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Brawn GP: O melhor e o pior negócio da historia da F1.

 No dia 5 de Dezembro de 2008, uma sexta feira, o então presidente da Honda Takeo Fukui anunciou para o mundo a saída da montadora da Formula 1, colocando equipe à venda a partir daquela data, o motivo foi detalhado pelo próprio Takeo, em meio a crise mundial da época a montadora decidia direcionar melhor os recursos, no ano anterior a Honda havia repassado cerca de 500 milhões de dólares para suas divisões esportivas, entre elas a escuderia de Formula 1.
Dias antes deste anuncio estiveram reunidos em Brackley na Inglaterra, sede da Equipe Honda F1, o alto escalão da montadora junto com Ross Brawn, Nick Fry e Jörg Zander, o motivo da reunião, a ultima tentativa de convencer os japoneses de que o carro que seria usado em 2009, o modelo RA109, seria revolucionário e poderia mudar a historia da Honda na Formula 1. Os Japoneses não viam o projeto da mesma forma que eles, por isso decidiram manter a posição de vender o time.
Na mesma semana do anuncio da retirada da Honda do mundial de 2009, o mesmo Ross Brawn procurou Norbert Haug na tentativa de convencer a Mercedes a adquirir a Equipe Honda, na ocasião apresentou também o projeto do RA 109 que já contaria com motor Mercedes. A direção da Mercedes que então era dona de parte da equipe McLaren não entendeu que era hora de ter sua própria equipe na Formula 1.
A ultima cartada de Brawn foi procurar novamente a Honda e se oferecer para comprar o espolio da Escuderia em um esquema de management buy-out (em que empregados assumem a administração de uma empresa, abrem mão de direitos e passam a ser acionistas) e não apenas isto, Ross Brawn correu atrás de recursos e adquiriu ações da equipe.
No dia 6 de Março de 2009 foi anunciada a fundação da Brawn GP, o modelo BGP001, apenas rebatizado, era o mesmo RA 109, que Honda e Mercedes desprezaram, este mesmo BGP001 veio a quebrar o Record da pista do Cirqüito da Catalunha na Espanha ainda durante os testes de pré-temporada. Foi o suficiente para Honda e Mercedes já começarem a se arrepender de desdenhar a proposta de Ross Brawn, mas este era só o começo da historia do BGP0001.
As demais equipes imediatamente apontaram algo de irregular no sistema de difusores do modelo da Brawn, porem a FIA deu parecer positivo ao modelo. Mas as equipes rivais se arrepiaram mesmo ao ver a Brawn GP fazer dobradinha na Austrália com Jenson Button em primeiro e Rubens Barrichello em segundo. Daí pra frente a historia todo mundo conhece, 8 vitorias sendo 6 com Button e 2 com Barrichello, 5 pole positions, 4 melhores voltas, Titulo Mundial de pilotos com Jenson Button, Titulo Mundial de Construtores de 2009, tudo isso em apenas 1 ano de existência.
Ao final de 2009 a Mercedes finalmente desfez a burrada e adquiriu cerca de 75% da Brawn GP por mais de cinco vezes o valor que lhes fora oferecida a falida Honda, falando em Honda, da pra imaginar os japoneses envergonhados com o péssimo negocio, pela primeira vez na historia a Honda poderia ter sido campeã da Formula 1 com sua própria equipe, por sorte o “arakiri” já era uma pratica extinta por lá. A Mercedes também perdera esta chance, e mesmo tendo finalmente se convencido a ter sua própria equipe, já se vão três anos sem sequer estar próximo desta conquista.
Tudo o que Ross Brawn fez foi acreditar num projeto, tanto ele quanto Nick Fry, fizeram de tudo para entregar a “glória” de um campeonato de formula 1, de mão beijada, para a Honda e posteriormente para a Mercedes, mas estava escrito que o ano de 2009 seria de uma equipe que nasceu e morreu neste mesmo ano, porem que fez o que nenhuma outra fez, venceu no ano de estreia, tirou Jenson Button praticamente do desemprego, assim como Barrichello, Button para o Título e Barrichello para mais duas vitorias.
Foi sem duvida o melhor negocio da vida de Ross Brawn, o pior negocio da historia da Honda, e a chance mais nítida que a Mercedes teve de voltar a ser Campeã de Formula 1 e recusou.
                

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