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Passando a Stock Car a limpo. Parte 1: O negócio

Se alguém te pedisse pra entrar num negócio em que você investiria R$ 1.500.000,00 pelo prazo de 1 ano e ao final deste ano, se tudo desce absolutamente certo, você receberia de volta apenas R$ 620.000,00 você entraria neste negocio? Saiba que este é o investimento médio anual para se ter uma Equipe mediana no atual Campeonato de Stock Car, disputando com apenas 1 carro, e com muita sorte, mais muita sorte mesmo, o valor acima seria o retorno deste investimento, sim, se esta suposta Equipe, ganhasse as 12 corridas do ano, fizesse as 12 pole positions, as 12 voltas mais rápidas e consequentemente ganhasse o Campeonato.

Parece estranho mas este é um negocio onde existem outras Equipes brigando pra estar, e salvo alguns outros valores referentes a imagem, a premiação distribuída para as Equipes até o ano de 2009 era esta. Mas todo negócio visa lucros, onde esta então o lucro de se ter uma Equipe correndo na Stock Car? Na verdade, voltando na nossa equação inicial, não é bem a Equipe ou o seu proprietário que desembolsa esse valor, essa grana toda vem de Patrocinadores que compram cotas de espaços publicitários dos carros, e que eles sim, fazem um bom negócio. Pela lei de incentivo ao Esporte este dinheiro aparentemente “rasgado” como vimos no inicio, tem isenções fiscais concedidas pelo Governo, esta é a primeira vantagem. A segunda vantagem é a da Visibilidade, pois as corridas são exibidas na emissora líder de audiência no pais, num horário considerado nobre, domingo pela manhã onde 90% da população do País esta em casa. Pra se ter uma idéia o minuto de propaganda neste dia e horário, pagaria um final de semana inteiro de corrida de uma Equipe considerada pequena, porem com chances de visibilidade de sua marca por vários minutos ao vivo na TV.

Então podemos considerar que tanto Equipe quanto Patrocinador sai ganhando neste negocio, Equipe por não necessariamente estar investindo seu dinheiro e patrocinador pela isenção de impostos e visibilidade mais barata que um anuncio comum na Emissora líder

Mas esse evento grandioso da Stock Car não acontece sem que haja por trás disso um organizador, um responsável, é ai que entra a VICAR, a empresa responsável pela organização do “Circo” todo. A Stock Car, antes de mais nada, é uma grande Industria de Entretenimento que gera milhares de empregos diretos e indiretos entre Equipes das três Categorias que a compõem, a Copa Caixa Stock Car, a Copa Montana e o MINI Chalenge, para assistir a este verdadeiro espetáculo o Público lota as arquibancadas de todo o Brasil e paga caro para ter acesso a este “circo”. No ultimo grande premio, o GP de Salvador estiveram presentes ao CAB o Circuito de rua de Salvador aproximadamente 50.000 espectadores e pra estarem la pagaram um valor médio de R$ 80,00 no ingresso, multiplique isso pelo numero de pessoas e voce ira descobrir quem é o verdadeiro “dono” do negocio, e se você respondeu VICAR inconcientemente, lamento dizer, mas você esta errado. O Publico, eu, você, todos nós, a VICAR apenas recolhe este dinheiro, gasta sim milhões e milhões para termos este espetáculo, mas ganha também muito dinheiro. Sem este público dificilmente teriamos toda esta grandiosidade que é a Stock Car hoje e voltariamos a ter corridas como eram no inicio da antiga Stock Car, feita por apaixonados por Automobilismo, sem toda essa busca pelo dinheiro, porem quase sem Publico. Resumindo sem dinheiro não há espetáculo, sem espetáculo não há Publico... (continua)

Na segunda parte de nossa reportagem, entraremos no coração de uma Equipe, onde aí sim, o dinheiro se torna um mero detalhe frente a paixão de Chefes, Mecânicos e Pilotos....

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