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Automobilismo na visão de Washington Bezerra


Regii, o texto é muito bom, mas você esqueceu o principal, treinos. Hoje para beneficiar alguém, ou por desculpa de custos, não se pode treinar, como um jovem piloto pode competir em igualdade de condições com os pilotos veteranos ou mais experientes?

Você pode falar que o Felipe Fraga é jovem, e foi campeão da Stock Car, mas ele já esteve na Europa correndo de Formula e participou no nosso time de BMW durante mais de um ano, e lógico que nos treinamos bastante.

Você fala que não temos mais pilotos em condições de chegar a Formula 1, pelo menos pra ser competitivo, lógico, repare que até Felipe Massa, que é nosso ultimo, pergunte se ele não treinava dia e noite. O Ayrton treinava todos os dias de Kart assim como o Rubinho, o treino é muito importante e hoje em dia são praticamente proibidos.

Quantas equipes de Stock Car existem hoje em São Paulo? Somente uma, quando desde sua formação São Paulo era o berço da Stock com pelo menos oito equipes e sete preparadores de motor.

Eles mataram todas as nossas equipes com este regulamento de um único preparador, que você já escreveu. Os preparadores de hoje em dia na Stock Car mal podem tocar nos carros. Alem disso é tudo extremamente caro.

Por exemplo, os custos pra se fazer automobilismo lá na Europa e quase igual no Brasil, um campeonato de Blancpain GT3 sai por 1,6 milhões de euros, são 10 corridas sendo que 5 destas são Sprint, com duas corridas de uma hora por final de semana e 5 são de Endurance com três horas de duração, alem destas ainda tem uma 6 horas e as 24h de Spa.

No cambio de hoje daria mais ou menos 5,3 milhões de reais (dois carros). Só que você corre em Monza, Paul Ricard, Silverstone, Brands Hatch, Nurburgring, Hungaroring, Barcelona, Russia, Azerbaijão, Slovaqui, Misano e por ai vai. Tudo isso com os melhores carros, podendo treinar quando quiser, são seis jogos de pneus na primeira prova e quatro na segunda.

Se você analisar o numero de horas do campeonato e treinos é quatro vezes maior que o que se anda na Stock Car. Então é mais barato correr lá.

As montadoras não apoiam mais o automobilismo no Brasil nem na hora de fazer seus comerciais de carros na TV, temos tantos pilotos de nome internacional, mas as montadoras preferem colocar um macacão no Bruno Gagliasso como neste ultimo comercial da Renault.
Nosso automobilismo infelizmente esta na UTI e vai permanecer por um bom tempo.


(Washington Bezerra) 

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