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E 20013 como fica?


Sendo este ano de final 13, numero que foi praticamente banido das pistas de corrida por questões supersticiosas, o que podemos esperar de bom? Em nosso automobilismo Brasileiro este será apenas mais um ano, pois da forma que vem sendo administrado, todo ano para nós tem sido um ano 13. Mortes de pilotos, descaso com o público em geral, autódromos sendo destruídos e depredados, federações às moscas e uma Confederação  que não investe um único centavo em formação de novos pilotos. Você pode até perguntar, mas e a seletiva Petrobras? E o próprio nome já responde de onde vem o dinheiro.
Na Formula 1 voltamos a ter apenas um piloto competindo, sim apenas um competindo, Felipe Massa, pois Luiz Razia a exemplo de dezenas de outros Brasileiros que chegaram a formula 1, por pressa ou ingenuidade dos seus empresários, ira pilotar uma “cadeira elétrica” e não um carro de Formula 1. A Marussia esta longe de ser uma Equipe competente para disputar a GP2 e esta na Formula 1 simplesmente porque a Formula 1 é nada mais que um negocio  e para os homens de negócios de lá, que se dane o olho direito da Maria de Villota, que se dane o tal Luiz Razia que o que tem de fazer é depositar a grana no dia certo, sentar a bunda naquela carroça e sair dando autografo dizendo ser Piloto de Formula 1.
Glamour, isto não é privilegio apenas do “Mundinho Maravilhoso” de Bernie Eclestone, aqui no Brasil temos também o “Mundo Mágico” de Carlos Col, e isso não é problema deles, tanto Bernie quanto Col, guardadas as proporções, sabem promover seus espetáculos, para a alegria da Playboyzada que com apoio da empresa do pai, do tio ou do amigo que deve favor, compram suas cadeiras, algumas até melhores que a da Marussia é verdade, e se intitulam Pilotos. O mais novo membro deste “Mundo Mágico” infelizmente, é Rubens Barrichello, digo infelizmente porque tanto ele como Cacá Bueno, Ricardo Mauricio, Max Wilson, Thiago Camillo, Rodrigo Sperafico e Allan Khodair se colocam por vontade própria no mesmo nível dos mauricinhos pagantes. O 2013 na Stock Car esta mais 13 do que nunca, basta olhar para os pilotos que deixam a categoria por perderem a vaga para algum pagante, veja quem sai e quem entra. Saem Ricardo Sperafico, Pizzonia, Lossaco e Maluhy, entram Justino, Cavaleiro e Pimenta. Consegue entender o que digo? Vamos alem, nos últimos anos a Stock Car perdeu Tarso e Thiago Marques, Juliano Moro,Ruben Fontes, Enrique Bernoldi e Antonio Jorge Neto e entrou quem?
Mas a maior perda da Categoria foi noticiada aqui com exclusividade, a Rede Globo que não vai mais transmitir as corridas, isso faz com que o efeito 2013 atinja até os patrocinadores que foram enganados pela maioria dos pilotos e equipes num ato de quase estelionato, pois já na corrida de Brasília do ano passado a Vicar em reunião com as equipes e pilotos, adiantou que as corridas não seriam transmitidas, porem pilotos e equipes, continuaram vendendo suas cotas de patrocínio usando a Globo como principal argumento de venda. Business, e em negocio vale tudo, pelo menos na visão daqueles que só permanecem na Stock Car por ter comprado a vaga de alguém, seja proprietário de equipe ou pseudo Piloto.
Isso quer dizer que nada de bom acontece no Automobilismo? Não, e tenho plena convicção em dizer que só permaneço respirando este ar, que muitas vezes cheira a peixe podre, porque algumas coisas boas ainda acontecem. A noticia boa da vez é a Sprint Race, que lançada no ano passado, é a categoria de automobilismo não amador, mais acessível do Brasil, e esta cumprindo o que promete, provar que automobilismo pode ser feito de forma responsável, profissional e a um custo que permita que pilotos recém-saídos do Kart, tenham uma alternativa barata e competitiva para seguir com suas carreiras. Tem também o Brasileiro de Marcas, que embora organizado pela mesma empresa que organiza a Stock Car, esta pelo menos por enquanto blindada aos pagantes com raras exceções, por ser um campeonato de montadoras, estas tem influencia direta na contratação dos pilotos e exigem pilotos de verdade.
Voltando ao Exterior, 2013 também tem tudo para ser o ano do Brasil na Nascar com Nelson Piquet Jr que após ser o primeiro Brasileiro a vencer na Nation Wide e na Truck Series agora vai atrás de ser também o primeiro Campeão na categoria e fazer historia. Mas isso ao mesmo tempo que comemoramos, ficamos um tanto quanto desgostosos pois entra ano, sai ano, e estamos falando sempre dos mesmos sobrenomes, Piquet e Fittipaldi, que ainda fazem algo pelo automobilismo ainda que indiretamente, pois o que fazem é em primeiro lugar para beneficio próprio, mas de uma forma secundaria defendem as nossas cores. Não eu não me esqueci do sobrenome Senna, apenas acho que este morreu com o Airton, infelizmente. 

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