Pular para o conteúdo principal

Quem é o melhor Piloto da atual Formula 1?

Qual Piloto da atual Formula 1, poderia ter seu nome mencionado na mesma frase, que nomes como Emerson Fittipaldi, Juan Manoel Fângio, Gilles Velleneuve, Nick Lauda, Mansel, Prost, Senna e Piquet entre outros?

Fiz esta mesma pergunta a um grupo de pessoas influentes e conhecedoras do meio e as respostas foram quase unanimes ao apontar Fernando Alonso como sendo este Piloto. Primeiro temos que excluir Michael Schumacher desta lista pois embora ainda em atividade, seu nome já entrou pra historia da Formula 1 a vários anos, e sua atual ma faze neste retorno a categoria não apaga de forma alguma as suas conquistas. Mais dentre uma lista de tantos talentos como Hamilton, Vetel e Kubca entre outros, porque Fernando, já um veterano ainda se destaca? Talvez a resposta já esteja na pergunta, pois o que sobra de talento a estes jovens Pilotos, lhes falte em experiência e o atual campeonato é uma prova disso. Sebastian Vettel é um Piloto mais rápido que Mark Weber, assim como Hamilton é mais rápido que Button, porem Weber vem liderando o campeonato e Button com sua Constancia vem se mantendo com chances na classificação. Vettel já protagonizou cenas ridículas neste ano e Hamilton na ultima corrida quis ganha-la na primeira curva e voltou a pé para os boxes. Todo o talento e arrojo não vêm resolvendo no caso destes dois Pilotos e me parece que todo o trabalho de base que tiveram no ponto de vista técnico, lhes faltou no psicológico.

Com base em alguns dados técnicos e psicológicos formamos o seguinte quadro mostrando os atuais pilotos da Formula 1, excluindo Michael Schumacher.

Grupo 1: O grupo dos “Puro Sangue” como costuma falar, meu amigo Paulo de Tarso, este é o grupo dos que podemos dizer que tem totais chances de se tornar Campeões de Formula 1. Fernando Alonso (2 Títulos) Lewis Hamilton (1 Titulo) Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Robert Kubica. Todos estes são Pilotos, técnicos, arrojados e de personalidade, requisitos importantes pra trazer os demais componentes de uma Equipe para o seu lado, e com isso destacar-se.

Grupo 2: É reservado a dois grandes Pilotos, Rubens Barrichello e Mark Weber, apesar da idade, ainda não se pode descartar que Barrichello ainda consiga disputar um título novamente como fez em 2009 e Mark Weber nunca foi dado como favorito mais vem liderando o atual Campeonato a varias Etapas. A experiência de ambos é sempre bem vinda a qualquer Equipe.

Grupo 3: É o grupo dos Pilotos medianos, Jason Button e Felipe Massa. Button mesmo tendo sido Campeão nos custa a lembrar, pois num campeonato totalmente atípico como foi o de 2009, as vitorias foram praticamente sem adversários, o que nos da a impressão de que qualquer um em seu lugar ganharia. Felipe Massa é o Piloto mais oscilante dos que estão em Equipes consideradas grandes. Veio demitido da Sauber para ser Test Driver da Ferrari, se destacou nesta função a ponte de ser recontratado no ano seguinte, mais por imposição da Ferrari que talento próprio. Chegou a Ferrari com um grande potencial de trazer o time pra si, com um Italiano fluente e já conhecendo boa parte dos componentes. Mais tinha Schumacher como companheiro de Equipe. Seu ponto alto, foi tendo como companheiro um já desanimado Kimi Raikonen, porem, com todo o desanimo foi Raikonen que se sagrou Campeão, e no ano seguinte chegou a disputar o Título até a ultima corrida com Hamilton e mais uma vez deixou escapar, agora parece que o fato de seu companheiro ser Fernando Alonso tem o colocado novamente em uma situação de escudeiro o que já foi nos tempos de Schumacher.

Grupo 4: É o grupo do restante do Grid, que mesmo tendo bons Pilotos seu talento, ou a falta dele, é mascarado pelo Equipamento, mesmo assim destacam-se Adrian Sutil e o Brasileiro Lucas di Grassi que ainda não tiveram chance nem equipamento pra mostrar tudo o que sabem.

Agora respondendo a pergunta inicial, perguntei para 26 pessoas, como disse conhecedora e influentes no nosso automobilismo e 21 responderam Fernando Alonso 3 responderam Vetel e 2 responderam Hamilton. Isso prova que o Asturiano se não é o mais arrojado, ainda é o mais completo.

Comentários

  1. Não concordo sobre o Felipe Massa ele deveria estar entre os melhores

    Elisangela
    Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Concordo no que diz respeito ao Alonso, ele é mesmo muito bom, e discordo sobre o que diz do Massa pois ele só esta meio sem sorte mais é muito bom piloto

    ResponderExcluir
  3. Como Brasileiro, acho que devemos sempre valorizar o Massa, mais depois que ele deixou o Alonso passar, eu acho que a ferrari ja escolheu o seu preferido o Massa vai ser o novo Rubinho
    Gastão Almeida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta