Pular para o conteúdo principal

Carrões e Energéticos.

Esta cada vez mais clara a idéia de que, por incrível que pareça, que não haverá ordens de equipe na RBR, nem mesmo na ultima corrida do ano. Palavras do próprio Dietrich Mateschitz dono da Red Bull “Prefiro ser Vice, do que ganhar por jogo de equipe”. Muito já foi dito sobre jogo de equipe na Formula 1, desde os tempos de Barrichello, e minha opinião já deixei bem clara em posts anteriores. Meu objetivo aqui vai alem, é tentar entender a cabeça de Dietrich, e a resposta pode estar na latinha de Red Bull, eu explico.

Não vamos ser hipócritas e achar que realmente o pensamento dele tenha algo a ver com o bem do esporte, longe disso, um homem de negócios nato como ele, que comanda uma Empresa que fatura bilhões, não se daria ao luxo de rasgar dinheiro em nome do esporte, o que, uma atitude dessas pode lhe trazer, é sim, mais dinheiro. A marca Red Bull esta associada ao esporte, e não há mais como não associar esporte de aventura e hoje esporte a motor à marca, e isto sim, faz com que suas latinhas de energético não parem nas prateleiras, assim como algumas marcas, acabam virando referencias de produtos, ex. Bom Brill, para esponjas de aço, a marca Red Bull, é sinônimo de energético, e atinge um publico muito maior do que, por exemplo, uma montadora de carros superesportivos como a Ferrari. Com isso concluímos, que numa atitude anti-desportiva, como dar uma ordem pra uma inversão de posição durante uma corrida, uma marca como a Red Bull teria muito mais a perder no mercado, do que uma marca como a Ferrari, por exemplo, pois quem tem dinheiro pra comprar uma Ferrari, ira comprá-la independente de qualquer atitude que ela venha a tomar na Formula 1, já para a Red Bull, os clientes que não forem de acordo com tal atitude, ao chegar no supermercado, podem optar por outras marcas como TNT, Monster entre outras e pagar ainda mais barato por isso. Agora imaginem o contrario, a Equipe Red Bull perde o Campeonato de Pilotos em nome de uma disputa “limpa”, aí sim a marca ganharia “asas” no mercado, e o esporte ao qual a marca já esta ligada, sairia vencedor, e o senhor Dietrich encheria ainda mais os bolsos.

Concluindo, um homem de negócios será sempre um homem de negócios, Montezemolo pode se dar ao luxo de ganhar com jogo de equipe, e continuar vendendo Ferrares, e Mateschitz pode se dar ao luxo de perder um campeonato, e vender ainda muito mais latinhas de energético.

Comentários

  1. Carissimo Regi. Recebi um e-mail seu convidando a visitar se blog e estou fazendo agora. So queria discordar de um detalhe: Vc mencionou "do que uma marca como a Ferrari, por exemplo, pois quem tem dinheiro pra comprar uma Ferrari, ira comprá-la independente de qualquer atitude que ela venha a tomar na Formula 1". So queria lembrar que a Lamborghini foi criada justamente porque o Comendador pesava dessa forma e criou para ele mesmo um grande problema: uma concorrente forte. Ainda acho que a Ferrari deveria avaliar esses planos, pois a imagem dela esta se destruindo pelo mundo, so que de forma sutil. E quando for percebido, podera ser tarde demais. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...