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Quanto custa? Versão 2017












Nesta atualização da nossa série que entrega os custos das diversas categorias aos pilotos, sobre tudo visando os jovens talentos que almejam um degrau acima do Kartismo, para em fim decolar em uma carreira que pode levá-lo ao profissionalismo dentro do automobilismo, seguimos buscando a qualidade aliada ao preço.
Dentre as dezenas de categorias nacionais e até sul-americanas, a grande maioria não vê os jovens e até certo ponto inexperientes pilotos como um alvo para suas vagas, isto é até certo ponto lógico, hoje o automobilismo é feito exclusivamente por dinheiro e com dinheiro, e o alvo acaba sendo os pilotos já formados ou os que aqui prefiro chamar de bem nascidos ou pagantes. Mas o kartismo em sua grande maioria é feito por apaixonados, com ou sem dinheiro, é um ambiente onde observamos centenas de verdadeiros talentos, muitos deles sem verba ou apoio para mostrar este talento em outras categorias.
Nos últimos anos, o termo categoria escola vem sendo cada vez mais usado, muitas vezes usado até em alguns campeonatos onde na verdade o que se vê são pilotos com medias de idade de 25 a 30 anos, e a juventude de verdade passa longe, muito longe. Nada contra, apenas acho que uma categoria escola realmente deveria ser formada por jovens pilotos, se possível reais talentos.
Categoria escola, escola mesmo, não vejo nenhuma, assim como tivemos até uma agradável experiência com a extinta Formula Future, criada pelo Piloto da Williams Felipe Massa e foi sem duvida uma Categoria Escola de Verdade, e para citar apenas um dos nomes formados por lá cito Nicolas Costa atual campeão Italiano de GT, entre muitos outros.

Destaco aqui duas, apenas duas categorias que embora não devam ser consideradas como escola, mas que pelo critério do custo beneficio, conseguem aproximar os pilotos recém saídos do Kart à um certo profissionalismo, com equipamentos mais complexos e visibilidade aos apoiadores.

São elas, a Formula Inter com direcionamento para monopostos e a Sprint Race com direcionamento para o Turismo. Claro que como no ano passado irão aparecer os defensores de suas Categorias reclamando por não terem sido mencionados, porem, meu critério na escolha é uma avaliação entre Preço VS Equipamento oferecido, resultando em real aprendizado e isso é bem diferente de simplesmente participar de um campeonato entregando milhares de reais e finalizando o ano sem nenhum resultado pratico e com a conta bancaria vazia. Agora que esclareci vamos a elas:


Categoria de Formula (monoposto)
Formula Inter
A que mais se aproxima de uma Categoria Escola, isto pelo inédito sistema de incubadora que resumindo consiste na escolha de dez alunos, já escolhidos por concurso promovido pela F-Inter, estes terão aulas não só de técnicas de pilotagem, como marketing e mídia, recebem apoio na busca de patrocínio e disputam um campeonato a parte, em cada etapa, um destes alunos tem a chance de pilotar o carro da incubadora e o que melhor resultado alcançar, terá como premio a temporada de 2017/2018 subsidiada pela F-Inter.


Alem disso a recém-lançada, a Formula Inter, promete ser mais que uma nova categoria, e sim, um novo conceito, com um equipamento totalmente nacional e com um custo relativamente baixo dentro do que promete, esta é a receita. Idealizada por conhecedores de automobilismo capitaneados por Roberto Puppo Moreno que dispensa apresentações a F-Inter conta com um equipamento realmente de ponta em todos os pontos de vista, onde os pilotos terão pela frente todas as nuances e possibilidades de acertos que se encontram nas maiores categorias de Formula do mundo. Noções de Down Force, equilíbrio, balanço de freios e regulagens de barras. As noções de acerto de carro serão realmente adquiridas nesta categoria.



Quanto Custa?
Custo: Sistema ‘seat and drive’ R$153.890,00 ou R$13.990,00 por etapa.
Ficha Técnica:
Equipamento: Chassi Tubular MG-15 semi-monocoque crash Box. 
Suspensão: ‘push rod’ triangulo sup. Inf. Com uniballs e barra estabilizadora. 
Amortecedores e molas com bump e rebound, molas com carga variável. 
Freios quatro disco ventilados com distribuição de carga regulável no cockpit. Pneus Pirelli PZero Slick. Asa em Fibra de Carbono. 
Aerofólio em fibra de carbono regulável. 
Motor 2.0 litros, 4 cilindros em linha, 16 valvulas, potencia de 191 hp a 6000 rpm. 
Cambio 5 marchas em H.
Campeonato: 11 Etapas junto com o Paulista de Automobilismo.
Informações: Facebook.com/formulainter




Categoria de Turismo
Sprint Race

Lançada em 2012 e já consolidada, a Sprint Race foi pioneira em oferecer um equipamento de ponta a custos mais atrativos, porem sem perder a qualidade. Isso é possível porque a categoria buscou parceiros sérios e comprometidos com o automobilismo e com isso cosegue subsidiar parte dos custos, com isso o custo final para o piloto se torna atraente e daí o sucesso da categoria e o grid sempre cheio.
 
A Sprint Race, é uma excelente “escola” para pilotos que deixam o Kart e miram as categorias de Turismo como Brasileiro de Marcas e Stock Car entre outras, nestes cinco anos de existência a categoria cumpriu seu papel formando pilotos que hoje se destacam no cenário nacional e internacional, nomes como Gaetano Di Mauro, Guilherme Salas, Flavio Lisboa e  Gustavo Frigoto  apenas para citar alguns.
As disputas proporcionadas por conta do equilíbrio entre os carros, preparam os pilotos em uma corrida com disputas de posições em praticamente todas as voltas.
Com um equipamento que nada deixa a desejar frente a qualquer outra categoria com custos bem mais altos, a Sprint Race deve ser considerada como sendo o melhor primeiro passo após o Kart, com o melhor custo beneficio para quem pretende seguir carreira nas categorias de turismo.

Quanto Custa?
Custo: Sistema ‘seat and drive’ R$280.000,00 ou R$35.000,00 por etapa. (8 Etapas, 2 corridas por Etapa + 1 corrida extra) Ou seja, R$ 16.470,58 por corrida. Possibilidade de dividir o carro com outro piloto e é claro, custo pela metade neste caso.
Ficha Técnica:
Chassi: Tubular spaceframe revestido de chapas de alumínio. Piso plano de Madeira e difusor em fibra de vidro. Tanque de combustível de borracha com espuma.
Freios: Dopler cáliper 6 pistões e discos 330x30mm. Disco Fremax e Pastilhas Ecopads
Pneus: Pirelli 265/645 – R18
Suspensão: Duplo triangulo e push rods.
Amortecedor: JRZ 2 vias regulagem de bump e rebound.
Cambio: Sadev traseiro longitudinal, 6 marchas, sequencial com Power Shift.
Motor: V6, 3.6 litros – 270cv.
Campeonato: 8 Etapas disputadas em Curitiba, Londrina, Cascavel e Interlagos.
Informações: Facebook.com/sprintracebrasil ou www.sprintrace.com.br





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