No dia 5 de Dezembro de 2008, uma sexta feira, o então presidente da
Honda Takeo Fukui anunciou para o mundo a saída da montadora da Formula 1,
colocando equipe à venda a partir daquela data, o motivo foi detalhado pelo
próprio Takeo, em meio a crise mundial da época a montadora decidia direcionar
melhor os recursos, no ano anterior a Honda havia repassado cerca de 500
milhões de dólares para suas divisões esportivas, entre elas a escuderia de
Formula 1.
Dias antes deste anuncio estiveram reunidos em Brackley na Inglaterra,
sede da Equipe Honda F1, o alto escalão da montadora junto com Ross Brawn, Nick
Fry e Jörg Zander, o motivo da reunião, a ultima tentativa de convencer os
japoneses de que o carro que seria usado em 2009, o modelo RA109, seria
revolucionário e poderia mudar a historia da Honda na Formula 1. Os Japoneses
não viam o projeto da mesma forma que eles, por isso decidiram manter a posição
de vender o time.
Na mesma semana do anuncio da retirada da Honda do mundial de 2009, o
mesmo Ross Brawn procurou Norbert Haug na tentativa de convencer a Mercedes a
adquirir a Equipe Honda, na ocasião apresentou também o projeto do RA 109 que
já contaria com motor Mercedes. A direção da Mercedes que então era dona de
parte da equipe McLaren não entendeu que era hora de ter sua própria equipe na
Formula 1.
A ultima cartada de Brawn foi procurar novamente a Honda e se oferecer
para comprar o espolio da Escuderia em um esquema de management buy-out (em que empregados assumem a
administração de uma empresa, abrem mão de direitos e passam a ser acionistas)
e não apenas isto, Ross Brawn correu atrás de recursos e adquiriu ações da
equipe.

As demais equipes imediatamente apontaram algo de irregular no sistema
de difusores do modelo da Brawn, porem a FIA deu parecer positivo ao modelo.
Mas as equipes rivais se arrepiaram mesmo ao ver a Brawn GP fazer dobradinha na
Austrália com Jenson Button em primeiro e Rubens Barrichello em segundo. Daí
pra frente a historia todo mundo conhece, 8 vitorias sendo 6 com Button e 2 com
Barrichello, 5 pole positions, 4 melhores voltas, Titulo Mundial de pilotos com
Jenson Button, Titulo Mundial de Construtores de 2009, tudo isso em apenas 1
ano de existência.
Ao final de 2009 a Mercedes finalmente desfez a burrada e adquiriu
cerca de 75% da Brawn GP por mais de cinco vezes o valor que lhes fora
oferecida a falida Honda, falando em Honda, da pra imaginar os japoneses
envergonhados com o péssimo negocio, pela primeira vez na historia a Honda
poderia ter sido campeã da Formula 1 com sua própria equipe, por sorte o
“arakiri” já era uma pratica extinta por lá. A Mercedes também perdera esta
chance, e mesmo tendo finalmente se convencido a ter sua própria equipe, já se
vão três anos sem sequer estar próximo desta conquista.
Tudo o que Ross Brawn fez foi acreditar num projeto, tanto ele quanto
Nick Fry, fizeram de tudo para entregar a “glória” de um campeonato de formula
1, de mão beijada, para a Honda e posteriormente para a Mercedes, mas estava
escrito que o ano de 2009 seria de uma equipe que nasceu e morreu neste mesmo
ano, porem que fez o que nenhuma outra fez, venceu no ano de estreia, tirou
Jenson Button praticamente do desemprego, assim como Barrichello, Button para o
Título e Barrichello para mais duas vitorias.
Foi sem duvida o melhor negocio da vida de Ross Brawn, o pior negocio
da historia da Honda, e a chance mais nítida que a Mercedes teve de voltar a ser
Campeã de Formula 1 e recusou.