Pular para o conteúdo principal

Vettel: Um título de cada vez.

Vettel acaba de se tornar bicampeão mundial e uma onda de reportagens em todo mundo, já tenta adivinhar qual será o próximo passo, o próximo Recorde a ser quebrado, até onde ele ira. A onda de adivinhação é tanta, que muitos se esquecem de enaltecer o feito já conquistado, o fato de ter se tornado o mais jovem Bicampeão da historia da Formula 1.  Parece que este fato não é o bastante, parece que agora garoto tem a obrigação de bater Michael Schumacher e sabe lá o que mais.

Não podemos esquecer que ele é só um homem, um menino, que foi preparado para fazer o que faz, foi fabricado, sim, o termo parece desmerecedor mais não é, a geração de meninos, entre eles Hamilton, o mais claro exemplo de que devemos ter cautela ao prever o futuro de Vettel. Jovens Pilotos como eles, desde que ganham seus primeiros campeonatos de Kart só fazem treinar e competir, sempre aos olhos de managers, que cedo os levam aos programas de desenvolvimento de Pilotos, que a maioria das equipes de Formula 1 tem. Infâncias são perdidas, a vida é deixada de lado em busca de um único objetivo, ser um piloto de formula 1 bem sucedido, e com muita sorte, um Campeão Mundial, tudo bem, mais e depois? Lewis Hamilton passou por todas estas experiências dentro da McLaren até chegar ao que, ele mesmo sempre entendeu como o final do percurso, ser Campeão, e depois, bem, é o que vemos hoje, dentro da mesma Equipe, sendo batido pelo quase veterano Button. O que equipes, managers e família estão esquecendo-se de colocar na cabeça destes meninos, é que a historia não termina no Campeonato, e sim uma nova faze se inicia, não a busca louca por recordes, mais a parte divertida da coisa, curtir o status de se estar num seleto grupo de pilotos.

A fabricação de ídolos imposta pela imprensa mundial, acaba impondo a estes meninos a obrigação de serem sempre melhores que alguém, ou até, serem alguém, quem nunca ouviu falar em “Um novo Senna” ou “Um novo Schumacher”, parece que não basta que Vettel seja Vettel, ele tem de ser Schumacher, assim como para muitos de nos, não bastou Rubens ser apenas ele, ele tinha de ser Senna, assim como insistem em ligar o sobrinho Bruno ao tio, apenas por serem parentes.

Vettel é Vettel, e isso já deve bastar, é um ótimo piloto, porem fabricado, sempre fez tudo o que disseram pra fazer, ok isto deu certo até aqui, mais é melhor ele colocar na cabeça, para o próprio bem, que ele ainda é só bicampeão, como Alonso é, e precisa primeiro ser tri, como Piquet, ser tetra como Prost, ser penta como Fangio e assim sucessivamente, e mais, isto se ele quiser ser, o que lhe foi imposto, terminou no ano passado, e só será divertido se ele quiser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...