A corrida do milhão que acontece
neste final de semana quase passou despercebida, a grande mídia quase não toca
no assunto, o canal de TV que promete transmitir ao vivo a corrida, não faz
chamadas na programação, pelo contrario, o automobilismo vem perdendo espaço na
emissora inclusive com o corte de mais da metade do tempo de transmissão dos
treinos da Formula 1 e, cá entre nós, no ano que vem nem será mais exibido ao
vivo. Mas o assunto é Stock Car e ao
deslocar a etapa da Corrida do Milhão para Goiânia, parece que os organizadores
deslocaram também o interesse de publico e mídia da corrida. Não, nada contra o
Autódromo maravilhoso que foi praticamente reconstruído, nada contra a cidade e
o povo de Goiânia o mesmo aconteceria com qualquer cidade que não seja São
Paulo, e digo isto tecnicamente. Creio que cerca de 80% dos patrocinadores dos
carros se concentram na região de São Paulo, o que confere um interesse maior, empresas
fazem promoções com clientes e funcionários, espaços são ocupados, existe a tal
badalação que em outros locais é bem menor proporcionalmente. Junte tudo isto
ao fato de que a divulgação de massa é quase inexistente, o que vejo com mais frequência
são os próprios pilotos se esforçando para tentar salvar os investimentos de
patrocinadores exclusivos para esta corrida.
Nas redes sociais foi criada até
uma imagem padrão como chamada para corrida mudando apenas o carro de cada
piloto. Uma iniciativa legal, como complemento de divulgação, mas que acabou se
tornando quase que a única divulgação do evento.
Posso estar errado, mas não vejo nada em jornais, programas esportivos, chamadas na Tv, ou se isto acontece, nunca é
quando estou vendo.
Hoje fica a sensação de que a
Corrida Milionária teve uma divulgação Miserável.