiria para uma parada apenas, a Mercedes seguiu a estratégia com ambos os pilotos, porem ficou nítida a baixa performance dos pneus “médios” na Ferrari, enquanto que na Mercedes os mesmos compostos funcionavam muito melhor, o que fez com que Hamilton abrisse ainda mais na ponta. A Ferrari por sua vez foi obrigada a fazer uma segunda parada trocando pelo mesmo composto e o prejuízo só não foi maior porque tal parada foi em regime de Safety Car Virtual na pista, mesmo assim Sebastian Vettel teve de amargar um quarto lugar na corrida e ver o Inglês da Mercedes abrir 17 pontos na liderança do Campeonato de Pilotos e a Mercedes assumir a ponta do Mundial de Construtores com a dobradinha de Lewis e Valteri Bottas.

Vettel em entrevista após a corrida garantiu que estratégia da Equipe foi a correta e foi alem, disse que não conseguiria concluir a corrida com o mesmo jogo de pneus fazendo apenas uma parada. Tal declaração indica que a Escuderia Italiana, que tem um bom aproveitamento dos compostos mais macios de pneus, deve sofrer em pistas que exijam compostos mais duros.

As RBR de Verstappen, terceiro colocado, e de Ricciardo, quinto na corrida, tiveram um bom rendimento na Espanha e permaneceram na pista até a volta 33 com o composto macio e chegaram ao final da corrida com pneus em melhores condições que os adversários, Verstappen não ameaçava Bottas, mas também não permitia a aproximação de Vettel, o mesmo acontecia com Ricciardo em relação a Vettel e Magnussen que vinha atrás.

Magnussen, Sainz, Peres, Leclerc e claro, sempre ele, Fernando Alonso foram os destaques entre os demais.

Seria um GP morno e sem muitas polemicas, não fosse por ele, Romain Grosjean, que protagonizou mais uma vez uma cena no mínimo irresponsável, o piloto Frances logo na largada na curva três, foi fechado pelo carro de Magnussen, é verdade, com isso saiu do traçado, porem num ato extremamente perigoso, pra não dizer palavra pior, manteve a aceleração e tentou dar um giro de 180º para manter o carro na direção correta, porem fez isso dentro da pista e repito, no momento da largada onde todos os carros estão juntos na pista. O Resultado era obvio, um acidente que poderia ter tido proporções muito piores e até mesmo uma tragédia poderia ter acontecido.

Grosjean perguntado sobre o “incidente” disse que fez a única coisa que poderia ter feito. Discordo veementemente disso, pois a Haas de Grosjean já estava escorregando para fora da pista e bastava deixar o carro rolar para brita para evitar tudo isso. A atitude de Grosjean, ainda que numa fração de segundos, foi pensando no péssimo ano que vem fazendo, um pouco por culpa da Equipe é claro, como na Austrália, mas também um erro infantil cometido por ele em Baku, quando bateu sozinho no muro com o Safety Car na pista, algo imperdoável, por isso é de se imaginar que para ele, Grosjean, não era uma opção ficar na caixa de brita logo na primeira volta. Deveria ter ficado na caixa de brita, pois a atitude que tomou colocou ainda mais em risco sua vaga na Haas, e muito alem disso, colocou em risco a própria vida e a de seus colegas na pista.

A atitude irresponsável saiu barato para o Piloto Frances que como “punição” perdera apenas, três posições no grid, muito pouco se considerarmos que a simples troca de um cambio, que não gera nenhum tipo de risco a ninguém, é punida com a perda de cinco posições no grid, os comissários com isso parecem brindar a incompetência recorrente do Piloto.         

A próxima etapa acontece no Principado de Mônaco daqui a quinze dias, tempo suficiente para a Ferrari estudar melhor suas estratégias, Grosjean pensar na bobagem que fez, e para Lewis Hamilton e a Mercedes curtir a liderança momentânea do Campeonato.

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