Pular para o conteúdo principal

Copa Truck: 10 coisas que você precisa saber.



Com o lançamento da mais nova categoria de Caminhões muitas perguntas surgiram, na semana passada, ao postar um vídeo sobre o lançamento da Copa Truck, que aconteceu no ultimo dia 27 de Abril, automaticamente vieram os comentários com varias perguntas, aqui estão respostas para as dez duvidas mais frequentes.

Formula Truck e Copa Truck são categorias distintas: A Copa Truck é uma categoria de Caminhões idealizada pela ANET (Associação de Pilotos de Truck), esta associação foi criada por Pilotos e donos de Equipes que se retiraram da Formula Truck, os motivos, já foram divulgados em matéria aqui no blog com o título (Formula Truck: Dividida). Hoje, como resultado, contamos com dois Eventos de Corrida de Caminhões, a Formula Truck que já segue para sua terceira etapa, e a Copa Truck que terá seu inicio no próximo dia 28 de Maio no Autódromo de Goiânia.

Formato do Campeonato: Por força de lei, a CBA só homologa um Campeonato Nacional de Corrida de Caminhões, ou seja, a Copa Truck não poderia neste seu ano de estreia ser um campeonato Brasileiro. A solução legal foi regionalizar e criar um formato de Copas em três regiões; Copa Centro-Oeste, Copa Nordeste e Copa Sudeste. Ao final será somada a pontuação de cada Copa e com isso será conhecido o Campeão geral.

Os Estados do Sul: A pergunta mais frequente após o lançamento do Calendário. Esta questão envolve muita política e nada tem a ver com a Categoria Copa Truck e seus organizadores. Isto tem a ver com a eleição para a presidência da CBA em que as Federações do Paraná e Rio Grande do Sul apoiaram o candidato derrotado nesta eleição, numa clara retaliação ao apoio que o presidente eleito demonstra com relação a esta nova Categoria, as Federações do Sul até o momento se recusam a receber a Copa Truck em seus Estados. As negociações continuam e existem até datas reservadas caso a Categoria e estas Federações cheguem a um acordo.

Quem organiza o Evento: A organização da Copa Truck será gerida por Carlos Col, ninguém menos que o responsável direto por tornar a Stock Car o que é hoje, quase uma garantia de sucesso para a Copa Truck que conta também com o apoio da Sport Promotion (Marketing Esportivo) e da Aubergine Panda (Mídia Digital).

Transmissão pela TV: A transmissão das corridas será feita pelos canais Sportv e o pacote de mídia conta ainda com 10 minutos na programação da Rede Globo (a confirmar) durante o Domingo Espetacular com resumo da corrida do final de semana anterior a exemplo do que já acontece com a Stock Car.

Quem serão os pilotos: A Copa Truck terá em seu grid a “nata” em se tratando de Pilotos de Truck, o grid marcará a volta de Renato Martins às pistas, além dele, nomes que dispensam apresentação e que fizeram parte deste sucesso que as corridas de caminhões se tornaram, entre eles, Felipe Giaffone, Djalma Fogaça, Débora Rodrigues, Beto Monteiro, Roberval Andrade, Leandro Totti, André Marques, Regis Boesio, Luiz Lopes, Adalberto Jardim e Davi Muffato entre outros. Alguns nomes, inclusive que hoje correm na outra Categoria de Caminhões podem confirmar presença em breve. Outra novidade é que os Pilotos das Regiões onde a Copa Truck ira passar, poderão disputar as duas corridas validas pela Copa da sua região.

Quem corre na Copa Truck pode correr em outra Categoria: Não há nada que impeça um piloto da Copa Truck de participar em paralelo de outra Categoria, muito menos de pilotos de outra Categoria em disputar a Copa Truck. A duvida seria quanto à homologação da Copa Truck e sendo ela uma Categoria Regional, com este formato de três copas, uma em cada região e avalizada pelas Federações, o que torna o campeonato absolutamente legal. Um fato novo é que hoje os pilotos da Copa Truck poderão, por exemplo, participar do Evento Corrida de duplas da Stock Car, o que era proibido por contrato pelo outro campeonato de caminhões.

A Copa Truck pode se tornar um Campeonato Brasileiro: A possibilidade existe e é clara. Hoje a CBA é detentora do Campeonato Brasileiro de Caminhões, e cede como concessão para que Promotores Organizem o campeonato, até hoje a promoção deste campeonato foi concedida a atual organizadora da Formula Truck, este contrato de concessão é valido por um ano, e ao final de 2017, será elaborada uma nova carta convite convocando promotores interessados a organizar o Campeonato Brasileiro de 2018, se a Promotora da Copa Truck participar e ganhar a licitação poderá ser a organizadora do Brasileiro de 2018. E como é hoje, nada impedirá a outra categoria de caminhões de realizar seu campeonato regionalizado como hoje faz a Copa Truck.

A quem pertence à Copa Truck: Algo incomum nos dias de hoje, a Copa Truck é resultado da união de pilotos e donos de Equipes, incomum, pois nos dias de hoje o que notamos no automobilismo em geral é a desunião, briga de egos e concorrência. O fato de a Copa Truck pertencer a uma Associação indica que as decisões mais importantes serão tomadas de forma democrática e acima de tudo visando o bem comum da categoria.

Calendário das Corridas: O calendário elaborado é divido em três Copas. Copa Centro Oeste (28/05 Goiânia e 11/06 Campo Grande) Copa Nordeste (09/07 Caruaru e 23/07 Fortaleza) Copa Sudeste (15/10 Curvelo e 03 ou 17/12 São Paulo). Os meses de Agosto e Setembro estão reservados para a Copa Sul  caso as negociações com as Federações do Paraná e Rio Grande do Sul avancem.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta