Pular para o conteúdo principal

Blancpain Sprint Series: É o Brasil no alto do pódio - BMW Team Brasil vence pela primeira vez.


Equipe de Antonio Hermann e Washington Bezerra começa o ano com o pé direito e fazendo a festa em Nogaro (Fra). Dupla Dirk Müller/Maxime Martin fatura a vitória. Irmãos Sperafico chegam em décimo e também pontuam.

 
A segunda-feira (6) começou com festa brasileira em Nogaro (Fra) onde ocorreu a Corrida Principal do Blancpain Sprint Series, válida pela primeira etapa do ano. A tão sonhada vitória, e que passou muito perto na temporada 2014, se concretizou nesta manhã e isso dá ainda mais motivação para o time de Antonio Hermann e Washington Bezerra, que faz seu terceiro ano em solo europeu. A vitória suada e acirrada nas voltas finais veio das mãos (e pés) de Dirk Müller/Maxime Martin, a bordo do BMW Z4 #77, que correu como convidados, substituindo a dupla titular Átila Abreu/Valdeno Brito. Os Audis R8 de Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli, em segundo e Christopher Mies/Enzo Ide, em terceiro, completaram o pódio. Os irmãos Sperafico, no BMW Z4 #0, que substituíram Cacá Bueno/Sérgio Jimenez, concluíram a prova em décimo e também pontuaram. Na próxima semana (dia 12), o BMW Team Brasil terá o primeiro desafio no Blancpain Endurance Series, em Monza (Ita), e contará com a presença de seus pilotos titulares: Bueno, Jimenez e Felipe Fraga no BMW Z4 #0 e Brito, Abreu e Ricardo Sperafico no BMW Z4 #77.

A corrida começou movimentada e logo na primeira volta o belga Maxime Martin, responsável pela primeira metade da prova, assumiu a liderança, superando o Audi #3, naquele momento guiado por Stephane Richelmi, que largou da pole position. Martin manteve uma tocada forte, chegando a abrir mais de 4s, e ficou na ponta da tabela até a abertura do pit stop. O elenco brasileiro, novamente, fez um trabalho excelente para a troca de pneus. Mas quando Dirk Müller assumiu o controle do BMW Z4 #77, um pequeno problema no botão de ignição, o fez perder alguns segundos, o que dificultou mais a briga pela vitória, pois o alemão voltou à pista em segundo lugar. Mas com paciência, Müller soube usar sua experiência para superar o Audi #2, de Enzo Ide, e reassumir a liderança da prova. Na mesma manobra, Ide facilitou a vida do companheiro de equipe, Stephan Ortelli, do Audi R8 #3, que ficou em segundo e perseguiu Müller até as voltas finais, fazendo com que os últimos 20 minutos da prova fossem eletrizantes. Mas desta vez, e com uma melhor equalização dos BMW´s Z4 (uma solicitação antiga da equipe brasileira), a vitória foi mesmo verde e amarela. Vale lembrar que a dupla já havia subido ao pódio no domingo (5), com o segundo lugar na Corrida Classificatória.

No outro carro do elenco brasileiro, o BMW Z4 #0, Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico, que largou do nono lugar, buscou posições e em pouco tempo, Ricardo, que fez a primeira parte da prova, ocupava o sétimo lugar. O paranaense bem que tentou novas ultrapassagens, mas não encontrou espaços no apertado circuito francês de Paul Armagnac. O pit stop dos irmãos Sperafico também foi muito bem executado, fazendo com que Rodrigo assumisse o BMW Z4 #0, para a segunda metade, em sétimo. Mas as disputas neste pelotão também foram acirradas e o BMW Z4 #0 acabou caindo para décimo, posição em que encerrou a prova, marcando um ponto para a equipe BMW Team Brasil na classificação geral. Na prova de domingo, eles terminaram em nono, depois de largar em último.

