Pular para o conteúdo principal

O que esperar do Racing Festival?

Hoje em dia em se tratando de Automobilismo Nacional, é muito fácil queimar a língua, quando nos deparamos com alguma novidade. Quem não se lembra do Renault Speed Show, idealizado pelos Pilotos Pedro Paulo Diniz e André Ribeiro, que contava com apoio da total da Renault , faziam parte a Formula Renault e a Copa Clio, tudo parecia que era pra sempre. Esta impressão ficou ainda maior quando numa visita a também hoje extinta Action Power, conheci os Super Clio, o único carro de Turismo com a posição de pilotagem central acho que do mundo, e que nem chegou a estrear, pois da noite para o dia, a Renault anunciou a retirada do apoio que vinha dando e é lógico que tudo aquilo não sobreviveria sozinho. Todo este rodeio, é pra deixar claro, que não devemos e não podemos ficar muito empolgados com o Racing Festival, e devemos dar tempo ao tempo pra ver no que vai dar. O que posso dizer desta minha primeira visita ao Racing Festival é que:

1º: Tem o apoio de uma Montadora, a FIAT, o que pode ser sinônimo de dependência financeira desta marca, e assim sendo, esta sujeita a acabar a qualquer momento. (ponto negativo)

2º: A Categoria Escola a Formula Future, tem um custo muito alto, isto se reflete num grid muito pequeno, em Curitiba fora apenas nove carros. (ponto negativo)

3º: O troféu Línea, conta com pilotos de peso que disputam a Stock Car e que com seus nomes conseguem atrair a atenção do Público pois não da pra negar, que o fato de aparecerem de vez em quando nas transmissões ao vivo pela Globo, acabaram ganhando uma certa notoriedade, muito embora ainda não tenham se dado conta do seu verdadeiro valor. (ponto positivo)

4º: O Fato de contar com uma Corrida de Motos no Evento, o Hornet 600, consegue atrair o Público dos dois seguimentos e com isto aumentar o numero de espectadores. (ponto positivo)

5º: A entrada para o Evento é franca, e ao contrario do que se pensa, isto não atrai o Público, os espectadores de Automobilismo em geral, pagam e pagam muito bem pra assistir corridas, que o digam os “desorganizadores da Stock Car” porem, deve-se oferecer condições descentes, e nisto o Racing Festival peca e feio, quando repete o mesmo formato de outras categorias que disponibilizam ingressos grátis, mais que, ocupam os melhores lugares da Arquibancada para Patrocinadores do Evento. Não entende que o Publico paga por melhores condições sem reclamar. (ponto negativo)

6º O fato de ter o Piloto Felipe Massa a frente do Projeto, só funciona enquanto Felipe for Piloto Ferrari que pertence ao grupo FIAT, se amanhã ele se mudar pra Mercedes por exemplo, esta ligação já não será mais a mesma. (ponto negativo)

Resumindo, é um evento muito bom, bem organizado, porem que já nasce com previsão de acabar, a categoria escola tão sonhada pelos Kartistas do País, alem de cara, só oferece uma vaga para o programa de Formação de Jovens Piloto da Ferrari neste seu ano de estréia, e no ano que vem, este que era o grande atrativo já não existira mais. O Troféu Linea enquanto contar com Pilotos de nome ira sobreviver, e a Hornet 600 é uma incógnita. Vamos falar mais sobre isto em 2012....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta