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Copa Truck preparada para o ano da consolidação.



Há exatos um ano e cinco dias, levei ao ar a matéria "Formula Truck Dividida" e o que parecia ser o fim das corridas de caminhões se tornou o inicio de um novo conceito de se fazer automobilismo.

A começar pela criação da ANET Associação Nacional de Equipes de Truck, e com ela, algo novo, as equipes "mandando" no Campeonato que participam, mais do que isso, unidas por um objetivo, embora adversárias nas pistas.


A melhor definição de tudo que houve daí pra frente, foi dada por Carlos Col com quem conversamos já na ultima etapa em Interlagos, ao final do primeiro ano de existência da Copa Truck. Um doente na UTI em estado grave. Foi assim que o Gestor da Categoria se referiu ao inicio difícil e as dificuldades que sabiam que enfrentariam.



“Foi mais ou menos como um paciente que está numa UTI, entubado, respirando com ajuda de aparelhos. Não basta desejar que ele se recupere imediatamente. Eu diria que após este primeiro ano, o "paciente" foi estabilizado, passou a respirar sozinho e agora já desceu para o quarto".

Col explicou ainda que pelo pouco tempo que tiveram, não foi possível pensar o evento como gostariam e a prioridade era colocar os caminhões na pista.

"Fizemos tudo num curto espaço de tempo, não foi fácil, mas tínhamos de priorizar o inicio do campeonato e algumas idéias para o Evento como um todo acabaram tendo de esperar. Agora com calma e tempo para planejar vamos poder melhorar bastante".



Uma das novidades para 2018 é a oficialização da Copa Truck como Campeonato Brasileiro, com isso, também se ampliou o numero de Etapas, agora serão nove, sendo 4 Copas com 2 Etapas em cada Copa e a Grande Final.

A Região Sul, detentora do maior público das corridas de caminhões ganha sua Copa, com corridas disputadas em Cascavel no Paraná e Guaporé no Rio Grande do Sul.


As Regiões Sudeste e Centro Oeste permanecem com suas Etapas disputadas em Curvelo-MG, São Paulo-SP, Campo Grande-MS e Goiânia-GO


Outra grande novidade para este ano será a inclusão da Copa MERCOSUL com provas em Buenos Aires na Argentina e em Rivera no Uruguai, dando ao Campeonato um Status de Sul americano.


A grande final será em Curitiba em Dezembro e irá coroar o grande Campeão de 2018 que receberá o anel de Campeão das Copas.


As novidades não param por aí, o Evento como um todo, ganha um grande reforço, é a chegada da Mercedes Benz Challenge, que vem para somar e ampliar as atividades de pista, aumentando e entretenimento do publico que a cada Etapa só aumenta.


Se há um ano as incertezas pairavam sobre a Copa Truck, hoje podemos dizer que 2018 será o ano da consolidação, ou seguindo a analogia de Carlos Col, O "paciente" passa bem e recebeu alta.


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