Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões.
O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”?
Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física.
Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luft – Editora Ática)
Atletismo: Pratica de exercícios físicos, correr, saltar, nadar, jogar e arremessar.
A questão é, um piloto é um atleta? Sim segundo as leis atuais anti-doping. Embora imaginar uma pessoa vestida de macacão e capacete, dando saltos por aí, ou correndo, ou nadando, fica meio estranho. Também não é de exigência para a profissão de Piloto, a boa forma, nem tão pouco exercícios físicos, e se fosse, ídolos como Juan Pablo Montoya talvez nem chegassem a ser conhecidos por nós. A grande maioria dos Pilotos do mundo todo, têm sim um bom preparo físico, por julgarem necessário, e a pratica destes exercícios se dão exatamente quando eles não estão no exercício da profissão. Sim, pilotar é profissão, como operar uma maquina, um computador, uma profissão como motorista de ônibus, caminhão ou algo parecido.
O doping no automobilismo, na minha opinião, deve sim ser instituído, detectado e punido e com rigor, porem, sobre substancias ingeridas, aplicadas ou consumidas, que venham a colocar em risco a integridade física do próprio piloto, dos companheiros e dos demais envolvidos em uma prova de automobilismo. Substancias como o Alcool, não trás beneficio nenhum, e pelo contrario só atrapalha os reflexos, tornando o tempo de reação mais lento. Porem neste caso, ingerindo uma substancia alcoólica, este piloto estaria colocando em risco a integridade física dos outros competidores, no caso de perder o controle do carro. Diferente, totalmente, de um “atleta” que antes de uma prova de 100 metros rasos, ingerir bebida alcoólica, estará prejudicando apenas a si mesmo, e colocando em risco apenas a si mesmo, risco de tropeçar nas próprias pernas.
O uso de uma substancia como por exemplo “asteróides anabolizantes” poderia sim fazer com que um atleta comum pudesse vencer Usain Bolt numa corrida, mais jamais faria um Piloto comum bater o atual campeão da Formula 1 Sebastian Vettel. Força física, estatura, massa muscular, esta longe de ser um pré-requisito para se tornar um piloto campeão, que o diga o baixinho e campeão de Stock Car Max Wilson.
Por isso é preciso, separar, atletas de pilotos, uma micrograma de uma das muitas substancias encontradas numa aspirina, pode até causar algum efeito benéfico pra carreira de um corredor de maratona, ou um nadador, mais para um piloto, é só uma aspirina.
O que é preciso entender de uma vez por todas, que cada esporte, cada pratica esportiva, é diferente da outra, e diferente deve ser a lei anti doping de cada uma.
Mais do que isso, é preciso voltar os olhos, para o “doping” das maquinas, da mesma forma que a “pseudo imprensa” aponta pilotos, deveriam apontar Equipes, de todas as categorias, e deveriam não só questionar a CBA sobre a punição de pilotos, mais cobrar por exemplo mais clareza na exclusão das Equipes, sitando apenas como um exemplo a Equipe Mico’s Racing da temporada de 2011, porque chama tanto a atenção da "pseudo imprensa" o afastamento de um unico Piloto, e não chama a atenção o afastamento de uma Equipe inteira? E tantos outros casos de “doping das maquinas” pois este sim, pode mudar resultados e ganhar corridas. O uso de mais de uma bomba de combustível trabalhando ao mesmo tempo, o uso de assoalhos irregulares e tantas outras praticas que podem sim ser encaradas como uma pratica de doping.
Rafael
ResponderExcluiramigo todo mundo aqui de curitiba sabe que na verdade a droga e outra,ali colocaram para amaciar as coisas.que pena uma baita piloto mais infelizmente foi para o lado errado,outra eu já trabalhei no meio sei bem o que fala ali dentro não é só privilegio dele tem muita gente
Se vc não sabe corridas exigem muito do fisico de um piloto, um piloto de stock car perde de 3 a 5 kg por corrida, que não chega a durar nem uma hora
ResponderExcluirUm piloto tem esforço físico como em quase todas as profissões. Um pedreiro provavelmente faz mais esforço físico e não é um atleta. Piloto não é atleta porque o resultado do seu esporte não está relacionado diretamente com o seu esforço físico.
ExcluirSim amigo, disto eu sei, fazer sauna tambem é assim, ou um show de rock, um show de dança tambem se perde muito peso durante 1 ou 2 horas, nem por isso estas pessoas são consideradas atletas.... concorda?
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