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Menos uma... parece que é a vez da MINI sair de cena.


Depois da Formula Future e Top Series, agora os rumores de que o MINI Challenge também encerra suas atividades este ano começam a ganhar força.  Os motivos nunca realmente sabemos, mas sempre imaginamos. No caso do Mini Challenge é fácil imaginar, os custos que foram baixos este ano teriam de triplicar caso o campeonato continuasse e se tornaria inacessível para o grupo de pilotos que hoje participam e os que teriam condições certamente investiriam seu dinheiro em outra categoria mais visível.  
É uma coisa tão obvia, mas parece que organizadores e investidores, sem falar nos aventureiros, que criam estes campeonatos não sabem, é que é preciso motivação para quem disputa e continuidade destes campeonatos. Explico, de que vale para Nicolas Costa, por exemplo, ter em seu currículo o título de Campeão da Formula Future, e tal categoria nem existe mais? É como se eu disser que fui campeão Mundial de bolinha de gude em 1989, ano em que o único torneio desta modalidade existiu.
No caso específico do MINI Challenge, não era só a BMW, patrocinadora do evento, oferecer uma temporada ao piloto vencedor no que considero fosse o segundo degrau, a Copa Montana ou Stock Light? E por sua vez a Stock Light oferecer uma temporada da Copa Caixa ao vencedor da Light? O que acontece é que ninguém mais quer andar um campeonato inteiro, entregar uma fortuna na mão destes organizadores e no final do campeonato ganhar no máximo um troféu.
Recebi esta semana, e estamos em outubro, o convite de lançamento da temporada 2013 da Sprint Race, é motivo de elogio, mas deveria ser assim com todas as categorias, porem não acontece, os campeonatos normalmente chegam ao final de sua temporada e no inicio do ano seguinte é que se tem o anuncio de se continua ou não. Como um piloto corre atrás de patrocínio para o ano seguinte se nem tem certeza de que terá campeonato? E mais, como saberá se um campeonato que começa agora ira ter vida longa ou a exemplo da Top Series, irá acabar na metade?
Ainda sobre a Top Series, a pergunta agora é para a CBA: O piloto atual líder do campeonato de Top Series, será declarado campeão brasileiro? E ao piloto. Vencer um campeonato que acabou no meio do seu primeiro ano de vida, é bom ou ruim para o seu currículo?
E para concluir vai um recado para quem pensa que, como está, esta bom. Com o valor que se paga pra andar numa equipe media da Stock Car, da pra andar tranquilamente no DTM ou no mundial de WTCC, e tirando os filhinhos de papai, em breve os pilotos de verdade vão começar a perceber isto, pois com a crise Europeia nosso dinheiro vale cada vez mais lá fora, e quem não gostaria de correr em Monza, Silverstone e Barcelona?  

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