O dinheiro todo que é investido numa Equipe de Stock Car, a começar pela compra de um ou dois carros, a um custo aproximado de R$ 430.000,00 cada um, alem do carro é preciso contratar bons profissionais, mecânicos , um bom piloto etc... É aí que se começa a separar uma Equipe da outra, aquela que se destaca, nem sempre é a que tem o maior capital investido, e fica evidente que o dinheiro não o fator determinante, mais sim, o quanto o time de pessoas que formam esta Equipe estão unidos em busca de resultados.
A busca de um resultado vitorioso esta ligada a busca do melhor, o melhor Equipamento, os melhores Profissionais, o melhor Piloto, e a busca por esse melhor, é capaz de fazer com que os milhões que são investidos durante uma temporada, não sejam suficientes para um resultado positivo, mais é preciso buscar mais e mais, e em muitos casos tirar dinheiro do próprio bolso para se ter o melhor.
Não há como falar desta busca pela “perfeição” sem mencionar a Equipe mais vencedora da Stock Car em todos os tempos, a Action Power. Hoje após ter sido extinta, depois de um grave acidente em 2009, onde um incêndio levou embora os carros e os sonhos da Família Marques, podemos dizer que a Action já é uma “lenda” do Automobilismo Brasileiro. Paulo de Tarso seu fundador, nunca mediu esforços desde o inicio da carreira de Piloto, em ter sempre o melhor equipamento, no seu carro e posteriormente nos carros que preparou para os pilotos que por lá passaram, entre eles a destacar, Ingo Hoffmann, o maior vencedor da Stock Car. A Equipe Action Power, sempre esteve na vanguarda do nosso Automobilismo, sempre foi a Equipe mais preparada em termos de Equipamentos, o que não existia no mercado, eles importavam ou até mesmo inventavam, a estrutura da equipe sempre foi a maior dentre as Equipes, o Prédio sede da Equipe foi criado para atender todas as necessidades de Mecânicos, Engenheiros e Pilotos, estes um caso a parte, foram nomes como Luciano Burti, Tarso Marques, Enrique Bernoldi, Antonio Pizonia e Ingo Hoffmann todos com passagem pela Formula 1 e outros nomes que dispensam apresentação como Cacá Bueno. Com uma Oficina completa, Salas de treinamento, Salas de recreação, Refeitórios, Academia a Sede que custou Milhões de Reais foi toda construída pensando em uma única coisa, competitividade. Na parte técnica, um mini túnel de vento foi criado, um dinamômetro e todos os melhores equipamento do mercado. Os profissionais que por lá passaram, hoje se destacam na Stock Car até mesmo com suas próprias equipes, caso por exemplo de Rosinei Campos o (Meinha) hoje dono de duas Equipes que disputam o Campeonato a RC Eurofarma e a RCM Motorsport, e Mauricio Mattos que trabalhou também na Action e que hoje é um dos proprietários da AMG Motorsport, Equipe que vem liderando o Campeonato. Muito do que são hoje, se deve ao aprendizado que tiveram com Paulo de Tarso, o jeito “Action Power” de se trabalhar, não medindo esforços, nem recursos, mais sempre com um só objetivo, a vitória. Nos anos difíceis, em que patrocínios estavam difíceis, Paulo de Tarso injetava seu próprio capital e estampava a maca de uma de suas empresas nos carros e continuava competindo. Esse espírito de garra de Paulo, sempre contagiou a família que se uniu em torno do mesmo objetivo, essa garra, foi a mesma que levou o filho Tarso Marques a Formula1, o caçula Thiago a ganhar o Campeonato da Stock Ligth no seu ano de estréia como Piloto, e Garcez Marques a chefe de Equipe também Campeão. A “Ferrari brasileira” como era carinhosamente chamada pode ser traduzida em números, até 2008 foram, 20 anos, 55 vitorias, 50 poles e 6 Titulos.
Este é sem dúvida o maior exemplo de como ser uma Equipe que trabalha com os fatores Dinheiro, Equipamento e Funcionários a seu favor, em busca de vitorias e conseqüentemente de Titulos. Porem como existem bons exemplos como a Actiom Power, também existem Equipes cujo seus proprietários preocupam-se apenas com o status de donos de equipe e o glamour que isso trás, e esquecem de que automobilismo é feito de resultados. Mais isto é assunto para a terceira parte desta reportagem aguardem (continua).
Esqueceu de contar os dois anos de suspensão do Tarso por doping??? hahahahahahahaha
ResponderExcluir