Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções,
tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há
piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho,
chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil
de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de
alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart. Pais, managers e treinadores devem ter em
mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem
outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver
de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem
etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim
de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo
ao objetivo traçado.
Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas
para quem pretende seguir carreira no automobilismo de Formula dentre as
categorias existentes no Brasil como forma de preparação para uma carreira
futura no exterior. Sim, infelizmente no Brasil ainda não temos condições de
correr profissionalmente de Formula, mas esta preparação em território nacional
será muito útil para partir para uma carreira sólida na Europa ou Estados
Unidos.
O Primeiro passo ao sair do Kart é procurar um
equipamento com mais potencia e sem muitos apêndices aerodinâmicos, focando a
principio o controle do carro em velocidades bem maiores que o Kart, ainda com
poucas regulagens mas com um aprendizado mais focado na suspensão e calibragens
para que o piloto comece a ter noções de todos os componentes e variáveis de um
carro de corridas. Nesta etapa uma sugestão de baixo custo e com um bom
equipamento é a Formula 1600, onde o jovem piloto fará uma transição bem
tranquila do kart, onde num primeiro momento terá apenas que mostrar ser tão rápido
num carro e tomar as primeiras noções com um cambio em H.
Equipamento: Chassi Tubular.
Suspensão Volkswagem.
Cambio Volkswagen.
Motor Ford Zetec Rocan 1.6 Etanol.
Pneus Pirelli Phanton.
Freio Volksvagem.
Campeonato: 10 Etapas (Interlagos, Velocitta,
Curitiba, ECPA,Londrina)
Custo: Carro Alugado – R$ 65.000,00 ou R$ 6.500,00
por etapa.
Carro Próprio – R$ 35.000,00 ou R$ 3.500,00 por etapa.
(Valor do carro para compra não informado) (Não
incluso logística fora de SP)
Informações: www.rsracing.com.br
Como próximo degrau, a melhor opção é a debutante
Formula Inter, mais que uma nova categoria é um novo conceito, um equipamento
totalmente nacional com um custo relativamente baixo dentro do que promete,
esta é a receita. Idealizada por conhecedores de automobilismo capitaneados por
Roberto Puppo Moreno que dispensa apresentações a F-Inter conta com um
equipamento realmente de ponta em todos os pontos de vista, onde os pilotos
terão pela frente todas as nuances e possibilidades de acertos que se encontram
nas maiores categorias de Formula do mundo. Noções de Down Force, equilíbrio,
balanço de freios e regulagens de barras. As noções de acerto de carro serão
realmente adquiridas nesta categoria. Nesta etapa o piloto já pode contar também
com um serviço de mídia e visibilidade.
Formula Inter
Equipamento: Chassi Tubular MG-15 semi-monocoque
crash Box.
Suspensão: ‘push rod’ triangulo sup. Inf. Com uniballs e barra
estabilizadora.
Amortecedores e molas com bump e rebound, molas com carga
variável.
Freios quatro disco ventilados com distribuição de carga regulável no
cockpit. Pneus Pirelli PZero Slick. Asa em Fibra de Carbono.
Aerofólio em fibra
de carbono regulável.
Motor 2.0 litros, 4 cilindros em linha, 16 valvulas,
potencia de 191 hp a 6000 rpm.
Cambio 5 marchas em H.
Campeonato: 11 Etapas junto com o Paulista de
Automobilismo.
Custo: Sistema ‘seat and drive’ R$153.890,00 ou
R$13.990,00 por etapa.
Informações: www.formulainter.wix.com
Passado o período do aprendizado básico e chegando
a conclusão de que seu futuro é ser um piloto, sobre tudo de Formula, surge a
intenção e o desejo de sair do país rumo a Europa principalmente, o próximo passo
será conhecer em detalhes o equipamento em que ira iniciar sua carreira
internacional, a grande maioria dos pilotos que deixam o Brasil rumo a Europa,
procuram iniciar seus passos lá fora através da Formula 3, mas você não precisa
necessariamente fazer as malas imediatamente. A mesma Formula 3 você pode
experimentar ainda aqui no Brasil e usá-la como o ultimo degrau pelo menos por um
ou dois anos, isso fará com que o piloto conheça em detalhes o equipamento que
disputará suas primeiras corridas lá fora e claro adquira mais bagagem.
Equipamento: Chassi Dallara F309 Fibra de Carbono.
Motor Berta 2.3 4 cilindros, 275 hps a 6.500 rpm. Cambio Hewland sequencial.
Pneus Pirelli PZero.
Campeonato: 8 Etapas, 16 Corridas. Atualmente a
Formula 3 faz parte do evento da Stock car o que envolve corridas com um bom
publico e mídia. Transmissão Sportv.
Custo: Temporada R$ 450.000,00 ou R$ 56.250,00 por Etapa.
Informações:
www.formula3brasil.com.br
Tendo cumprido estas etapas seguindo esta sequencia
gradativa, não só de equipamento como também em custos, obviamente ao final
deste período o piloto terá desembolsado um valor razoável, porem de uma forma profissional,
e se em algum destes degraus o piloto por ventura desistir ou tomar algum revez
durante o percurso os valores desembolsados foram absolutamente justos perante
o equipamento de cada estagio. Este planejamento é primordial para quem deseja
atingir o topo do automobilismo.
Em breve traremos um estudo semelhante para os
pilotos que desejam fazer carreira no automobilismo visando às categorias de
Turismo.