Regii, sobre meu ponto de vista,
antigamente o nosso automobilismo era mais praticável, embora as dificuldades
também existissem, porem a 15, 20 anos atrás, os recursos eram maiores,
tínhamos um acesso mais flexível às empresas, era mais atrativo, elas eram mais
receptivas com aqueles pilotos que sempre dependeram de patrocínio, assim como
eu.
Hoje nosso automobilismo se
resume em oportunidades para os mesmo de sempre, as categorias chamadas TOP, a
cada ano mais competitivas, mais tecnológicas e mais caras, e vemos sempre os
mesmos pilotos, a diferença é que alguns mudam de equipes, mas a roda é a
mesma. Dificilmente se vê um jovem talento com oportunidade, não existe um
programa de planejamento e desenvolvimento como existe na Europa e EUA.
Antes aqui no Brasil, os pilotos
sonhavam em disputar categorias Europeias, mas os custos eram impraticáveis,
hoje o inverso acontece, somos o país com o Km rodado de pista mais caro do
mundo, e com isto, Europa e EUA passam a ser países com mais atrativos, alem da
falta de oportunidade, planejamento e desenvolvimento que citei anteriormente.
Nossa economia também mudou
muito, porem vemos grandes empresas apoiando as categorias Tops, mas repito,
sempre com os mesmos. Por que isso acontece? Será que não somos capazes de guiar
um carro daqueles? Porque na Europa as chances e oportunidades, aliados aos
custos são muito mais atrativas?
Categorias de altíssima
competitividade, com pilotos renomados, a exemplo do ano passado que
compartilhei o carro com Freddy Hunt, Mathias Lauda, será que não sou capaz de
guiar um carro aqui em meu país em uma categoria Top?
É lamentável ver nosso
automobilismo tão limitado a cada ano, isto contribui para que não seja mais
atrativo para as grandes empresas e montadoras. Cadê o apoio das emissoras?
Na Europa a cada ano que passa
aumenta o numero de emissoras que apoiam as categorias de base assim como as
semi profissionais, a exemplo da Nascar Whelen Euro Series, na qual estou
envolvido há 4 anos, hoje esta é transmitida pelas principais emissoras da
Europa e demais continentes para mais de 200 países, isso em virtude do
sucesso, é uma serie oficial da Nascar na
Europa, isso com custos inferiores as
categorias Nacionais.
Aqui o automobilismo é
profissional para poucos, não podemos culpar somente as entidades responsáveis
pela falta de estrutura, planejamento e desenvolvimento para novos talentos.
Espero um dia ver o nosso automobilismo como era há 20 anos, onde o mundo
aplaudia nosso esporte e nossos talentos.
(William Ayer)