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A culpa é da Ferrari...

Esta é uma afirmação que me permito fazer analisando não só a ultima corrida, onde mais uma vez Alonso andou mais do que o carro e Felipe deu apenas quatro voltas. Antes que os defensores de Massa já pensem bobagem, isto não é mais uma de minhas comparações, isto tem a ver com o time Ferrari e sua postura adotada a quase duas décadas de estipular um primeiro e um segundo piloto, isto acontece sempre após a terceira corrida do ano, porem com uma ressalva, se quem estiver melhor entre os dois pilotos for, no caso Massa, a disputa continua em aberto, se este for Alonso isto já fica definido de imediato, nos tempos de Schumacher e Rubens Barrichello era a mesma coisa, neste caso favorecendo Schumacher. Isto é estatístico, não sou eu quem esta inventando, a única vez que Michael Schumacher favoreceu um companheiro foi na ocasião de seu acidente, Michel foi escudeiro de Edie Irvaine em sua volta após meses fora.
O que é mais que evidente é a postura do time em favorecer descaradamente um de seus pilotos, quase sempre o que tem o maior salário, o que acaba desmotivando o segundo piloto, no caso Felipe, que por mais que se esforce, o fará sempre consciente de que o máximo que poderá ser na temporada é o vice-campeão, tal “desmotivação” prejudica o time que na luta pelo titulo de construtores perde pontos preciosos. É inegável que a Red Bull vem conquistando seus títulos de construtores antecipadamente não só com Sebastian Vettel, mas também com Mark Webber, lá Webber sente que tem chances reais de vitorias e obviamente que se esforça para ao menos tentar.
A briga aberta entre pilotos da mesma equipe serve para elevar o nível de competitividade e trás benefícios em dobro para a equipe, que o digam a McLarem nos tempos de Senna e Prost e a Williams nos tempos de Piquet e Mansel, por outro lado uma escolha precipitada sobre quem lutara pelo titulo, em outras palavras, será favorecido, pode fazer com que de uma forma velada, ou como protesto pelo dês-favorecimento, o segundo piloto faça o chamado corpo mole. 
Voltando a Ferrari, não acho que corpo mole seja o caso de Felipe Massa, mas desmotivação sim tenho certeza, todos sabemos que quando Felipe Massa assinou contrato por mais um ano com a Ferrari, assinou também a sentença de ser o escudeiro de Alonso desde a primeira etapa, Fernando Alonso foi o maior defensor da permanência de Massa e convenhamos, ninguém defende ninguém na Formula 1 a menos que este alguém venha a favorecê-lo no futuro.
Felipe Massa por sua vez esta mais do que certo em aceitar mais um ano de contrato com o time em que todo piloto quer estar na Formula 1, mas quando assinou este contrato, o fez pensando em 2014, ou onde ele poderia estar em 2014 caso fizesse uma boa temporada este ano, o sonho de talvez ocupar a vaga de Webber na RBR, ou mesmo permanecer na Ferrari porem com um pouco mais de respeito do time e talvez podendo brigar em igualdade de condições com Alonso. Sonho? Realidade? O que passa na cabeça de Felipe Massa só ele mesmo sabe, nos só podemos tentar analisar a distancia.
A culpa, ou o problema é da Ferrari, esta forma errônea de conduzir o time deu certo até certo ponto com Schumacher e Rubens, porque Barrichello é do tipo de piloto que coloca o “ato” de pilotar acima de tudo, é o tipo de piloto que se o segundo lugar é o posto mais alto onde pode estar no pódio, então ele luta e lá estará ele. Talvez Paul Di Resta, Adrian Sutil, Nico Hulkenberg sejam deste tipo de pilotos, Felipe não, ele se contenta em apenas vestir o macacão vermelho. Quem ganha com isto? A RBR, a Mercedes, e claro quem perde é a Ferrari.
Com este ultrapassado modo de pensar, em muito pouco tempo o “cavalinho rampante” poderá ser substituído por um “burro empacado”. 

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