Pular para o conteúdo principal

Formula 1: Globo barra Equipe de Transmissão do Sportv por perda de audiência.



Preocupada com a baixa audiência das transmissões ao vivo e a crescente audiência nas reprises do Sportv2, Rede Globo barra equipe composta por Sergio Mauricio, Lito Cavalcante e Max Wilson e opta por exibir reprise com narradores da casa.



Opinião Regii Silva:

Não é a primeira vez, nem será a ultima vez que a poderosa Globo interfere no canal pago Sportv pertencente ao grupo. Desta vez de uma forma explicita e diria que até humilhante para a própria.
Já faz tempo que as transmissões da Formula 1 no canal aberto vem perdendo audiência, sobretudo agora com a ausência de um piloto Brasileiro no Grid, mas há muito mais tempo a preferência dos telespectadores pela narração e comentários da equipe do Sportv já era notada, há outro fator que acaba ajudando o canal a cabo, é o horário em que as corridas são exibidas em VT, sempre em horários alternativos.

O fato de o Sportv transmitir ao vivo todos os treinos livres na integra também criou uma empatia com o publico e este passou a preferir acompanhar a corrida com a equipe de transmissão a qual já tem mais afinidade.

Por outro lado a Globo não mantém mais uma equipe fixa na transmissão, ora o fraco (em automobilismo) Cleber Machado, hora o péssimo (em automobilismo) Luis Roberto se revezam e raras são as corridas em que Galvão Bueno se junta aos bons e constantes Reginaldo Leme e Luciano Burti, porem nem mesmo “trio de ouro” da Globo vem sendo páreo para a equipe da emissora de TV paga.

O sinal de que algo estaria mudando e contra a vontade, não só da equipe do Sportv, mas dos milhões de telespectadores que optam por acompanhar a corrida em VT, porem com profissionais que realmente sabem o que estão dizendo, foi no final da transmissão do VT do Grande Premio de Monza, ao encerrar a transmissão o excelente Sergio Mauricio deu um tom melancólico de despedida, ficou claro que algo contra a vontade do trio que é completado por Lito Cavalcante e Max Wilson estaria acontecendo.

Já na segunda feira a noticia de que as corridas reprisadas no Sportv passariam a ser as mesmas transmitidas pela Globo. Não sei se como forma de desencorajar ainda mais os já cansados telespectadores com a forma como a emissora vem tratando o produto Formula 1, primeiro cortando a transmissão dos Treinos de Qualificação, e há alguns anos deixando de transmitir ao vivo o GP do Canadá e o dos Estados Unidos.

O tiro no pé pode estar sendo dado agora, interferindo num canal que embora pertença ao Grupo Globo, porem que diferentemente da emissora aberta, tem sua audiência formada por pessoas que pagam para ter o canal, e como pagantes podem cobrar e exigir uma programação de qualidade, e conhecendo grande parte destes fãs de Formula 1, creio que não é por isso que deixarão de ver as corridas em VT no Sportv, ou até mesmo buscarão outras formas de assistir as corridas, menos se render aos caprichos da ciumenta Globo.

A equipe do Sportv, por enquanto, continuará transmitindo os treinos livres e o treino oficial e contará com a audiência maciça que sempre teve, e a corrida em si perderá muito conteúdo, pois sem desmerecer nenhum dos comentaristas, o que sempre fizemos foi acompanhar os comentários do Regi e do Burti na transmissão ao vivo e depois acompanhar os comentários tão bons quanto, do Lito e do Max, esta era a vantagem.

Agora fica a pergunta, qual a vantagem de pagar caro para ter o Sportv, com o objetivo de fugir das narrações ruins de Luis Roberto e Cleber Machado na Globo, se no canal que pagamos caro, vamos acompanhar a mesma transmissão ruim?

A esperança que temos é a de uma possível promoção de Sergio Mauricio para à “nave mãe”, alias, é o que a emissora já deveria ter feito há muito tempo, com isso ganharia em audiência e acima de tudo em qualidade, qualidade essa que vem faltando em toda a programação, a ponto de estarem desesperados chegando a extremos como este de interferir na programação do canal a cabo.

Nos termos da Formula 1, é como se a Red Bull estivesse tomando um pau da Toro Rosso, e proibisse a Equipe B de correr no domingo, ao invés de tentar preparar melhor o próprio carro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta