Pular para o conteúdo principal

Alonso vence as 24h de Le Mans, agora só falta uma coroa.



Guiando pela Toyota, Fernando Alonso conquista as 24h de Le Mans ao lado de Sebastian Buemi e Kazuki Nakajima e vê o sonho da “Tríplice Coroa” cada vez mais próximo.

Pouco mais de um ano depois de tentar vencer as 500 Milhas de Indianápolis pela Honda e fracassar, foi com a rival Toyota que o Espanhol conquistou a segunda das três provas mais importantes do automobilismo mundial, sendo que o de Mônaco ela já havia ganhado em 2007.


Falar de Fernando Alonso é chover no molhado, tudo de bom ou de ruim com relação à carreira do Espanhol já foi dito. Talvez o que é pouco falado é da forma como o destino permeia sua carreira e de como este destino atua de forma positiva ou negativa em sua trajetória.

Nem mesmo os mais fanáticos por Fernando acreditariam que em sua estreia nas 24h de Le Mans ele já seria vencedor, e nem o mais competente escritor de ficção criaria um roteiro como estes. O Espanhol que sofreu por três temporadas seguidas com um motor Honda em sua McLaren na Formula 1, que tentou melhor sorte nas 500 Milhas com a mesma Honda e por uma quebra ficou só na tentativa, este mesmo piloto seria o responsável por acabar com a “maldição” da Toyota em Le Mans.

Hoje a metade dos Japoneses está eufórica, a outra metade esta perplexa, mas 100% dos espanhóis estão comemorando.

Fernando Alonso, ao lado de um seleto grupo de pilotos, esta provando que ser um piloto completo esta longe de se alcançar com títulos na Formula 1, e a busca pela tríplice coroa é prova disso, até o momento apenas Grahan Hill conquistou este título, que apesar de ser simbólico representa a soma de todas as características que tornam um piloto vencedor, a velocidade pura das 500 Milhas, a concentração para não errar exigida em Mônaco e a resistência física que correr uma prova de 24 exige.

A probabilidade de Alonso se igualar a Grahan Hill existe e é grande, mas, mais do que apenas um recorde, é uma motivação para a carreira do Espanhol que com 36 anos vê que suas chances de voltar a guiar um carro vencedor na Formula 1 estão cada vez menores, muito disso por causa do seu gênio forte e sua língua solta, o que faz com que mesmo permanecendo na McLaren com o equipamento que tem tido, voltar a vencer na Formula 1 é cada vez mais difícil e um Título praticamente impossível, se transferir pra uma Equipe Vencedora também não é fácil justamente pelo temperamento seu forte, algo que não cabe na Formula 1 chata dos dias atuais.

Não será de se admirar se nos próximos anos Fernando se transferir para a Formula Indy, lá ele terá chances claras de vitorias, poderá se familiarizar com o carro e com os circuitos ovais e estar cada vez mais preparado para conquistar a sonhada terceira coroa e ao lado de Grahan Hill se tornar o maior piloto de todos os tempos.  

Capítulos emocionantes certamente ainda estão por vir nesta busca de Fernando Alonso pela “Tríplice Coroa” e nos estaremos acompanhando cada um deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...