Pular para o conteúdo principal

Formula 1: “Chupa telespectador”

Tem sido triste acompanhar um treino ou corrida de Formula 1 na TV ultimamente, isto muita gente concorda, na Rede Globo que detêm o monopólio da transmissão sempre foi assim, por mais que se esforcem, Galvão Bueno e Reginaldo Leme já não conseguem mais dar as transmissões a dinâmica e a informação que antes conseguiam, isto se deve ao fato que a própria emissora os obriga a dar um novo rumo as transmissões, o fator audiência tem comandado a atração na Globo já faz tempo, o que os pilotos Brasileiros, obrigados pelos resultados de Ayrton Senna, não conseguem dar em termos de emoção afim de atrair um publico renovado, o narrador e os comentaristas tentam disfarçar com narrativas emotivas de uma cena onde não há emoção nenhuma e comentários repetitivos de assuntos que quem realmente esta do outro lado, nós, já conhecemos de cor. Tem aquela velha historia de abaixar o volume da TV pra ouvir a narração pela radio, funciona, eu sei, mas merecemos ter que fazer isto?
A audiência da Formula 1, sobre tudo nas madrugadas é qualificada, formada por pessoas como eu e você e para nós eles jamais vão conseguir mentir, não precisa usar essa conversinha de pneu médio, pneu macio ou duro, antes de começar o primeiro treino livre já sabemos, e quem não sabe disso, não vai acordar as três da manhã nem a pau pra assistir algo pelo qual não tem o menor interesse. Usar um talento como Reginaldo Leme para explicar a função de uma câmera térmica? É o maior desperdício da historia do jornalismo esportivo.
Mas a pérola do final de semana veio não da Globo, mas da coirmã Sportv, na gravação do treino classificatório que foi ao ar no canal no sábado a tarde, quando Felipe Massa alcançou um triste quinto lugar no grid, contra um deprimente oitavo lugar de Fernando Alonso o narrador, que sempre respeitei e gostei, Sergio Mauricio narrou o “feito”, no ar, da seguinte maneiro. “Massa passa e é quinto, Alonso é só o oitavo, eu não posso deixar de falar... chupa Alonso”. Naquele momento me deu uma vergonha de estar ouvindo aquilo, de ser Brasileiro sei lá, aquilo foi a mais pura demonstração de desespero dos canais e das pessoas envolvidas em tentar fazer da Formula 1, em audiência, um terço do que foi nas décadas de 80 e inicio de 90. Foi a maior demonstração de como se comemora a mediocridade, absolutamente deprimente.
Talvez se pegarmos esta gravação e mostrarmos a qualquer pessoa que nunca tenha assistido a Formula 1, mesmo assim para ela parecerá ridículo o comentário, provavelmente diriam, ué mas o cara foi o quinto... Ou se a moda pega, o que os narradores Alemães estariam dizendo todo final de corrida ultimamente?

Para concluir, o final de semana acabou assim, Alonso quarto e Felipe décimo, e mais uma vez toda aquela tentativa de fazer de Massa um herói, acaba prejudicando apenas o piloto Brasileiro, que não pede esse puxaçaquismo dos narradores e comentaristas, se eu fosse o Massa, ao contrario do que parece, pediria pra que nas transmissões nem lembrassem que existo, me deixassem em paz e tirassem das minhas costas o lastro da responsabilidade de fazer subir uma audiência que vai ano vem ano, é formada por nós, eu e você, e será assim pelos próximos mil anos, por isso peço aos senhores narradores que respeitem nossa inteligência e que se contentem conosco, pois da forma que estão apresentando a Formula 1 estão conseguindo nos fazer ir para a cama antes do final da corrida, estão começando a perder o publico fiel, tentando arrumar um publico “amante” que perde o interesse facilmente quando notam que toda a propaganda gerada sobre os “brasileiros” a famosa “pátria de sapatilhas” é uma piada de mau gosto, é como se quisessem dizer “chupa telespectador” 

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta