Existem varias linhas na minha
concepção, que influenciam para que o esporte a motor esteja fadado a até mesmo
deixar de existir no Brasil, não que seja este meu desejo, e acredito de
ninguém que trabalhe neste meio, mas precisamos debater o assunto enquanto
nosso esporte ainda existe.
Chamar o automobilismo de esporte
de elite é muito complicado, quando não se conhece as categorias menores ou
menos expressivas, assim como você conhece, eu conheço e a maioria dos pilotos
que hoje estão em categorias maiores, tiveram de passar por uma categoria Regional.
A gente sabe que grande maioria
dos pilotos destas categorias regionais não é assim tão abastado de dinheiro
como se pensa, mas que a maioria faz um esforço sobre humano para estar
participando destas corridas. A nível regional o esporte não anda bem,
principalmente por que existem alguns fatores que prejudicam e muito o esporte
a motor a nível regional, estadual e nacional, a partir do momento em que se
formam cartéis, é muito difícil você conseguir voltar atrás, recuperar o
prestigio e a popularidade, toda forma de cartel ou monopólio, prejudica
qualquer tipo de atividade.
Por que o basquete de uns anos
para cá vem se popularizando no Brasil? Lógico, que uma bola de basquete custa
infinitamente mais barato que um Kart, mas o basquete por décadas foi tratado
por pessoas de sua federação como fonte de renda e nada mais, a partir do
momento em que assumiu um presidente que realmente gosta do esporte e fez com
que o esporte começasse a ser divulgado, batalhou por apoio para o esporte, a
coisa foi ficando mais popular e hoje temos ai o NBB, um grande sucesso, hoje
em dia você vai a uma praça publica e vê muita gente jogando basquete, com o
tênis, o corte de cabelo e camisas de times nacionais e internacionais e isso
influencia muito.
Hoje o esporte a motor no Brasil
não tem um ídolo a nível mundial como foi Ayrton Senna, já se passaram mais de
vinte anos, não vale nem a pena a gente voltar lá atrás e tentar buscar
respostas, mas, eu tenho exatamente este tempo de automobilismo, vinte e um
anos, e eu já vi autódromos de pista de terra, que é caracterizado como o
esporte mais amador dentro do automobilismo, lotados com mais de 70 mil
pessoas, isso por que sempre era feita uma divulgação nas cidades, os pilotos
eram populares, o custo pra entrar não era caro e o custo pra manter os carros
de corrida não era caros.
Aí outro fator que prejudica o
esporte a motor, por exemplo, um Kart custa 20 mil reais, se este fosse o maior
o maior investimento e com um pouco de dinheiro você conseguisse mantê-lo, era
até aceitável, mas não, o piloto é explorado de todas as formas, a gente é
explorado pela CBA, depois pela Federação, depois pelo automóvel clube, depois
pelos proprietários de pistas particulares, depois pelos fornecedores de peças,
pelos fornecedores de combustível e finalmente pelos preparadores.
A presidência da CBA agora vai
mudar e a gente torce para que o novo presidente seja um pouco mais dedicado,
que se relacione melhor com nossos governantes e brigue por leis que façam com
que as indústrias automotivas voltem a fortalecer o esporte, que ao invés de permitir
que se destruam praças automobilísticas como foi com Jacarepaguá, brigue para
que isto não aconteça e apoie a criação de novas praças.
Nos não temos força
representativa de lado nenhum, estamos à mercê de pessoas em federações visando
lucro, pelo que gera de dinheiro uma etapa de corrida de carros, é absurdo o
que é distribuído como premiação, não se da valor ao principal ator da peça que
é o piloto. É impossível você achar que está certo, meia dúzia de ferro custar
30 mil reais, sabendo de como é feita a produção é absurdamente caro.
Como popularizar um esporte que
não aparece na televisão, não tem mídia, que não tem uma propaganda no radio,
que não tem um outdoor na rua ou um panfleto informando que vai ter corrida?
Hoje, praticamente já não temos
representantes na Formula 1, Felipe Massa esta retornando, mas apenas por um
ano, e não mais teremos um piloto Brasileiro na Formula 1, um pais que sempre
foi bem representado na categoria, infelizmente isso o reflexo do que acontece
hoje no automobilismo brasileiro, o automobilismo esta falindo, estamos à beira
de perder a Formula Truck, estamos falando da Categoria que mais leva publico
aos Autódromos, é uma absurdo, estão querendo dividir a categoria e tudo o que
se divide complica, nos temos que somar e não dividir.
(Rafael Lupatini)