Depois da Formula Future e Top Series,
agora os rumores de que o MINI Challenge também encerra suas atividades este
ano começam a ganhar força. Os motivos
nunca realmente sabemos, mas sempre imaginamos. No caso do Mini Challenge é fácil
imaginar, os custos que foram baixos este ano teriam de triplicar caso o
campeonato continuasse e se tornaria inacessível para o grupo de pilotos que
hoje participam e os que teriam condições certamente investiriam seu dinheiro em
outra categoria mais visível.
É uma coisa tão obvia, mas parece
que organizadores e investidores, sem falar nos aventureiros, que criam estes
campeonatos não sabem, é que é preciso motivação para quem disputa e
continuidade destes campeonatos. Explico, de que vale para Nicolas Costa, por
exemplo, ter em seu currículo o título de Campeão da Formula Future, e tal
categoria nem existe mais? É como se eu disser que fui campeão Mundial de
bolinha de gude em 1989, ano em que o único torneio desta modalidade existiu.
No caso específico do MINI
Challenge, não era só a BMW, patrocinadora do evento, oferecer uma temporada ao
piloto vencedor no que considero fosse o segundo degrau, a Copa Montana ou
Stock Light? E por sua vez a Stock Light oferecer uma temporada da Copa Caixa
ao vencedor da Light? O que acontece é que ninguém mais quer andar um
campeonato inteiro, entregar uma fortuna na mão destes organizadores e no final
do campeonato ganhar no máximo um troféu.
Recebi esta semana, e estamos em
outubro, o convite de lançamento da temporada 2013 da Sprint Race, é motivo de
elogio, mas deveria ser assim com todas as categorias, porem não acontece, os
campeonatos normalmente chegam ao final de sua temporada e no inicio do ano
seguinte é que se tem o anuncio de se continua ou não. Como um piloto corre atrás
de patrocínio para o ano seguinte se nem tem certeza de que terá campeonato? E
mais, como saberá se um campeonato que começa agora ira ter vida longa ou a
exemplo da Top Series, irá acabar na metade?
Ainda sobre a Top Series, a
pergunta agora é para a CBA: O piloto atual líder do campeonato de Top Series, será
declarado campeão brasileiro? E ao piloto. Vencer um campeonato que acabou no
meio do seu primeiro ano de vida, é bom ou ruim para o seu currículo?
E para concluir vai um recado
para quem pensa que, como está, esta bom. Com o valor que se paga pra andar
numa equipe media da Stock Car, da pra andar tranquilamente no DTM ou no
mundial de WTCC, e tirando os filhinhos de papai, em breve os pilotos de
verdade vão começar a perceber isto, pois com a crise Europeia nosso dinheiro
vale cada vez mais lá fora, e quem não gostaria de correr em Monza, Silverstone
e Barcelona?
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