Pular para o conteúdo principal

Automobilismo na visão de Átila Abreu.


Li o texto, achei muito bacana, concordo com a linha de raciocínio em quase todos os pontos. 
O comentário que eu faço e a visão que eu tenho, ela é um pouco diferente, porque eu não acho que é o automobilismo que esta morrendo, eu acho que é o esporte no Brasil que esta morrendo, eu fico indignado ao ver um país do tamanho do Brasil, com proporções territoriais onde um país Europeu é do tamanho de um estado do Brasil, e numa Olimpíadas, um país como a Alemanha, que tem o tamanho de alguns estados nossos, consegue muito mais medalhas que nosso país todo. A gente vê o Futebol que é o esporte que tem o maior destaque, nossa maior tradição dentro do esporte e a seleção brasileira já não é mais como foi em décadas passadas. A gente vê outros esportes ai também, basquete, vôlei que a gente ainda briga, mas não como antigamente, então tem diversas outras modalidades que a gente acaba nem figurando.

O Cesar Ciello que você citou no seu texto, quem patrocinou o Ciello até ele chegar aonde chegou? Foi a família dele e a partir do momento que ele começou a ter resultado aí sim apareceram algumas empresas pra investir e tentar surfar a onda do que ele tinha conquistado, só que o Cesar Ciello é um em um milhão, mas quantos outros grandes talentos acabam não seguindo o mesmo caminho né, e por que acontece isso, porque o país não tem a cultura de apoiar o esporte, a gente não tem o costume de pegar alguma coisa e fazer bem feito, tudo se começa e para pela metade.

Exemplo, Autódromo de Jacarepaguá, ok, foi destruído, todos nos do automobilismo ficamos indignados com isso, mas foi feito um parque Olímpico lá, do qual outras diversas modalidades poderiam usufruir daquilo no futuro, se isso fosse verdade até seria aceitável perder o autódromo pensando no legado que isso deixaria, mas a gente viu recentemente em uma matéria na Rede Globo, que o Parque Olímpico está jogado às traças, a piscina ta juntando dengue, totalmente largado, abriram o parque ao público e ficaram todos indignados, materiais das Olimpíadas ainda lá, então é isso que acontece, tudo no nosso país começa e para na metade, diversos escândalos financeiros, corrupção e tudo mais e as coisas vão ficando pelo caminho.

No automobilismo acaba não sendo diferente, a gente teve alguns casos aí da CBA, recentemente, envolvida em escândalos de corrupção, que denigre a imagem, mas não é nenhuma novidade, porque vários outros esportes também se encontram na mesma situação, e a gente precisa de alguém que realmente resolva por um ponto final nisso, o que aconteceu, aconteceu, mas daqui pra frente faça diferente, mas enquanto isso não acontecer, enquanto ainda houver conchavos, a gente vai ficar nessa mesma situação por muito tempo. As categorias de base não tem apoio, e quem deveria fazer isso seria a Confederação, através de incentivo, existem outros países, como a Alemanha, onde a Federação tem suas categorias de base e a própria federação acaba criando algum centro de desenvolvimento em trabalho com as montadoras e tudo isso gera receita para que se apoie e incentive o esporte, e nesse caso, o automobilismo desde cedo.

Eu acho que a gente precisa mudar a cultura do país, a gente precisa aprender a planejar as coisas a longo prazo, só assim a gente vai decolar como nação, o Brasil tem uma capacidade tremenda dentro do esporte e outras áreas, porem a gente não consegue diante de toda a burocracia e diante desse cenário que a gente se encontra.

A Stock Car, ela obviamente é a maior categoria do automobilismo brasileiro, ela não está no seu auge, como esteve cinco, seis anos atrás, mas obviamente ela esta longe de estar numa situação como se encontra a Formula Truck hoje, mas a Stock Car vive grandes dificuldades por decisões erradas tomadas lá atrás, então hoje para mim, um grande problema da Stock Car, o evento precisa melhorar, o evento precisa se reinventar, eu estou já há nove anos na categoria e diversas ações que eram feitas quando eu entrei na categoria são mantidas até hoje e isso gera pouca atratividade, precisa inovar. Eu vim agora no começo do ano aqui pros EUA, fiz um tour ali em Charllot, conheci algumas equipes de Nascar, olhei um pouco da estrutura, fui a outros eventos como a NBA, enfim, olhando um pouco para tentar ter ideias e tentar trazer isso para o nosso esporte, estou fazendo um Lounge numa carreta para que eu possa entregar isso como ativação para os meus patrocinadores, tenho carros de exposição e estou sempre tentando criar uma situação nova, fazer um atrativo novo para que cada ano a gente possa oferecer algo diferente e trazendo estas novidades aos patrocinadores e a categoria por sua vez precisa fazer o mesmo.