Antonio Hermann, Team Principal do BMW Team Brasil, destacou que a vitória é fruto de um trabalho constante, e que aconteceu devido ao esforço e dedicação de todo o elenco. Ele reforçou que isso dá ainda mais confiança para o time na temporada, especialmente com o retorno de seus pilotos titulares. "Estamos todos muito felizes. Antes da corrida começar, eu já dizia que iríamos vencer hoje. Estávamos muito confiantes e agora vamos pra Monza pra ganhar lá também na abertura do Endurance. Essa vitória é fruto de muito trabalho, chegamos perto dela várias vezes no ano passado, mas é também uma resposta a nossa luta pela equalização dos carros. Mostra que estávamos certos em solicitar isso e agora estamos competitivos. Em condições iguais, vamos brigar juntos sempre. A equipe toda está de parabéns. Hoje fizemos novamente um pit stop espetacular, mas o Müller teve um probleminha com o botão de ignição e perdeu alguns segundos, o que tornou nossa vida um pouco mais difícil na briga pela vitória. Mas, no final, deu tudo certo. Estamos bastante confiantes para o restante da temporada com as nossas duplas brasileiras", enfatizou Hermann.

Maxime Martin comemorou a vitória, e agradeceu a equipe brasileira por lhe entregar um carro bom e competitivo. "Estamos muito felizes com esta vitória. Eu acho que foi crucial assumir a liderança tão cedo e eu usei um pouco da minha experiência para passar na primeira volta. Depois eu tive uma corrida limpa e pude abrir um pouco. Perdemos um pouco de tempo no pit stop, mas o Dirk fez um grande trabalho para retomar a liderança e para controlar Stephane Ortelli nos momentos finais da corrida. Temos que dizer obrigado ao BMW Sports Trophy Team Brasil por nos dar um carro realmente bom. Tornamo-nos mais e mais fortes no fim de semana e ganhamos a corrida mais importante", ressaltou o piloto belga.

Dirk Müller também agradeceu ao elenco verde e amarelo e ficou feliz em comemorar junto com os brasileiros. "Em primeiro de tudo, quero dizer um grande muito obrigado a todos. Foi uma vitória muito emocionante e foi muito bom ver os caras comemorarem. Maxime fez uma largada fantástica e abriu uma boa diferença. Infelizmente eu cometi um pequeno erro no pit stop. A parada e a troca de pilotos foram incrivelmente rápidas, até mais do que eu esperava. Mas, não pressionei o botão de ignição corretamente e isso nos custou tempo. A partir de então eu fui para o ataque. Foi muito divertido. Retomei a liderança com uma grande ultrapassagem. Depois eu pude controlar a prova e o Audi atrás de mim. Foi realmente fantástico. Obrigado ao Maxime e a toda a equipe que fez um trabalho brilhante no fim de semana. Eles realmente merecem a vitória", destacou Müller.

Ricardo Sperafico resumiu que o fim de semana não foi como imaginou, devido aos problemas que tiveram, mas ficou feliz em ver a vitória da equipe. "Não foi um final de semana como a gente esperava. Tivemos alguns problemas no qualifying e, na Corrida Classificatória, onde largamos em último, mas nos recuperamos e terminamos em nono. Hoje, tínhamos uma expectativa boa, mas o nosso carro não teve o ritmo que esperávamos. Apesar disso, estamos felizes pelo resultado da equipe, pela vitória e foi muito positivo em geral, porque não tivemos nenhum acidente, então foi excelente para todos. Começamos o ano bem e agora vamos trabalhar para melhorar o ritmo do BMW Z4 #0 também e ir pra frente", comentou.

O paranaense de Toledo, que estará no grid da primeira etapa do Endurance, com Átila e Valdeno, falou das expectativas para a etapa que acontece semana que vem. "Em Monza, eu vou correr com o Átila e o Valdeno, assumindo o carro que venceu a corrida de hoje. Mas lá será uma prova de Endurance e muda bastante coisa, como os compostos dos pneus, os freios, entre outros. É uma corrida bem diferente, mas a expectativa é a melhor possível e vamos ver se o carro corresponde bem também nas provas de longa duração. É uma prova mais competitiva, com 60 carros inscritos, diferente também na duração, já que aqui é meia hora pra cada piloto e lá são três pilotos, uma hora pra cada. Vamos lutar para começar bem também", finalizou.

Resultado Corrida Principal em Nogaro:
1) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 41 voltas
2) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8), a 0.368
3) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), a 8.322
4) Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), a 20.798
5) Marco Seefried/Norbert (Siedler Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), a 23.766
6) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 46.772
7) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8LMS Ultra), a 50.188
8) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), a 50.856
9) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3), a 59.041
10) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil,

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta