Pular para o conteúdo principal

Formula 1: Placar após três etapas.

O ditado, “meu primeiro adversário é meu companheiro de equipe” é uma verdade incontestável, dizer que um piloto é amigo do companheiro de equipe chega soar falso. Na Formula 1 este ditado fica ainda mais sério e evidente e o inicio de cada temporada marca uma verdadeira guerra de nervos na busca pelo favorecimento da equipe na briga por preciosos pontos, tanto para pilotos como para a equipe e quanto mais cedo se define quem é quem neste panorama melhor.

Vejamos após três etapas, quem é quem na briga pelas atenções da equipe.
(Mercedes) Rosberg 61 x 50 Hamilton
(Force India) Hulkenberg 28 x 16 Peres
(McLaren) Button 23 x 20 Magnusen
(Red Bull) Vettel 23 x 12 Ricciardo
(Ferrari) Alonso 26 x 7 Raikkonen
(Williams) Bottas 18 x 12 Massa
(Toro Rosso) Verne 4 x 3 Kvyat
A ordem segue a classificação por equipes no campeonato e mostra a grata surpresa que até aqui vem sendo a Force India que tem Hulkenberg na terceira colocação, mostrando que acabou se dando bem após ser preterido pela Lotus, esta, nem aparece na lista acima porque em três etapas não conquistou nenhum ponto sequer.
A Mercedes dispensa comentários, apenas à acrescentar a briga aberta e sem interferência da equipe, entre Hamilton e Rosberg, e o que é melhor, até aqui uma disputa absolutamente limpa e leal, até quando? Veremos.
A McLarem corre por fora, sem muita pressa mas com dois pilotos até aqui consistentes o que já é muito bom.
Na RBR a pontuação entre os pilotos perece ter sido maquiada, não fosse a punição de Ricciardo na Australia o placar estaria mais apertado, alem do que Ricciardo tem feito melhores classificações que o Alemão e a impressão que passa é a de que é uma questão de tempo para este placar virar.
A Ferrari é de chorar, é até aqui mais um fiasco da era Domenicalle, mesmo o mais otimista dos ferraristas já esta com medo deste ser o ano do fiasco total. Alonso tenta, luta, anda mais que a Ferrari mas desta vez nem ele tem sido suficiente. O Espanhol nem tomou conhecimento de Kimi Raikkonen que tenta mas não consegue guiar a inguiável Ferrari.
E Finalmente a Williams, a mais badalada dos treinos de pré temporada já da mostra de que a evolução não vem acompanhando as espectativas. Felipe Massa, contratado para “acertar” o carro com ares de primeiro piloto, já na segunda corrida tomou um balde de água fria ao ser gentilmente convidado a sair da frente do companheiro Bottas, isto deixou claro o desespero da equipe em tentar dar retorno ao investimento que recebeu e dar satisfação à toda expectativa gerada em torno do time na pré temporada.
O balanço até aqui é positivo, estamos vendo talvez um dos anos mais disputados entre companheiros de equipes que promete ainda muita briga.
           



Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...