E se você chegasse a uma barraca de
cachorro quente, pedisse um cachorro quente, óbvio, e ao receber seu pedido
notasse o seguinte: O pão entregue é de forma, ao invés da maionese, veio
manteiga, no lugar da salsicha veio queijo e presunto, você pediu uma coca-cola
e entregaram Dolly. Talvez a expressão que venha a sua cabeça seja; “A pessoa
vive de fazer cachorro quente e não consegue fazer um cachorro quente”?
Talvez para a Honda, fazer um Civic
inteiro, seja mais simples que fazer um cachorro quente.
Em Setembro de 1948, mais precisamente no
dia 24, o senhor Soichiro Honda fundava uma das mais icônicas montadoras de
Automóveis do mundo. Hoje quase setenta anos depois a Honda se encontra no
mesmo dilema daquela barraca de cachorro quente.
Talvez no caso do vendedor de lanches, o
erro no pedido se justifique no fato dele ser o garçom, o cozinheiro e o caixa
da pequena empresa.
No caso da Honda, hoje com mais de 167.000
funcionários, 67 unidades de produção, 507 empresas, 43 unidades de pesquisas e
presente em 13 países, a dificuldade parece ser a mesma da ilustração usada. A
Honda, montadora de automóveis, não consegue produzir um componente básico para
se produzir um automóvel, o motor.
Se vivo estivesse, hoje talvez, Soichiro
Honda recorresse à resiliência de um ditado Japonês que em outras palavras quer
dizer que “os acertos são decorrentes de uma sucessão de erros”.
Mas estamos falando aqui, embora não
pareça, de Formula 1, e a Formula 1 não espera, não aceita erros, não dá margem
para resiliência, não permite aprender com os erros porque não aceita erros.
Para a Formula 1, para a McLaren, e para
Fernando Alonso a Honda não passa de uma barraca de cachorro quente que não
entrega cachorro quente, não sabe fazer, e analisando friamente, no momento é o
que ela é.
Não cabe nostalgia, lembrar-se da
McLaren/Honda de Senna, na Formula 1 a ultima corrida é passado, o que vale
hoje é o GP do Canadá e na segunda feira o GP do Canadá será passado.
Formula 1 é negócio, e em negócios, se você
tem uma fábrica de motores e não entrega motores, você esta no negocio errado,
mesmo que no passado você já tenha produzido os melhores motores do mundo.
Sucesso, no esporte ou nos negócios é
fazer o que se propõe a fazer, a partir do momento que você se propôs a fazer
um cachorro quente e entrega um misto frio, esta na hora de repensar sua
empresa.