Pular para o conteúdo principal

Stock Car: Os muros de Ribeirão Preto.


Todo mundo já sabe que durante a corrida da Stock Car que aconteceu em ribeirão Preto, o Piloto vice-campeão da Formula Indy bateu forte ainda em seu primeiro contato com a pista a mais de 180km/h. Todo mundo sabe que o acidente acabou tirando a chance de Helinho voltar a participar de uma corrida de Stock Car e na cidade onde cresceu.
O que pouca gente sabe é que após o acidente, organizadores, promotores e representantes da Prefeitura de Ribeirão Preto se reuniram por um pedido de providencias feito por alguns pilotos por mais segurança na pista. O pedido era muito simples, aumentar em três metros a área de escape entre a pista e a barreira de pneus onde momentos antes o carro de Helio havia se chocado. A resposta da Prefeitura foi que no local da suposta ampliação da área de escape haviam algumas mudas de arvore que não poderiam ser arrancadas por uma serie de implicações que isto poderia causar. A resposta dos Organizadores à esta declaração foi “tudo bem”. A área de escape continuou a mesma em que Helio bateu e a vida seguiu normalmente. A vida seguiu normalmente mas poderia não ter sido assim, o próprio Helio poderia ter se machucado de maneira mais grave e poderia estar fora da disputa do título da Indy.
Tudo bem, dai você pode dizer, “e se” são conjecturas e nada aconteceu, quem bom. A prefeitura de Ribeirão Preto foi ecologicamente correta, os promotores da corrida já vinham dizendo amem para a Prefeitura bem antes de o circo ser armado, pois a cidade de Ribeirão Preto não quis arcar com a construção da pista como fizera em anos anteriores.

Pode soar meio incorreto o que vou dizer, mas trocar três arvores pela segurança de trinta e quatro pilotos me parece “muito ecológico” e pouco “lógico”, sabemos que a segurança dos pilotos não é uma prioridade quando o dinheiro esta em jogo, estamos até acostumados, vide a curva do café, a fatídica jincane pro lado errado, as lombadas de Brasilia a punição para piloto que usar a zebra ao invés de concertar a zebra, tudo isso sabemos, estamos fartos e quando mais um piloto morrer, o tempo vai passar e ele será só mais um. O dia em que pilotos cruzarem os braços talvez algo mude.  

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...