Foi apresentado dias atrás, o carro de
2014 da Sprint Race, se valendo da velha máxima de que “em time que esta
ganhando não se mexe” o carro esteticamente nada mudou, porem o motor ficou
mais apimentado, os carros serão equipados com um propulsor V6 da GM de 3.6 litros gerando 278 cv, o
que deve tornar os SR ainda mais prazerosos de se guiar sem dúvida. Os custos
pra se andar na categoria continuam muito atrativos o que faz da Sprint Race a melhor opção para quem busca um carro altamente seguro, ainda
mais veloz, a um custo dentro da realidade, a temporada inteira de 2014 terá um
custo de 240 Mil, sendo oito etapas com rodadas duplas, a um valor de 15 Mil
por corrida, lembrando que este valor é para quem fechar a temporada inteira.
Minha opinião:
Os números comparados ao equipamento e ao
prazer que se sente ao pilotar o Sprint Race é quase uma piada, o carro é
seguro, pregado no chão e proporciona um vácuo inacreditável. O motor novo
reforçara ainda mais estas características sobre tudo nas retomadas onde o
motor da primeira versão, o de 2012 sofria um pouco.
O projeto todo, a forma de disputa a
equalização fina dos carros estão acima da média, com certeza, mas aí é que também
está o ponto negativo. A Sprint Race deveria ser a categoria perfeita para pilotos
que estão saindo do Kart e já tem em mente fazer carreira em carros de Turismo,
eu diria que seria o melhor “primeiro passo” para quem sonha com a Stock Car,
mas na pratica, a Sprint Race ainda é uma mescla entre gentleman drivers,
masters e alguns pilotos jovens. Em minha mente utópica e sonhadora, gostaria
de ver o grid todo formado por garotos de no máximo 18 anos, um apoio maior por
parte de Empresas e da própria Confederação que de certa forma contribuiu para
a decadência do automobilismo de Formula no país, que hoje com raras exceções
sobrevive em alguns campeonatos totalmente independentes, e me parece, se
preocupam muito pouco também com estes garotos que se formam no Kart. Talvez os
pais e patrocinadores destes garotos ainda não se deram conta de que pelo custo de
um Brasileiro de Kart, se colocar na ponta do lápis, é mais atrativo e visível uma
etapa da Sprint Race, talvez até mesmo a presença de pilotos mais experientes
afastem os garotos. Enfim, isto não é responsabilidade de quem organiza a
categoria, o campeonato esta ai, estão investindo ano a ano, corre na categoria
quem quer.
Em suma, este já é o terceiro ano da
Sprint Race e a cada ano uma novidade, uma evolução, o que mostra que os
organizadores estão preocupados em fazer com que a categoria tenha uma vida
longa.