O termo “furo” em jornalismo esta cada vez mais escasso, hoje em dia
com a explosão das redes sociais as noticias, vem e vão, quem antigamente era o
motivo da noticia, hoje fura a mídia convencional e insere sua noticia quase
que diariamente em suas paginas pessoais. Nem tudo que se lê por aí é verdade,
e nem toda verdade pode ser dita antes da hora, pois corremos o risco de passar
por mentirosos. Quando noticiei em primeira mão que a Rede Globo não iria
transmitir as etapas da Stock Car em 2013, fiz com propriedade, fiz com fonte
segura, hoje, com mais de duas semanas de atraso o site “especializado” Tazio,
traz a noticia e em partes, vinda de uma entrevista que teria sido feita com
Carlos Coll, presidente da VICAR. Digo que a noticia foi dada em partes quando,
ainda, Carlos Coll insiste que algumas corridas, segundo ele quatro, serão
transmitidas pela Rede Globo, como se quatro corridas, ou apenas a corrida do
milhão, como afirmei, possa salvar a visibilidade da categoria, é muita
pretensão da Globo ou muita ingenuidade da VICAR? A Globo é a emissora das
“finais” se da ao luxo de comprar um campeonato inteiro de futebol, como o
Paulista, apenas para transmitir a partida final, assim faz com outros esportes
como vôlei, futsal e ate basquete. Isto serve para maquiar uma “propaganda
enganosa” quando um atleta busca um patrocínio, que já é difícil, ele vende o
“peixe” usando a Globo como emissora que transmitirá o evento, os olhos do
patrocinador brilham quando ouvem isto, e muitos são fisgados com este
argumento, na Stock Car, vários nomes já estão confirmados e muitos
patrocinadores até o momento já caíram no conto do vigário, outros ainda têm
tempo de rever este conceito. Fica a pergunta, quem esta errado, a Globo? A
VICAR? Os Pilotos? Ou o patrocinador? Lamento ter que dizer, mas a Globo esta
certa, ela compra o direito sobre o evento e transmite apenas se quiser. A VICAR,
que de boba não tem nada, sabe disso, mas continua vendendo o evento como se a
Globo fosse mostrar, a diretoria sabe que seria melhor um campeonato mostrado
por inteiro, mesmo que em outra emissora de TV aberta, tanto sabe que negocia a
transmissão do Brasileiro de Marcas com a Band (outro furo nosso), mas sabe
também que precisará da Globo no futuro e por isso não rompe com a poderosa. Os
pilotos, salvo os que já tinham contratos com patrocinadores, assinados antes
da etapa de Brasília, estão omitindo dos seus parceiros o fato de que as
corridas não serão transmitidas pela Globo, pensem o que quiser. Os
patrocinadores, que investem neste negocio que já é de risco, pelo menos se for
feito de forma honesta, é o verdadeiro prejudicado e como todo bom “corno” esta
sendo o ultimo a saber, e pior, esta descobrindo tarde demais.
Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart. Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...
Comentários
Postar um comentário