Nesta atualização da nossa série que entrega os custos das diversas categorias aos pilotos, sobre tudo visando os jovens talentos que almejam um degrau acima do Kartismo, para em fim decolar em uma carreira que pode levá-lo ao profissionalismo dentro do automobilismo, seguimos buscando a qualidade aliada ao preço.
Dentre as dezenas de categorias
nacionais e até sul-americanas, a grande maioria não vê os jovens e até certo
ponto inexperientes pilotos como um alvo para suas vagas, isto é até certo
ponto lógico, hoje o automobilismo é feito exclusivamente por dinheiro e com
dinheiro, e o alvo acaba sendo os pilotos já formados ou os que aqui prefiro chamar
de bem nascidos ou pagantes. Mas o kartismo em sua grande maioria é feito por
apaixonados, com ou sem dinheiro, é um ambiente onde observamos centenas de
verdadeiros talentos, muitos deles sem verba ou apoio para mostrar este talento
em outras categorias.
Nos últimos anos, o termo
categoria escola vem sendo cada vez mais usado, muitas vezes usado até em
alguns campeonatos onde na verdade o que se vê são pilotos com medias de idade
de 25 a 30 anos, e a juventude de verdade passa longe, muito longe. Nada contra,
apenas acho que uma categoria escola realmente deveria ser formada por jovens
pilotos, se possível reais talentos.
Categoria escola, escola mesmo,
não vejo nenhuma, assim como tivemos até uma agradável experiência com a
extinta Formula Future, criada pelo Piloto da Williams Felipe Massa e foi sem
duvida uma Categoria Escola de Verdade, e para citar apenas um dos nomes
formados por lá cito Nicolas Costa atual campeão Italiano de GT, entre muitos
outros.
Destaco aqui duas, apenas duas
categorias que embora não devam ser consideradas como escola, mas que pelo
critério do custo beneficio, conseguem aproximar os pilotos recém saídos do
Kart à um certo profissionalismo, com equipamentos mais complexos e
visibilidade aos apoiadores.
São elas, a Formula Inter com direcionamento para monopostos e a Sprint Race com direcionamento para o Turismo.
Claro que como no ano passado irão aparecer os defensores de suas Categorias
reclamando por não terem sido mencionados, porem, meu critério na escolha é uma
avaliação entre Preço VS Equipamento oferecido, resultando em real aprendizado
e isso é bem diferente de simplesmente participar de um campeonato entregando
milhares de reais e finalizando o ano sem nenhum resultado pratico e com a
conta bancaria vazia. Agora que esclareci vamos a elas:
Categoria de Formula (monoposto)
Formula
Inter
A que mais
se aproxima de uma Categoria Escola, isto pelo inédito sistema de incubadora
que resumindo consiste na escolha de dez alunos, já escolhidos por concurso
promovido pela F-Inter, estes terão aulas não só de técnicas de pilotagem, como
marketing e mídia, recebem apoio na busca de patrocínio e disputam um
campeonato a parte, em cada etapa, um destes alunos tem a chance de pilotar o
carro da incubadora e o que melhor resultado alcançar, terá como premio a
temporada de 2017/2018 subsidiada pela F-Inter.
Alem disso a
recém-lançada, a Formula Inter, promete ser mais que uma nova categoria, e sim,
um novo conceito, com um equipamento totalmente nacional e com um custo
relativamente baixo dentro do que promete, esta é a receita. Idealizada por
conhecedores de automobilismo capitaneados por Roberto Puppo Moreno que
dispensa apresentações a F-Inter conta com um equipamento realmente de ponta em
todos os pontos de vista, onde os pilotos terão pela frente todas as nuances e
possibilidades de acertos que se encontram nas maiores categorias de Formula do
mundo. Noções de Down Force, equilíbrio, balanço de freios e regulagens de
barras. As noções de acerto de carro serão realmente adquiridas nesta
categoria.
Quanto Custa?
Custo: Sistema ‘seat and drive’ R$153.890,00 ou R$13.990,00
por etapa.
Ficha Técnica:
Equipamento:
Chassi Tubular MG-15 semi-monocoque crash Box.
Suspensão:
‘push rod’ triangulo sup. Inf. Com uniballs e barra estabilizadora.
Amortecedores
e molas com bump e rebound, molas com carga variável.
Freios quatro
disco ventilados com distribuição de carga regulável no cockpit. Pneus Pirelli
PZero Slick. Asa em Fibra de Carbono.
Aerofólio em
fibra de carbono regulável.
Motor 2.0
litros, 4 cilindros em linha, 16 valvulas, potencia de 191 hp a 6000 rpm.
Cambio 5
marchas em H.
Campeonato:
11 Etapas junto com o Paulista de Automobilismo.
Informações:
Facebook.com/formulainter
Categoria
de Turismo
Sprint
Race
Lançada em 2012 e já consolidada, a Sprint
Race foi pioneira em oferecer um equipamento de ponta a custos mais atrativos,
porem sem perder a qualidade. Isso é possível porque a categoria buscou
parceiros sérios e comprometidos com o automobilismo e com isso cosegue
subsidiar parte dos custos, com isso o custo final para o piloto se torna
atraente e daí o sucesso da categoria e o grid sempre cheio.
A Sprint Race, é uma excelente
“escola” para pilotos que deixam o Kart e miram as categorias de Turismo como
Brasileiro de Marcas e Stock Car entre outras, nestes cinco anos de existência
a categoria cumpriu seu papel formando pilotos que hoje se destacam no cenário
nacional e internacional, nomes como Gaetano Di Mauro, Guilherme Salas, Flavio
Lisboa e Gustavo Frigoto apenas para citar alguns.
As disputas proporcionadas por
conta do equilíbrio entre os carros, preparam os pilotos em uma corrida com
disputas de posições em praticamente todas as voltas.
Com um equipamento que nada deixa
a desejar frente a qualquer outra categoria com custos bem mais altos, a Sprint
Race deve ser considerada como sendo o melhor primeiro passo após o Kart, com o
melhor custo beneficio para quem pretende seguir carreira nas categorias de
turismo.
Quanto Custa?
Custo: Sistema ‘seat and drive’ R$280.000,00 ou R$35.000,00
por etapa. (8 Etapas, 2 corridas por Etapa + 1 corrida extra) Ou seja, R$
16.470,58 por corrida. Possibilidade de dividir o carro com outro piloto e é
claro, custo pela metade neste caso.
Ficha Técnica:
Chassi: Tubular spaceframe revestido de chapas de alumínio.
Piso plano de Madeira e difusor em fibra de vidro. Tanque de combustível de
borracha com espuma.
Freios: Dopler cáliper 6 pistões e discos 330x30mm. Disco
Fremax e Pastilhas Ecopads
Pneus: Pirelli 265/645 – R18
Suspensão: Duplo triangulo e push rods.
Amortecedor: JRZ 2 vias regulagem de bump e rebound.
Cambio: Sadev traseiro longitudinal, 6 marchas, sequencial
com Power Shift.
Motor: V6, 3.6 litros – 270cv.
Campeonato: 8 Etapas disputadas em Curitiba, Londrina,
Cascavel e Interlagos.
Informações: Facebook.com/sprintracebrasil ou
www.sprintrace.com.br
Oferecido por: