E o palhaço quem é? O “Circo” da Stock Car, é o único em que o Palhaço senta na arquibancada pra assistir, eu explico. O nome “Circo” se da para toda a organização destes eventos, é comum ouvir o termo quando se fala em Formula 1 e Nascar. E falando em Nascar, foi baseado na competição Americana que Carlos Col fundou a VICAR, empresa que desde o ano 2000 administra a Stock Car e Organiza o evento no formato que estamos acostumados hoje. Não se pode negar que de la pra cá, a categoria teve nestes 10 anos um aumento gigantesco no profissionalismo e na visibilidade. As Equipes voltaram a se interessar pela categoria, as Montadoras de Automóveis passaram a ver na Stock Car, um atalho mais curto até o cliente final e no ano de 2007 alem da Chevrolet, que sempre esteve presente desde os velhos opalas e ômegas, alinharam no grid também as marcas Volkswagen, Mitsubishi e Peugeot. A visibilidade alcançada jamais fora vista igual no nosso automobilismo anteriormente. Com um acordo (mau feito) com a Rede Globo, a Stock Car se tornou ainda mais popular tendo suas corridas transmitidas ao vivo, e na cidade onde aconteciam as provas o público nas Arquibancadas até hoje lembra os de um Estádio de Futebol. A lei dos medicamentos genéricos, trouxe para a Stock Car patrocínios da maioria dos Laboratórios Farmacêuticos entre eles Eurofarma, Medley e Cimed até hoje patrocinando Equipes na Categoria, e até aqui parecia um conto de fadas, até aí. Como qualquer outra Empresa, a VICAR é uma Empresa que visa lucros, e as Centenas de Milhões de receita gerada com Dezenas de Milhares de Espectadores nas Arquibancadas, com receita gerada por Patrocinadores do Evento e mais a receita gerada pelos direitos de transmissão das corridas pela TV Globo, todo esse dinheiro parecia ser insuficiente para a VICAR e aí o Circo passou a virar palhaçada. A VICAR passou gananciosamente a “roubar” Patrocinadores das Equipes, tirando descaradamente, por exemplo, a Petrobras de uma das Equipes, com a desculpa que a Empresa passaria a ser patrocinadora do Evento e fornecedora de combustível e por isso não poderia patrocinar uma só Equipe, depois disso o mesmo se repetiu com Medley e Sky só pra citar alguns, e curiosamente a lei já não era mais a mesma e agora sim poderiam patrocinar também as Equipes,o que ocorre até hoje. Depois de atingir o topo, agora a Stock Car iniciava sua curva em direção a decadência. Como disse, um mau acordo com a Rede Globo, na ânsia de ver seu “circo” na emissora líder de audiência, permitiram que a partir do ano de 2009 as Corridas fossem transmitidas apenas parcialmente e isso passou a irritar os Telespectadores que neste momento já estavam acostumados a assistir as corridas em sua totalidade o que gerou muitas reclamações por parte do Público, porem os principais interessados, que seriam Equipes e Patrocinadores aceitaram sem qualquer tipo de objeção.
O negócio da Stock Car, para a VICAR, vem dando muito certo, para as Equipes nem tanto, no ano de 2009 a Stock Car praticamente empurrou garganta a baixo das Equipes um novo carro e a Equipe que quisesse participar do campeonato daquele ano seria obrigada a adquirir o equipamento que beira os Quinhentos Mil Reais cada um, e ainda por cima mal acabados, quem não se lembra do episódio dos capôs voadores de Interlagos, carros se desmanchando por falte de uma presilha de menos de dês reais ou o incêndio do carro de Cacá Bueno nos treinos? Poucos se lembram. È por esta memória curta do povo, que o Público Baiano pagou na ultima corrida realizada por lá, cerca de 180 reais num ingresso, pois se esqueceram que no ano passado a Formula 1 cobrava um ingresso quase o mesmo valor para o setor G em Interlagos. Memória curta do Publico que em todos os autódromos se amontoam em espaços afastados das Arquibancadas pois a Arquibancada da Reta dos Boxes é sempre reservada aos Patrocinadores do Evento. Memória curta das Equipes que esqueceram que a Stock Car sempre sobreviveu sem precisar se submeter aos interesses de meia dúzia de pessoas, e pior esqueceram que o verdadeiro espetáculo é feito por elas junto com seus Pilotos e esquecem que com o formato em que a Stock Car se apresenta hoje com tantas limitações de preparação, quando os chefes de Equipe que aí estão morrerem, com eles morrera a figura do "preparador" de carros, que hoje não existe mais na Stock Car. Equipes e Patrocinadores esqueceram que existe uma outra Categoria como a Formula Truck, que é tão organizada quanto, tão visivel quanto e que tem um Público no Autodromo até maior, e que sobrevive muito bem sem os interesses de Globo e VICAR. Assim é a Stock Car de hoje, o único “Circo” em que somos tratados como palhaços, e ao final do espetáculo e ainda aplaudimos.
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