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F4 Sudam será a nova categoria do automobilismo sul-americano.

Com proposta de baixo custo, campeonato promete resgatar as grandes disputas que marcaram época entre pilotos do continente nos anos 90.

Em meio a um cenário conturbado para as categorias de monopostos da América do Sul, um novo campeonato chega ao continente justamente para suprir essa ausência. Denominada Fórmula 4 Sudam, a competição servirá de escola para pilotos que pretendem sair do kart e ter o primeiro contato com um carro de corrida. Sob o comando da F4 Motorsports (Aruana SA) - uma empresa uruguaia formada para promover a categoria - e com chancela da FIA e Codasur, o campeonato tem como objetivo trazer pilotos de todo o continente e resgatar o formato da antiga Fórmula 3 Sul-americana, que transformou-se neste ano em Fórmula 3 Brasil.

"Todos os anos o kartismo brasileiro forma excelentes pilotos, mas que muitas vezes não têm oportunidade de fazer a transição para os monopostos, seja por falta de recursos financeiros ou impossibilidade de transferência para outro continente. A criação da F4 Sudam vem de encontro a essa necessidade", explicou o empresário Ricardo Tedeschi, um dos representantes da categoria no Brasil. "Queremos transformar a F4 numa verdadeira escola para jovens que tem 15, 16 anos. Vamos fornecer instrução técnica, de pilotagem, orientação sobre o uso da telemetria, entre outras ferramentas. O objetivo é preparar os pilotos para voos mais altos no futuro", complementou.

A filosofia do campeonato é oferecer igualdade de condição para todos os pilotos com baixo custo. Os chassis serão da empresa francesa Signatech, feitos em fibra de carbono com o padrão FIA de qualidade e segurança. O câmbio será o Sadev SL66 Sequencial e os motores Fiat de 150 cavalos darão oportunidade aos jovens de se desenvolverem como pilotos. O volante será o mesmo utilizado pela GP3, com aquisição de dados e sensores dos principais parâmetros de motor, força G, velocidade e freios. Assim, os pilotos terão a oportunidade de apender os conceitos básicos do automobilismo, sendo orientados por engenheiros disponibilizados pela organização.

"O pacote técnico e os custos são imbatíveis no que se refere às categorias similares pelo mundo. Os pilotos precisavam de uma opção com valor próximo ao investimento de uma temporada de kart, que proporcionasse projeção e experiência, mas sem necessidade de abandonar os compromissos com escola ou mudança para outros países ainda muito jovens", disse Luigi Di Nizo, que também representa a F4 Sudam no Brasil. "Para se ter uma ideia, a categoria está oferecendo testes com valores bem atrativos para os pilotos na pista sede, em El Pinar, no Uruguai. Nos próximos dias, quem quiser experimentar o carro terá um custo de mil dólares por aproximadamente 40 voltas. Isso é muito baixo, levando-se em conta os valores praticados atualmente pelas categorias do automobilismo mundial". Uma temporada completa da F4 Sudam custará 80 mil dólares.

No quesito esportivo, o campeonato será realizado em rodada dupla, com 20 corridas em dez etapas distribuídas em três países do continente: Brasil, Argentina e Uruguai. O formato do fim de semana será composto por dois treinos livres, uma classificação e duas corridas - uma no sábado, outra no domingo. Na Argentina, as provas farão preliminar da Top Race, uma das principais categorias do automobilismo nacional, e vão compor o pacote de transmissão ao vivo do evento. Serão seis provas na Argentina, três no Uruguai e uma no Brasil, em Curitiba.

Calendário 2014:
6 de abril - Mercedes (Uruguai)
4 de maio - El Pinar (Uruguai)
22 de junho - Chaco (Argentina)
3 de agosto - Termas de Río Hondo (Argentina)
24 de agosto - San Luís (Argentina)
14 de setembro - a confirmar (Argentina)
28 de setembro - La Pampa (Argentina)
19 de outubro - Curitiba (Brasil)
9 de novembro - Piriápolis ou Rivera (Uruguai)
14 de dezembro - a confirmar (Argentina)

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