Pular para o conteúdo principal

Globo deixa "vazar" conversas na cabine da F1 e fica claro: "Não vamos criar falsas expectativas".

Aconteceu novamente, a Globo mais uma vez deixou vazar alguns diálogos da equipe de transmissão minutos antes da entrada relâmpago para o Q3, uma semana antes o mesmo havia acontecido desta vez antes da abertura da transmissão do Q3 do GP de Spa. Tudo isto capturado e muito bem relatado pelo Blog do Victor Martins do Grande Premio como podem conferir clicando aqui e aqui
Todos nos já tínhamos esta nítida impressão de que a Globo, numa forma errônea de pensar, acha que a audiência da Formula 1 no canal são de pessoas que torcem por Brasileiros, e por isso, a teoria da boa noticia, muitas vezes narrando algo que absolutamente não estava acontecendo. Alguns cúmulos aconteceram durante os últimos cinco anos, tanto na Globo quanto no Sportv, sobre tudo quando o companheiro de Felipe Massa era Fernando Alonso, mesmo tendo o melhor piloto da atualidade como companheiro, o brasileiro era apresentado na tela da emissora, como um injustiçado pela Ferrari, assim como foi feito com Rubens Barrichello. Teve até o episodio ridículo protagonizado pelo narrador do Sportv Sergio Mauricio que mandou um sonoro "Chupa Alonso"  no ar.
A Globo custou a entender que 90% de sua já pequena audiência na Formula 1 é formada por pessoas que entendem um mínimo do que estão assistindo, pessoas que mesmo a distancia conseguem avaliar Felipe Massa como piloto, se alguns não têm conhecimento de causa por não terem sido pilotos, no mínimo sabem comparar Felipe Massa com seu companheiro de Equipe ou com qualquer outro piloto, entendem que este “gênio” que tenta nos empurrar goela abaixo, é apenas um bom piloto, piloto em nível de Formula 1 sim, mas nem perto do que nos tentam vender.
Parece que a emissora esta se dando conta disto e de que hoje em dia existem outros meios de nos informar, que existe o artifício de baixar o volume da TV e usar apenas a imagem gratuita da emissora e usar o áudio de qualquer radio que nos de uma ideia menos patriota do que acontece.
O que o áudio vazado nos revela, é uma nítida preocupação em não mais exagerar no “Felipismo”, pois os que ainda restam acompanhando as transmissões somos nos, os que sabem exatamente o que vem acontecendo, os que sabem analisar uma manobra como a batida de Felipe Massa no Canadá.
Abaixo segue a transcrição do dialogo entre Luís Roberto e Rubens Barrichello sobre como abordariam Felipe Massa e a Williams na entrada da transmissão do Q3.

Luís Roberto: Então, vamos pensar juntos, eu acho que agente tem dois caminhos, pelo nosso período ser curtinho demais, se o Felipe for bem de novo agora no Q2, agente pode focar no Felipe, eu digo que as duas Mercedes foram as mais rápidas, mas que a Williams andou muito bem com terceiro e quarto nos dois Q’s e o Felipe na Frente do Bottas nos dois Q’s, no Q1 um e agora no Q2, vamos ver o que vai rolar... Acho que seria legal agente focar né... O Bottas acabou de ir pra pista...

Rubens Barrichello: O Luiz a única coisa que agente tem que tomar cuidado nisso aí é que se chega no Q3 e ele apanha do Bottas hem?

Luís Roberto: Não, não, não... A ideia não é Felipe na frente do Bottas (mudando de ideia) é Williams em segundo, essa é minha ideia, entendeu? No sentido de olha... fez uma pole já no ano... por que não sonhar? Tipo... A Williams ta no pareo na luta aqui... entendeu... no sentido de...

Rubens Barrichello: É porque o Bottas... ainda... (silencio)

Luís Roberto: Se tem razão.... é perigoso mesmo sabe... se criar uma falsa expectativa é ruim, sempre é ruim né? Mas eu digo assim, se confirmar a Williams agora em segundo de novo aí é um fato concorda? Ainda mais se for assim com os dois carros. O resgate dos Q’s, se a Williams se confirmar em segundo eu acho que vale a pena agente... dizer isso né?

É natural a equipe conversar antes da abertura de uma transmissão, até mesmo sobre como será abordado determinado tema, mas as conversas entre Luís Roberto e Rubens Barrichello mostram também uma preocupação em especial com o que seria levado ao publico sobre o piloto Brasileiro até no sentido de abordar o piloto caso ele tivesse um resultado condizente no treino, o que, diferente de outras épocas, mostra um preocupação em não exagerar no otimismo como sempre fizeram. Mostra também um papel fundamental de Rubens Barrichello neste sentido de mediar às coisas, pois ninguém melhor que ele sabe do que acontece dentro da pista, e ele sabe que narrar uma coisa que não esta acontecendo, pode comprometer ainda mais as transmissões, em outras palavras, na duvida, narre o que esta acontecendo, apenas isto.
Quando perguntado sobre a abordagem do Q1 e Q2, caso o Brasileiro estivesse na frente do Bottas, como seria a narrativa, ele respondeu com outra questão: “Mas e se no Q3 ele apanha do Bottas”? Como quem diz, o que vale é a terceira parte do treino, e não adiante criar falsas expectativas.

Criar falsas expectativas é o que a Globo e o Sportv mais fizeram nos últimos anos que diz respeito a Formula 1, e se a partir de agora, tudo indica que querem evitar isto, talvez as coisas melhorem, pode até não aumentar a audiência, mas manterá boa parte do publico fiel da Formula 1, se isto é suficiente para manter as transmissões só o tempo dirá.    

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta