Pular para o conteúdo principal

F3 Brasil: Guilherme Samaia completa mais de 100 voltas no Velopark

Imagem: Luca Bassani
Atual campeão da F3 Brasil Light, piloto inicia preparação com carro da divisão principal e finaliza cronograma de treinos com bons resultados.


Guilherme Samaia deu o pontapé inicial em sua preparação rumo ao segundo título na F3 Brasil. Atual campeão da divisão Light, o piloto de 19 anos completou nesta semana mais de 100 voltas a bordo do carro da categoria principal da equipe Cesário Fórmula no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), como forma de preparação para o início do campeonato, previsto para acontecer no dia 10 de abril na mesma pista gaúcha. De acordo com a equipe, Samaia cumpriu o cronograma de treinos sem apresentar qualquer tipo de problema. 

O objetivo do piloto neste início de ano é adquirir experiência com o chassi Dallara F309, uma vez que o modelo possui algumas diferenças em relação ao carro antigo, o Dallara F301. "Os treinos foram ótimos, pois conseguimos cumprir nossos objetivos. Andei bastante com o carro e me senti confortável desde as primeiras voltas. Trabalhamos bastante no acerto de acordo com a temperatura ambiente e os tempos foram muito bons", disse o piloto.

Conhecedor das pistas do calendário e com experiência de um ano na categoria, Samaia elogiou o comportamento do novo chassi. "Como esperava, não estamos com problemas de adaptação ao F309 devido à minha bagagem com o modelo F301. O carro novo é muito moderno e rápido, principalmente nas curvas, e por isso precisamos de um pouco mais de tempo para entender algumas reações e buscar o limite. Porém, estou satisfeito com o nosso desempenho até agora", relatou.

Samaia continua com sua programação de treinos na próxima semana. O piloto viaja na sexta-feira (26) para Santa Cruz do Sul (RS), onde realizará mais dois dias de testes no sábado (27) e domingo (28). "Vamos continuar com nosso cronograma e buscar mais conhecimento do chassi. Quero chegar bem preparado para a etapa de abertura. O campeonato promete ser muito competitivo", finalizou o piloto. 

Calendário 2016:
1ª etapa - 10 de abril - Nova Santa Rita (RS)
2ª etapa - 5 de junho - Santa Cruz do Sul (RS)
3ª etapa - 17 de julho - Cascavel (PR)
4ª etapa - 11 de setembro - Interlagos (SP)
5ª etapa - 25 de setembro - Londrina (PR)
6ª etapa - 16 de outubro - Brasília (DF)*
7ª etapa - 6 de novembro - Goiânia (GO)
8ª etapa - 11 de dezembro - Interlagos (SP) 
* A confirmar


Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Formula Truck vs Copa Truck, briga no escuro.

O que é mais importante, anunciar ou executar primeiro? Opinião Regii Silva: Quem diria que 8 anos depois eu voltaria a citar a Formula Truck e a Copa Truck num mesmo texto, e desta vez, “defendendo” a primeira. Direto ao ponto: Há quase um mês atrás, no dia 18 de maio, durante a etapa da Formula Truck realizada em Cascavel, em meio a um suspense digno dos programas do João Cleber, o responsável pela organização da categoria, Gilberto Hidalgo, anunciou aquela que seria a “primeira” corrida noturna de Caminhões no Brasil, com data marcada para 25 de julho deste ano. O anuncio chamou muito a atenção da comunidade do automobilismo, principalmente pela praça escolhida, o Autódromo de Interlagos. Data marcada, local escolhido para, repito, a “primeira” corrida noturna de caminhões da história do automobilismo brasileiro. Certo? Errado. Eis que ontem dia 15 de junho, durante a transmissão da etapa de Tarumã da Copa Truck veio o comunicado, sem pompa, sem suspense, de que a próxima etap...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...