Hoje a Stock Car sofre muito por questões do passado, exemplo, hoje a Shell se quiser fazer um camarote, que custa lá seus 40 mil reais para levar até 70 pessoas, você pode envelopar tudo com a sua marca, só que uma Shell por exemplo, não pode colocar sua logomarca do lado de fora, por que a Petrobrás é patrocinadora do evento e veta tudo isso, então assim, ok, para a VICAR é interessante ter uma Petrobras patrocinando o Evento, faz total sentido, mas as outras empresas petrolíferas não podem usufruir de outras propriedades, eu acho assim, que a VICAR vende uma propriedade de fornecedora oficial com patrocínio para a Petrobras, mas você não pode impedir que outras empresas façam, vide a Nascar, lá cada propriedade é vendida para uma empresa e estas empresas às vezes são concorrentes entre si, mas é isto que faz fomentar, se eu vou lá e crio uma ativação interessante, ou o meu concorrente cria algo interessante, para eu superar ele, eu preciso fazer algo ainda melhor, só que hoje a VICAR não deixa que isso aconteça, ela vai te bloqueando cada vez mais e isso incentiva a fazer menos, isso precisa mudar, eu já conversei com eles, lógico, o que foi feito no passado foi feito errado, mas se não se colocar um ponto final hoje, a gente vai sofrer isso para o resto da vida, as coisas precisam mudar, se foi feito errado no passado, precisa ser corrigido.

Eu acho que é esse pensamento que a gente precisa mudar, se reinventar, se desapegar de algumas coisas que foram criadas no passado, algumas filosofias até porque o mundo e toda a tecnologia envolvida esta mudando constantemente e se a gente não se reinventar, se a gente não ficar acompanhando todo o tempo, a gente fica para trás e ficando para trás, o futuro a gente já sabe, é se tornar cada vez pior, uma categoria cada vez menor, com menos expressão dentro do cenário nacional, então eu batalho muito por isso e acredito muito que a gente vai sair, mas tem que ser um trabalho conjunto, não é uma pessoas só que vai fazer.

A gente tem agora uma associação de pilotos, criada pelo Giaffone e teve uma grande aderência e que vem batalhando justamente pra isso, para que a gente consiga acompanhar melhor as contas da CBA, criar alguns pacotes de projetos junto ao governo, ter alguns incentivos na hora de comprar peças, para investir em categoria de base, então acho que a associação vem pra isso, é uma tentativa, um trabalho conjunto, mas só isso também não vai resolver, é preciso que todas as áreas, pensem em prol do esporte para que a gente possa passar desta fase.

(Átila Abreu) 

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no automob

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf

William Starostik: suspenso por 30 dias.

O ultimo comunicado da CBA, convocando empresas para Promover o Campeonato de Caminhões causou tanto alvoroço que outro comunicado, este do STJD, acabou passando quase despercebido. Segue comunicado: O que me estranha em todos estes casos de doping, e não são poucos, é que as punições quase sempre vêm em períodos de recesso dos campeonatos ou em que o Piloto em questão não esta disputando campeonato algum. Chamam isto de afastamento preventivo, tudo bem, pode ser que estejam esperando a contraprova para realmente atestar uso de substância indevida. Mas e se a contraprova der negativo? Neste caso o piloto já foi exposto, porem e se realmente for atestado positivo. Já que os trinta dias de afastamento contam na pena principal, que pode ser de 1 a 12 meses. Digamos que a pena fosse de 1 mês de afastamento, então o piloto já a teria cumprido durante o afastamento preventivo certo? Aí eu pergunto; Tem campeonato Brasileiro de Marcas rolando durante estes trinta