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Formula 1: Analise fria...


No “reino de Bernie” tudo é frio, então porque não fazermos uma analise fria do que já aconteceu nas duas primeiras etapas e também do que há por vir? Frieza poderia ser sinônima da Formula 1, tanto no bom quanto no mau sentido da palavra. No bom sentido entendemos que é preciso muito sangue frio para sentar num cokpit e acelerar a mais de 300km/h, o problema é que quando sai do carro a maioria dos Pilotos mantém a mesma frieza no tratamento com companheiros de equipe, imprensa e até mesmo com as pessoas que pagam toda a sua “farra”, publico e patrocinadores. Desta forma, fria, analisando o que de melhor e pior aconteceu na Austrália e na Malásia chega-se facilmente a algumas conclusões.
A Red Bull ainda é um “bicho papão” para a infelicidade das demais equipes, parece que uma possível queda de rendimento da equipe fica definitivamente adiada para 2014 onde as mudanças no regulamento poderão finalmente nivelar um pouco as condições. Até lá a principal ameaça à RBR é justamente a sua dupla de pilotos, qual de nós não chegou a fechar os olhos esperando uma batida entre os dois carros da equipe na parte final do GP ma Malásia? Numa atitude no mínimo infantil Vettel desrespeitando a ordem vinda da equipe de não atacar Weber, não por favorecer o Australiano, mas sim por que a maioria dos carros apresentou um consumo excessivo de combustível e uma briga poderia fazer com que os dois acabassem sem combustível. O que Vettel fez ao desobedecer e atacar Webber foi colocar em risco todo o final de semana da equipe, e isto, por mais competente e campeão que ele seja, acende uma luz amarela na RBR que não sabe mais até que ponto pode confiar no seu melhor piloto.
Na Ferrari Felipe Massa já perdeu duas chances de mostrar que realmente esta disposto a brigar pelo titulo, a primeira chance, perdeu para o próprio Alonso que nos Box da Austrália recuperou a posição que foi conquistada por Massa no braço durante a classificação, alem disso Alonso foi ao pódio na primeira oportunidade que teve, ao contrario de Massa que viu o companheiro ficar fora do GP da Malásia logo na largada e não conseguiu aproveitar o bom ritmo que vinha tendo desde os treinos, pelo contrario, teve uma atuação apenas razoável, nada expressivo de alguém que precisa mostrar serviço logo nas primeiras corridas, pois a vantagem sempre será de Alonso dentro da Ferrari. A Luz vermelha já vem acesa na equipe do cavalinho desde o ano passado, porem agora a escuderia começa a perder seu maior aliado, Fernando Alonso, que começa o ano já descontente com o carro, que embora seja melhor que o do ano anterior, ainda não ameaça as RBR. Para piorar a equipe fez bobagem no inicio do GP da Malásia ao pedir que o espanhol desse mais uma volta com o bico do carro quase se soltando e esta decisão tirou Alonso da corrida. A paciência do Espanhol esta se esgotando com a equipe e com toda a razão, pois desde que chegou à Ferrari, só teve equipamentos ruins e sempre andou mais que os carros.
A Mercedes com Lewis Hamilton se apresenta como a terceira força, pelo menos por enquanto, o inglês já parece estar adaptado ao ambiente da equipe, só ainda não esta bem certo de onde deve parar para a troca de pneus, Hamilton protagonizou o momento mais engraçado da Formula 1 moderna no ultimo GP ao parar o carro para a troca de pneus no Box da ex-equipe McLaren, foi tão engraçado que aposto que até ele mesmo sorriu debaixo do capacete. Na corrida as duas Mercedes renderam bem e fizeram um terceiro e quarto com Hamilton de volta ao pódio e Rosberg em quarto, este não muito contente por estar mais rápido atrás de Hamilton, mas ser impedido de brigar com o companheiro pelo mesmo motivo, consumo elevado de combustível, Rosberg obedeceu bem ao contrario de Vettel, e teve frieza para pensar no campeonato e não numa única corrida.
A McLaren vem sendo o fracasso do ano, Button e Perez não conseguem tirar do carro mais do que ele oferece e isto é o que se espera de Pilotos medianos como ambos, Hamilton no mesmo posto conseguiria algo melhor e esta é a diferença entre pilotos e pilotos. Não basta ser campeão do mundo como Button, não basta ser uma promessa como Perez é, é preciso mais que isto para salvar um projeto ruim. A Equipe chegou a cogitar até mesmo desenterrar o modelo do ano passado, o que em outras palavras seria rasgar os milhões de dólares investidos no carro novo, e assinar um atestado de incompetência dos engenheiros responsáveis.
No mais segue tudo como antes, Sauber, Lotus e Williams brigando pra não ser tão ruim quanto Force Índia e STR e estas lutando para se manter num nível “formula 1” e as demais tentando ser algo mais que um simples GP2.
Mais analises frias, após o GP do Bahrein.  Isso mesmo a cada duas etapas um resumão, até lá.

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