Pular para o conteúdo principal

Maria De Villota: Mais uma vitima do negócio chamado Formula 1.


Um teste que não servia absolutamente para nada, uma cadeira elétrica que nunca esteve perto de ser chamada de carro de Formula 1, uma pista sem a menor condição de segurança, improvisada em um aeroporto, um caminhão estacionado a metros do traçado sinalizado apenas por cones, uma Piloto experiente, mas longe do nível necessário para pilotar até mesmo esta replica de carro de corrida, finalmente, uma equipe medíocre, constituída por pessoas medíocres, com profissionais medíocres. Junte tudo isso e o resultado só poderia ser um trágico acidente.
Na ultima terça feira a Piloto espanhola Maria De Villota, 32 anos, filha de Emilio De Villota piloto com passagem pela Formula 1, sofreu um acidente no mínimo estranho, ainda na volta de instalação, se chocou contra um caminhão estacionado a poucos metros da pista, a batida foi forte, tendo atingido a piloto diretamente na cabeça, ferindo parte do rosto a ponto, de após intervenção cirúrgica, resultando na perda do olho direito, Maria de Villota continua em estado grave no hospital.
Quando falamos que cada vez mais a Formula 1 se torna apenas negócios não estamos exagerando. O teste aerodinâmico da Marussia nada mais era que o cumprimento de um contrato assinado com a piloto Espanhola que levou uma caminhão de dinheiro para a Equipe e em troca faria o tal teste. Não vou discutir a capacidade de De Villota como Piloto, até porque nunca acompanhei seu desempenho nas pistas, sei apenas que pilotou no WTCC e na Formula Superleague, o que a meu ver, não credencia piloto algum a guiar um Formula 1, por mais lento que seja o carro. Quero crer que realmente ela estava sim capacitada para realizar tal teste, e acreditando nisso, toda a responsabilidade recai sobre a Equipe, que alem do cumulo de colocar um caminhão ao lado da pista, usava é claro, um carro de 2011 no teste, o que é lógico, era bem pior que o deste ano, e a não sabemos que tipo de apêndice aerodinâmico estavam usando. O que acredito é que sim, poderia ter sido pior, não estivesse ela na volta de instalação, onde teoricamente se anda mais lento, o impacto poderia ter sido fatal.
De uma forma fria e pratica, a Marussia recebeu grana da Piloto, pagou com um teste, o teste resultou num grave acidente, o acidente gera perdas materiais, que podem ser pagas com o dinheiro recebido, mas pode ainda, e Deus queira que não, causar a perda da piloto, e esta perda a Marussia jamais poderá reparar, nem tão pouco a visão de De Villota, que se sair bem desta, jamais poderá pilotar novamente.      




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Formula Truck vs Copa Truck, briga no escuro.

O que é mais importante, anunciar ou executar primeiro? Opinião Regii Silva: Quem diria que 8 anos depois eu voltaria a citar a Formula Truck e a Copa Truck num mesmo texto, e desta vez, “defendendo” a primeira. Direto ao ponto: Há quase um mês atrás, no dia 18 de maio, durante a etapa da Formula Truck realizada em Cascavel, em meio a um suspense digno dos programas do João Cleber, o responsável pela organização da categoria, Gilberto Hidalgo, anunciou aquela que seria a “primeira” corrida noturna de Caminhões no Brasil, com data marcada para 25 de julho deste ano. O anuncio chamou muito a atenção da comunidade do automobilismo, principalmente pela praça escolhida, o Autódromo de Interlagos. Data marcada, local escolhido para, repito, a “primeira” corrida noturna de caminhões da história do automobilismo brasileiro. Certo? Errado. Eis que ontem dia 15 de junho, durante a transmissão da etapa de Tarumã da Copa Truck veio o comunicado, sem pompa, sem suspense, de que a próxima etap...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...