Fim da espera, a Formula 1 está
de volta no próximo final de semana e promete mais competitividade nas posições
intermediarias, mas lá na frente o protagonismo de Mercedes, Ferrari e RBR permanece.
Toda a análise que se faça, com base na
pré-temporada pode ser um mero chute, sabemos que durante estes testes, algumas
Equipes escondem um pouco o real potencial de seus carros, ao passo que outras
supervalorizam um tempo muitas vezes alcançado em condições atípicas que não
correspondem à realidade.
Se nos basearmos apenas por números,
e isto é perigoso, vamos ter de admitir que o carro que andou mais “rápido” na
pré-temporada foi a Ferrari, pois os tempos de Vettel (1.17:182) e Raikkonen
(1.17:221) foram os melhores tempos registrados de todos os testes, ambos
utilizando pneus Hiper Macios e após um longo stint, o que significa dizer que
os carros ao atingirem estas marcas estavam com pouco combustível.
Mas o fato da Ferrari ter as duas
primeiras marcas dos testes não significa que a Scuderia Italiana tenha passado
a frente da rival Mercedes, pelo contrario, a Mercedes se mostrou forte e
consistente em todos os testes, e neste caso, creio sim que esteja escondendo
um pouco o jogo. Os melhores tempos de seus pilotos foram, Hamilton (1.18:400)
e Bottas (1.18;560) porem com pneus Ultra Macios, o que significa que com o
ganho de tempo gerado pelos pneus Hiper Macios, estariam na mesma balada das
Ferraris ou até melhores.
A RBR permanece como a terceira
força e horas até segunda, dependo da pista, a luta interna entre Riccardo
(1.18:040) de pneus Hiper macios e Verstappen (1.19:842) com pneus Macios, deve
permanecer em 2018. Riccardo, mais experiente e político, sabe dosar as
palavras e o ímpeto e Verstappen é exatamente o oposto, mas sem duvida ambos
tornam a RBR uma candidata a vitorias na temporada.
E a McLaren? Como ignorar o tempo
de Fernando Alonso registrado no ultimo dia de testes com 1.17:784,
simplesmente o terceiro melhor tempo de toda a pré-temporada e o único a baixar
de 1.18:000 além das Ferraris. A McLaren sofreu um pouco, é verdade, mas nada
relacionado à unidade de potencia o que já é por si só um alivio para o
Espanhol e para Vandoorne (1.18:855) um dos destaques destes testes em
Barcelona. Os “motores” Renault que agora equipam a McLaren se mostraram confiáveis
e potentes não só nos carros laranja.
A Renault viu seus clientes de
motores, RBR e McLaren andando bem em Barcelona e a própria equipe surpreendeu
com Sainz (1.18:092) marcando o quinto tempo mais rápido dos testes. A equipe
Francesa a julgar pela pré-temporada, disputará com Haas e McLaren o posto de
quarta força nesta temporada.
A Force Índia não empolgou, pelo
menos teve um desempenho abaixo do esperado, a ponto de Renault, Haas e McLaren
a estarem ameaçando, mesmo tendo marcado 1.18:967 com Ocon, teve o Mexicano
Perez meio apagado nos testes, obvio que talvez por estar testando outros
componentes e acertos diferentes em seu carro, mas simplesmente a equipe
Indiana não empolgou.
A Haas sim, superou a
expectativa, desde os primeiros testes se mostrou rápida e consistente, um
detalhe “assustador” é que Magnussen marcou seu melhor tempo em 1.18:360, nada
de mais certo? Errado, este tempo foi marcado com pneus Super Macios, só pra
esclarecer, o tempo de Hamilton foi bem próximo disso, só que com pneus Ultra
Macios. O outro piloto da Haas, Grosjean, marcou 1.18:412 com compostos Ultra
macios.
A Toro Rosso é a equipe a se
prestar atenção, equipada com as unidades de potencia da Honda, é uma
verdadeira incógnita seu futuro. Por enquanto Pierre Gasly foi o mais rápido da
dupla com 1.18:363 e Hartley com 1.18.949. A STR será a “cobaia” e se a Honda
conseguir aliar potencia e confiabilidade no seu pacote em 2019 poderá equipar também
a RBR com seus motores.
A Alfa Romeo Sauber que neste ano
conta com os motores atuais da Ferrari, e não versões de anos anteriores como
foi até 2017, isto significa que as atualizações chegarão mais rápidas à equipe,
isto na pratica pode tirar a Sauber do posto de ultima do grid nesta temporada.
E finalmente a Williams, a equipe
que menos evoluiu nesta pré-temporada com relação à de 2017. Assumindo ser uma
equipe de aluguel, abrindo mão da experiência de Felipe Massa, do efeito midiático
que seria a contratação de Robert Kubica, teve seu melhor tempo dos testes
marcado por Sirotkin com 1.19:189 com pneus macios e Stroll marcando 1.19:954.
A temporada 2018 da Formula 1,
primeira sem brasileiros no grid desde a chegada de Emerson Fittipaldi em 1970,
mesmo com a ausência de conterrâneos, uma legião de fãs estará ligada nos
canais Sportv partir de quinta feira as 23:00.