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Curva do Café

Muito se falou sobre o acidente fatal que vitimou Gustavo Sondermann no ultimo domingo, nós deste blog, preferimos apenas guardar o luto da perda de mais um esportista do automobilismo. Pessoalmente só tive contato com Sondermann uma vez, por tanto não vou ficar aqui falando dele como pessoa, nem falarei muito sobre o Piloto, que dispensa comentários, basta ver seu ultimo Titulo. Sobre o acidente, e suas conseqüências, desta vez e só desta vez não vou tecer comentários. Vou fazer melhor, vou fazer minhas as palavras de uma das maiores autoridades no país quando o assunto é automobilismo, empresto o texto abaixo, pois é no mínimo para se pensar, que ao invés de polemica, podemos ajudar propondo soluções.

A POLEMICA SOBRE A SEGURANÇA DA PISTA DE INTERLAGOS APOS MAIS UM ACIDENTE FATAL.
Por: Paulo de Tarso Marques

Gostaria de tecer alguns comentários que talvez possam acrescentar, no que tange a segurança das pistas.
Quando um acidente acontece, seja avião, de barco, descarrilamento de trens, na sua maioria, ocorre por uma seqüência de falhas ou erros. Lembra-se do acidente com avião da TAM, até hoje, não teve conclusão, mas sabemos que, foi falta de visibilidade, excesso de velocidade, o piloto tocou na pista muito tarde, e a falta de ranhuras no asfalto para melhorar a frenagem.
Então considerando a falta de visibilidade deveríamos acrescentar, que possivelmente, as laterais do banco que protegem a cabeça do piloto, estavam muito separadas permitindo, com que o impacto causasse um movimento muito grande do pescoço em relação a coluna cervical.
Quanto ao circuito, ou especificamente a Curva do Café, com seus muros laterais, nao é muito diferente, do que acontece nos EUA, em digamos 5 eventos por fim de semana, em circuitos ovais.
La sempre o carro que bate na parte externa também cruza a pista desgovernado e raramente nao é' atingido lateralmente pelos que vem atras. Isto ocorre varias vezes num final de semana, na Nascar, National, Pick-up, categorias de acesso, Formula Indy , Indy light e outros. Mas raramente se houve dizer que os acidentes são graves ou fatais.
Isto também pode ocorrer em muitas outras pistas e curvas dos autodromos brasileiros, como curva 1, 2, 8, 9 de Tarumã, 1 do  Velopark, 2 do Rio de Janeiro, entre outras.
Alguns pedem área de escape, mas não vejo que isto seja a solução, pois por maior que se conseguisse fazer dificilmente o carro estaria isento de retornar pista, avariado, e desgovernado.
Se a opção for alterar a curva, sugeriria:
1- Mudar o angulo interno na tangência, fazendo com que ficasse mais reta do que curva.
2- Diminuir a largura da parte de cima (externa) e torna-la área de escape, porem com asfalto ate o muro e nao com grama como esta hoje que faz com que o piloto perca a dirigibilidade, principalmente, em dias de chuva ou pós chuva.
3-Manter a inclinação do asfalto ate encostar no muro, de preferencia ate acentua-lo para que o carro ganhe mais aderência ate tocar o muro, como acontece em pistas ovais.
Especificamente falando sobre o carro, creio que o Push and pass esta muito alem do necessário, pois faz com que o carro acelere abruptamente, e quando existe um bloquei do adversário a frente dificilmente o piloto tirara o pê do acelerador, para nao perder o imput.
Alem do que isto nao tem melhorado as disputas porque o carro que acionar simplesmente passa um ou mais carros muito facilmente, e nao melhora nada para o publico que fica sem entender por que tanta facilidade nas ultrapassagens.
 Sei que nao é' hora de tecer criticas mas sim de abrir um fórum de discussões e implanta-las de imediato, porque senão como já aconteceu fica no esquecimento.
Se nao sabemos a razão, da tragédia, nao teremos como evita-la nas próximas corridas.


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