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Brasileiro de Marcas: É bom repensar...

Que lê este Blog sabe, mesmo antes de ser lançado, sou um defensor fervoroso desta competição, e todo este fervor se dá pelo próprio formato do Evento, o único que conta com real apoio das Montadoras, porem este mesmo motivo poderá em pouco tempo significar o fim deste campeonato. O Brasil é especialista em criar novas categorias a cada ano, e um ou dois anos depois se acabam da mesma forma que iniciam, instantaneamente. Em grande parte, isto se deve ao foto de não se pensar em longo prazo e o formato a meu ver errôneo onde se tem o mesmo motor e cambio para todos os carros. Em se tratando de uma categoria multimarcas como é o caso da Copa Petrobras de Marcas isto em longo prazo não funciona, pois o que resta para a disputa são os chassis, e no caso do Brasileiro de Marcas os chassis que disputam não são nada parecidos entre si, isto favorece alguns e desfavorece outros.
Na ultima etapa que aconteceu em Brasília, descobri que o modelo Ford Focus foi rebaixado em 5 cm no seu monobloco aproximando mais do piso, isto depois de três anos de disputa da Marca no Campeonato, imagino que a Ford, que durante o primeiro ano do campeonato não dava apoio oficial e desde aquela época por saber que o Brasileiro de Marcas era apenas um campeonato de chassis, não tinha se empolgado, acabou se convencendo ao ver concorrentes no grid. As Montadoras que lá estão, o fazem apenas para marcar território, não tem o objetivo da disputa, não desenvolvem produto nenhum que possa ir para as ruas, ou seja, não esta servindo nem como laboratório.
Se prestarmos atenção às montadoras que possuem modelos mais aerodinâmicos, como Honda Civic e o Toyota Corola estão dominando e vai ser sempre assim, a Chevrolet que dominou no primeiro ano com o antigo Astra Sedan, hoje perde terreno com o seu Cruze e os modelos Mitsubishi Lancer (Campeão de Rali), e o Ford Focus ocupam as ultimas posições no campeonato de Construtores. Toda a credibilidade que Honda e Corola ganha com seu publico, inclusive passando a falsa impressão que são melhores de mecânica, a Ford e Mitsubishi ficam com o descrédito e isso pode não durar muito.
E bom que os organizadores abram o olho e tente uma forma de equalização que permita a todas as montadoras brigar por vitorias, e não adianta encher de lastro o carro que ta na frente, todos sabemos que em alguns casos o lastro até ajuda.
Outras montadoras já recusaram a participação no Brasileiro de Marcas por um simples motivo, não são os seus motores, câmbios, suspensão e freios que estarão em disputa, logo, o carro que for bem será bem visto na rua, o que for mau, será mau visto, é uma lógica que não pode ser descartada. Nas ultimas etapas esta havendo um problema crônico de freios nos carros. O cidadão comum que se pega assistindo uma corrida destas e vê um carro passando reto por falta de freios pode associar isto ao seu carro, o que é mais uma propaganda negativa que positiva é claro.

A parte boa do Brasileiro de Marcas todos já vimos, grandes disputas, nosso carro na pista e tudo mais, é lindo maravilhoso, mas pra segurar uma Montadora investido pesado pra ver um carro tipo LEGO na pista, ainda diminuindo a imagem dela perante as outras pode causar uma saída prematura do campeonato. Não seria estranho se no ano que vem Ford e Mitsubishi se retirassem da disputa. Este é o desafio para os organizadores do Campeonato, equalizar estes chassis, e deixar cada vez mais a disputa se dar através dos pilotos.

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