Pular para o conteúdo principal

Djalma Fogaça: As profecias se cumpriram.

Em 14/01/2011 Djalma Fogaça concedeu uma entrevista para o Jayme Barbarisi da TV Kart on Line ( Video aqui) Djalma Fogaça estava ainda que sem querer fazendo algumas previsões em seus comentários, previsões estas, capazes de deixar até Nostradamus envergonhado. Eu explico, não que o Djalma Fogaça seja algum tipo de Profeta ou coisa assim, ele apenas teve a coragem de falar, de forma simples, o que todos do meio automobilístico fazem questão de omitir mas todos sabemos.
Vejamos algumas coisas que foram ditas a menos dois anos e que hoje já se concretizam.

Automobilismo de Formula: Sobre a Formula Futuro Djalma previu. “Admiro a coragem da família do Massa pela iniciativa, mas os custos elevados desta categoria a tornam inviáveis, pois pra quem sai do Kart, é um salto muito grande no investimento e isso torna a categoria inviável”. Hoje a Formula Future não existe mais, e exatamente por não haver pilotos interessados em pagar os valores exorbitantes. E mais a Formula 3 Sul-americana, vê hoje na VICAR a sua ultima chance de continuar existindo, e agora eu prevejo, a VICAR é boa no que faz mas não faz milagres.
Copa Montana e Stock Car:
Sobre a Stock Car ele disse: “A Stock Car é a Categoria dos bacanas, dos endinheirados e dos pilotos veteranos que retornam do exterior, estes praticamente lotam o grid não deixando vaga para os jovens pilotos”.  Isto é fato na Stock Car a anos e nunca vai mudar, e os poucos pilotos que conseguem entrar naquele mundinho jamais vão chegar ao nível dos veteranos pois não existem testes na categoria. Outro assunto abordado foi a tal “superlicença” que recebeu o seguinte comentário. “Superlicença” para pilotar um carro de 400cv?” E realmente embora hoje o carro já tenha 500cv, eu mesmo conheço um amigo que tem um carro cujo motor tem 650cv e só precisa da carteira “B” do DETRAN para dirigi-lo. Mas esta também já foi por terra, hoje esta uma bagunça inclusive, neste final de semana o piloto Patrick Gonçalves, que saiu da MINI, fará sua estreia na Stock Car, sem “superlicença”e sem passar pela Montana, ou seja, só com a grana.
Sobre a Copa Montana:  Fogaça fez o seguinte comentário: “Como pode uma categoria de acesso que não da acesso?” E continuou; “O vencedor da Copa Montana deveria automaticamente se transferir para a Principal, mas como? Se os riquinhos que estão la a quinze anos, e nunca ganharam uma corrida, nunca fizeram uma poli e continuam lá apenas por ter dinheiro. O novato chega com um milhão pra tentar uma vaga e os ricos oferecem dois milhões e ficam com a vaga”. Esta é a mais absoluta verdade, e mais prova que para a grande maioria das equipes que ali estão, só se importam com o dinheiro, não têm interesse nenhum em ganhar corridas ou campeonatos, seu único interesse é continuar nesta “galinha dos ovos de ouro” que se tornou a Stock Car. Detalhe tanto estava certo, que este ano se caminha para ser o ultimo do campeonato de Pick-ups, deixado absolutamente de lado pelos organizadores.

Formula Truck:
Mas Djalma falou ainda muito mais e vale muito apena assistir ao vídeo. Falou da Formula Truck onde tem sua Equipe a DF Motorsport, falou e com razão, que a Truck é o único Campeonato de Marcas de verdade, onde Mercedes, Volvo, Volkswagen, Iveco, Ford e Scania, disputam com equipamentos diferentes, motores diferentes, e mais investem na categoria de forma maciça.  É a categoria onde um piloto pode viver de automobilismo profissionalmente e onde as oportunidades são iguais para todos.
Ao final da entrevista, pra quem tem um mínimo de sensibilidade, fica fácil entender, que as palavras de Djalma soam como conselhos, e não apenas criticar por criticar, fica claro que estamos diante de uma pessoa que ama nosso esporte, e que não consegue simplesmente se calar, ou falar coisas “bonitinhas” pra agradar a todos. O piloto Djalma Fogaça todos já admiravam, e após esta entrevista certamente passarão a admirar o homem.        


  

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta